A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

2 VERIFICAR O CADASTRO DE CADA ESCOLA
O Cadastro da escola possui informações divididas em três grandes grupos: IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO e DADOS EDUCACIONAIS o repasse dos recursos públicos em 2012, para as escolas e sistemas públicos terá como referencia as informações dos campos do cadastro da escola, além dos campos das turmas, alunos e docentes por essa razão cada link do Cadastro da Escola deve ser verificado e, se necessário, corrigido Orientações para verificação do Cadastro da Escola nos próximos slides

3 Procedimentos para verificações – Cadastro da Escola
1-Digitar o código da escola 2-Clicar em “Pesquisar” 3-Clicar em “Selecionar Escola”

4 ao selecionar a escola o sistema exibirá o “Termo de compromisso”
Necessário ler atentamente e declarar estar de acordo com o Termo de Compromisso para prosseguir nas verificações/alterações, assinalar de acordo e continuar

5 Qualquer alteração no campo “Nome da Escola” deverá ser informada à equipe de Cadastro de Escolas da SEE/SP através do envio do ato legal que alterou o nome da escola. Lembramos que não pode haver divergências entre os Sistemas. Alterações nos campos referentes à ENDEREÇO devem necessariamente ser informadas à SEE/SP através do envio da ficha cadastral. Alterações indevidas, sem a atualização do Cadastro da Escola na SEE/SP podem causar problemas para a entidade.

6 O Sistema exibirá a Localização Geográfica da Escola.
Obs.: Para localidades com problemas de CEP não será possível realizar a migração deste dado. Caso a escola tenha as coordenadas poderá informar. Não é campo obrigatório. NOVIDADE 2012

7 Alterações nos campos referentes à TELEFONE devem necessariamente também serem realizadas no Sistema de Cadastro de Escolas da SEE/SP. Alterações indevidas, sem a atualização do Cadastro da Escola na SEE/SP podem causar problemas para a entidade.

8 Os campos de 19 (Código do órgão regional de ensino) 19a (Nome do órgão regional de ensino) e 20 (Dependência administrativa e Entidade Superior) são campos fechados para alteração pois são definidos pela SEE/SP

9 No campo 20 verificar a Localização/Zona da escola se está preenchido corretamente. As alterações devem ser inicialmente feitas junto ao Cadastro de Escolas da SEE/SP

10 no campo 22 verificar se a categoria da escola privada está correta
DESTACAMOS o campo 21a somente poderá ser assinalado como CONVENIADA COM PODER PUBLICO se a entidade encaminhou para a equipe de Cadastro de Escolas da SEE/SP cópia do convênio. Se existe erro, entrar em contato com a Coordenação do Cadastro de Escolas. no campo 22a verificar se o poder público está assinalado corretamente. Escola PARTICULAR não poderá ser CONVENIADA (somente as escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas )

11 Mantenedora da Escola Privada
(campo 23). Campo obrigatório! Informação obrigatória para criação de escola privada Se a escola for CONVENIADA com o Poder Público deverá constar “Instituições sem fins lucrativos” Atenção! Em 2012, foi criada uma nova opção para o “Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, outros)”. Esse item no ano anterior estava vinculado a opção Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações e cooperativas. Os campos com o número do CNAS e CEBAS da escola não serão mais coletados

12 Verificar CNPJ da escola privada
A CIMA adotou o procedimento de repetir o CNPJ da escola para a mantenedora ou vice-versa quando na publicação do ato legal de autorização não constar um dos CNPJs. Por essa razão a conferência é fundamental porque qualquer divergência pode impedir o cadastramento da instituição junto ao SISCEBASc Alteração do termo “credenciamento” por “autorização” no campo 26 – Regulamentação/credenciamento no conselho municipal, estadual ou federal de educação.

13 As informações dos campos 27 ao 30 foram coletadas no LINK CENSO 2012 no site www.gdae.sp.gov.br.
Deve ser este o CPF do responsável pelo “fechamento” final da escola no Sistema Educacenso O CPF e Nome do Diretor/Responsável passa a ser um USUÁRIO (ainda sem perfil definido) ao ser informado neste campo. Somente a entidade superior poderá atribuir perfil.

14 Alteração da nomenclatura da opção “Unidade de internação” para “Unidade de internação socioeducativa” no campo 31 Quem compartilha é quem cede o espaço. Verificar se os campos estão preenchidos corretamente.

15 verificar todos os campos da Caracterização da Escola

16 verificar todos os campos da Caracterização da Escola
Todas as escolas que tenham marcado alojamento no Cadastro de Escolas será migrado como alojamento de aluno. Se alguma escola tiver algo diferente disto alterar no EDUCACENSO (campo 43). Qualquer alteração no campo 38 – “Dependências existentes na escola” deverá ser informada à equipe de Cadastro de Escolas através da Ficha Cadastral. Não pode haver divergências entre os Sistemas.

