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Principais Aspectos da Avaliação Rede de Ensino AlunoTurmaEscola Estadual 1.663.90853.4415.024 ETE* 18.556492170 Municipal ** 733.15129.2893.267 Particular***

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2 Principais Aspectos da Avaliação

3 Rede de Ensino AlunoTurmaEscola Estadual ETE* Municipal ** Particular*** Total * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos

4 SARESP Informações Julgamento Decisão Ação Uso dos resultados Melhoria do ensino Divulgação dos resultados Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas Aplicação da avaliação

5 Questionários de Contexto Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

6 Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos - Informativo aos diretores - Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

7 Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual) Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

8 Matrizes de Referência para a Avaliação Referenciais das Provas do SARESP Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Currículo do Estado de São Paulo – SEE Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

9 Instrumentos Avaliação Controle Orientação Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Manuais Formulários e SIS

10 Calendário das Provas DataProva Anos/ Série 26/11 Língua Portuguesa 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos EF e 3 a série EM

11 DataProva Anos/ Série 27/11 Matemática 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 7º e 9º anos EF e 3 a série EM Ciências Ciências Humanas (Geografia e História) 7º e 9º anos EF e 3 a série EM

12 Caixas com Material de Aplicação das Provas 1º dia – azul 2º dia - vermelho

13 Duração das provas : 3h Permanência mínima: 1º dia: 2h (ficar na sala) 2º dia: 1h e 30 minutos (ficar na sala) Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

14 Horário das Provas Acolhimento/Procedimentos Período de Aplicação Chegada 7:00 8:00 às 11:00 Chegada 12:00 13:00 às 17:00 Chegada 18:00 19:00 às 22:00 Turmas de horário integralPela Manhã

15 Cadernos de Provas Língua Portuguesa Matemática 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

16 Características das provas: Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

17 Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno

18 Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História) 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

19 Características das provas: Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: - 26 Cadernos para LP e MAT - 21 Cadernos para Geografia/História - 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

20 Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno. Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

21 Cadernos de Redação Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

22 Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino. Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

23 Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

24 Versão em braile - (267 provas) Ampliada - (2.941 provas) Nº turmas: envolvendo todas as rede de ensino Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13) Por ano/série e disciplina

25 Aplicação das Provas 2º e 3º anos EF Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma.

26 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: - Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

27 Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais. (não recebe ajuda financeira)

28 Correção das Provas

29 2º e 3º EF – correção descentralizada Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

30 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas: Vunesp

31 Instrumentos de Orientação

32 Agenda de Trabalho Comunicado as escolas numerados ( ) Informações no site DE Agenda imprensa SARESP

33 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

34 Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

35 Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma. Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

36 Manual do Aplicador

37 Destinado aos aplicadores – 3 tipos: 2º EF 3º EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

38 Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

39 Manual do Fiscal Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: carta de apresentação, formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação. Destinado aos fiscais

40 Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp Destinado ao apoio regional e agente Vunesp.

41 Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp. Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal.

42 Manual do Sistema Integrado do Saresp Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

43 Instrumentos de Controle

44 Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação; Instrumentos de Controle

45 Registra o Plano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

46 Relatórios gerenciais para acompanhamento de todas as etapas envolvidas na avaliação; Disponibiliza materiais para download; Relatório Regional de Acompanhamento da realização da Avaliação padronizado pela SEE(novo).

47 Carta de apresentação do fiscal Autoriza e comprova a presença do fiscal na escola. Instrumentos de Controle

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49 Formulário do fiscal Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas.

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51 Termo de compromisso e sigilo do aplicador Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas.

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53 Formulários de controle da aplicação – 2º e 3º anos EF Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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55 Formulários de Controle da Aplicação – 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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57 Formulário de observação dos pais Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas – cinco pais por período/escola.

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59 Lista de presença dos alunos por turma Preenchida com o nome dos alunos, nº do Registro do Aluno (RA) e nº do Caderno de Prova.

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61 Ações de Treinamento Dimensões técnico-operacionais – (Coordenadores das DE e SME-Polo) Uso dos Aplicativos do SIS – (Diretores) Aplicação das provas do 2º e 3º EF Correção das provas do 2º e 3º EF Multiplicação das vídeos Videoconferências Centralizadas

62 c/suporte dos manuais e vídeo de treinamento Retransmissão das videoconferências: Dimensões técnico-operacionais Aplicação e correção das provas do 2º e 3º EF Videoconferências Descentralizadas regionais

63 c/suporte dos manuais e vídeos Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação para aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola ) Presencial Descentralizadas – Escolas

64 Apresentando o Saresp definindo papéis Procedimentos e preparação para o desenvolvimento dos trabalhos Preparação para a aplicação das redes municipais Preparação dos fiscais Presencial Descentralizadas – Vunesp c/suporte dos manuais e vídeos

65 AtividadeResponsávelData Treinamento de Fiscais Vunesp – Limeira, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Iracemápolis Agente Vunesp 18/11 Treinamento de Fiscais Vunesp – Rio Claro, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Ipeúna Agente Vunesp 19/11

66 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar Rede Estadual Aplicação escalonadaDatas Diretores de escola, professores coordenadores e professores dos 2º, 3º e 5º anos EF 18 de outubro a 1º de novembro Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 2 a 14 de novembro Repescagem para todos 15 a 20 de novembro

67 Ações nas escolas com o objetivo de melhorar a frequência dos alunos – retrato mais fidedigno da realidade escolar. Reuniões Divulgação Sensibilização e Organização da Escola

68 Organização da escola: Organizar um clima propício para a aplicação informando os alunos com antecedência sobre a entrega das provas, quem vai aplicar as provas. Objetivo: diminuir a ansiedade. Todas as classes da escola fazem prova e/ou produção de texto que se constituam como um dos instrumentos para avaliar os alunos no 4º bimestre. Definir horários dos intervalos da escola. Envolver os professores na organização da escola antes do e no dia do SARESP;

69 SAEB/Prova Brasil – cronograma diferente e ocorrerá antes do SARESP Todas as escolas da DE Limeira Período de 11/11 a 21/11 Lembretes

70 Equipe SARESP 2013 Suzana, Adriana, Regina, Solange, Fátima M. e Edna Desejamos Excelente Trabalho para Todos


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