17 Dependências existentes na escola
Importante! Algumas opções de dependências existentes na escola e equipamentos foram acrescentados. Fique atento aos conceitos! Dependências existentes na escola Banheiro com chuveiro Banheiro equipado com aparelho que jorra água dirigida sobre o corpo (ducha).  Refeitório Local onde se serve e tomam as refeições em comum.  Despensa Espaço destinado à guarda ou armazenagem de gêneros alimentícios entre outros produtos.  Almoxarifado Local de guarda e controle de materiais escolares, didáticos e brinquedos.  Auditório Local onde podem ser realizadas atividades culturais e reuniões com muitas pessoas.  Pátio coberto Espaço coberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades.   Pátio descoberto Espaço descoberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades.  Alojamento de aluno Local,na escola, onde alunos podem residir por mais ou menos tempo.  Alojamento de professor Local, na escola, onde professores podem residir por mais ou menos tempo.

18  Área verde Área localizada no espaço livre das dependências escolares sem cobertura de concreto, piso ou edificações, ou seja, com potencial para plantações de mudas ou instalação de hortas escolares. Pode ser utilizada para atividades didático-pedagógicas extraclasse e ou no contraturno. É um espaço que contribui para a melhoria da qualidade do ar, aumenta a umidade e ameniza o calor no entorno da escola.  Lavanderia Local onde se lavam e passam peças de vestuário. Sala de secretaria Local de trabalho do secretário escolar e dos funcionários que realizam as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e funcionários. Equipamentos Aparelho de som Equipamento eletroacústico que grava ou reproduz sons, principalmente musicais. Projetor Multimídia (Datashow) Aparelho que utiliza um canhão luminoso para exibir as imagens oriundas de um computador (ou de outro dispositivo que gera imagens) em uma parede ou em um telão. Utilizado habitualmente para apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos e etc. Fax Aparelho que transmite dados impressos a longa distância, através de linha telefônica. Máquina fotográfica/Filmadora Dispositivo usado para capturar imagens fotográficas ou em movimentos (vídeo).

19 verificar todos os campos da Caracterização da Escola

20 Atenção para os campos 45 e 46 dos Dados Educacionais:
as escolas que também oferecem Atividade Complementar ou/e Atendimento Educacional Especializado – AEE, os campos 44 e 45 constam informação NÃO EXCLUSIVAMENTE já as escolas EXCLUSIVAS de Atividade Complementar ou Atendimento Educacional Especializado – AEE o campo 44 e 45 trazem a informação EXCLUSIVAMENTE. Atividade Complementar: atividades de livre escolha da escola, que se enquadram como complementares ao currículo obrigatório, tais como: atividades recreativas, artesanais, artísticas, de esporte, lazer, culturais, de acompanhamento e reforço ao conteúdo escolar, aulas de informática, línguas estrangeiras, educação para a cidadania e direitos humanos, dentre outras, oferecidas no contra turno da escolarização. Atendimento Educacional Especializado - AEE: serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação realizado no turno inverso ao da escolarização.

21 Modalidade (campo 47) “Educação Especial – Modalidade Substitutiva” (representada no Cadastro de Alunos como Tipo de Ensino 33 – EEE

22 todas as etapas de ensino devem ser verificadas
Nova etapa de ensino: EJA - Ensino Fundamental – Projovem Programa Projovem voltado a elevação da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos, que não completaram o ensino fundamental, com ações integradas com qualificação profissional inicial e a participação cidadã. O Programa é desenvolvido no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos presencial e agrega as etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Consistência: A opção só é aberta quando informada a modalidade Educação de Jovens e Adultos.

23 Nova etapa de ensino: EJA - Ensino Fundamental – Projovem
A informação foi coletada no link CENSO 2012 no site e será migrada para o campo 48 pela CIMA. Toda escola que informou que possui o PROJOVEM deverá identificar no cadastro das turmas qual é a turma formada por alunos do programa.

24 Novas opções para localização diferenciada
Unidade de uso sustentável Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção a fim de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural .  Unidade de uso sustentável em terra indígena  Área demarcada como Terra Indígena e também instituída como uma unidade de uso sustentável. Unidade de uso sustentável em área remanescente de quilombos  Área demarcada como área remanescente de quilombos e também instituída como uma unidade de uso sustentável.

25 verificar o correto preenchimento dos campos (alguns foram carregados do link Censo 2012)

26 CADASTRO DE TURMAS Atenção! Com a implementação do campo dias da semana houve a necessidade de alterar as regras de horários coincidentes (também para as turmas de Atividade Complementar e AEE).

27 Nova etapa de ensino: EJA - Ensino Fundamental – Projovem
Programa Projovem voltado a elevação da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos, que não completaram o ensino fundamental, com ações integradas com qualificação profissional inicial e a participação cidadã. O Programa é desenvolvido no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos presencial e agrega as etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As escolas que informaram no link CENSO 2012 no site que participam do programa deverão identificar a TURMA que faz parte do PROJOVEM no campo Etapa

28 Turma participante do Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador
A migração vai carregar esta informação para o Sistema Educacenso (se a turma de escolarização ou atividade complementar faz parte do Programa Mais Educação ou do Programa Ensino Médio Inovador); A verificação desta informação é muito importante porque não pode haver divergências entre os dados dos Sistemas do MEC/Inep

29 Disciplinas que podem ser informadas em cada turma
Novas Consistências 2012: Alteração na tabela de regras de disciplinas. Estudos Sociais - Séries iniciais do Ensino Fundamental - Turmas Multi/ Multietapa e correção de fluxo - EJA anos iniciais - EJA anos iniciais e finais - EJA Fic e EJA Projovem Sociologia - Séries finais do Ensino Fundamental - Ensino Médio - EJA anos finais e médio - EJA Integrada a Educação Profissional de Nível Médio Língua / Literatura estrangeira – Francês - Todas as etapas exceto educação infantil e educação profissional

30 CADASTRO DE ALUNOS Caso seja necessário fazer qualquer alteração nas informações do Cadastro do Aluno ou do seu vinculo seguir os passos abaixo. Clicar em Aluno / Pesquisar e em seguida digitar o nº da Identificação única e/ou nome e data de nascimento, CPF. Finalmente clicar em Pesquisar

31 O Sistema exibirá o cadastro do aluno que para ser alterado está dividido em “Identificação”; “Dados Pessoais” e “Vínculo”

32 Atenção para o campo 12 – deficiência do aluno
Qualquer alteração na Identificação do Aluno deve ser replicada no SCA - Sistema de Cadastro de Alunos Atenção para o campo 12 – deficiência do aluno corrigir até dois campos de cada vez quando corrigir os campos dos nomes. O sistema não permite mais que dois campos alterados!

33 Qualquer alteração dos Dados Pessoais do Aluno deve ser replicada no SCA - Sistema de Cadastro de Alunos A CIMA não migra as informações de ENDEREÇO RESIDENCIAL, portanto não deverão ser preenchidos estes campos.

34 NOVIDADE 2012: obrigatório justificar porque o aluno não possui dados de nenhum documento;
A CIMA informará na migração o motivo: “Escola não possui informação de documentação do aluno”. Caso a escola tenha outra justificativa (“Aluno não possui os documentos” deverá ser alterado no campo Justificar a falta de documento

35 Ao clicar em “Editar Vinculo” o usuário poderá alterar: deficiência; espaço onde o aluno recebe a escolarização e a situação do transporte

36 no campo 29a poderá ser alterado/incluído o Poder Público responsável pelo transporte escolar
No campo 29b poderá ser alterado/incluído o Tipo de Veículo utilizado no transporte escolar Importante: 1- Caso exista alguma escola comunitária ou confessional que possua convênio com poder público, deverá ser informado no campo 29a (a CIMA não coletou esta informação) 2- O Tipo de veículo utilizado BICICLETA também não foi coletado pela CIMA (portanto deverá ser informado). Informar somente se a bicicleta for patrimônio do poder publico

37 Clicar em Docente/ Pesquisar e em seguida digitar o nº da Identificação única, ou o CPF ou ainda o nome e data de nascimento. Finalmente clicar em Pesquisar

38 O Sistema exibirá o cadastro do docente que encontra-se dividido em “Identificação”; “Dados Pessoais” e “Vínculo”

39 Novidade 2012: campo 14 Deficiência do Docente

40 IMPORTANTE: não deve ser preenchido o campo Endereço!
Nos campos referentes aos Dados Pessoais é possível alterar Escolaridade e cursos do docente IMPORTANTE: não deve ser preenchido o campo Endereço!

41 No campo 28 a turma em que atua No campo 29 as disciplinas que leciona
Ao clicar em Editar Vinculo poderá ser alterado no campo 26 a Função que o profissional exerce na turma (docente, auxiliar/assistente educacionsl ou tradutor intérprete de libras) no campo 27 a Situação funcional/regime de contratação/tipo de vínculo (concursado/efetivo/estável, contrato temporário/contrato terceirizado/CLT) No campo 28 a turma em que atua No campo 29 as disciplinas que leciona

42

43

44

45 OBRIGADA


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google