A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Aspectos da Avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Aspectos da Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1

2 Principais Aspectos da Avaliação

3 ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI
Rede de Ensino Aluno Turma Escola Estadual 53.441 5.024 ETE* 18.556 492 170 Municipal ** 29.289 3.267 Particular*** 53.127 1.774 204 Total 84.996 8.665 Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI

4 SARESP Informações Julgamento Decisão Ação
Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas SARESP Divulgação dos resultados Aplicação da avaliação Uso dos resultados Melhoria do ensino Informações Julgamento Decisão Ação

5 Questionários de Contexto
Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

6 Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos
2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos Informativo aos diretores Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

7 Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual)
Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

8 Referenciais das Provas do SARESP
Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Matrizes de Referência para a Avaliação Currículo do Estado de São Paulo – SEE Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

9 Instrumentos Avaliação Orientação Controle Manuais Formulários e SIS
Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Avaliação Orientação Manuais Controle Formulários e SIS

10 Calendário das Provas Data Prova Anos/ Série 26/11 Língua Portuguesa
2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos EF e 3a série EM

11 Data Prova Anos/ Série 27/11 Matemática 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 7º e 9º anos EF e 3a série EM Ciências Ciências Humanas (Geografia e História)

12 Caixas com Material de Aplicação das Provas
1º dia – azul 2º dia - vermelho

13 Duração das provas : 3h Permanência mínima: 1º dia: 2h (ficar na sala) 2º dia: 1h e 30 minutos (ficar na sala) Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

14 Acolhimento/Procedimentos
Horário das Provas Acolhimento/Procedimentos Período de Aplicação Chegada 7:00 8:00 às 11:00 Chegada 12:00 13:00 às 17:00 Chegada 18:00 19:00 às 22:00 Turmas de horário integral Pela Manhã

15 Cadernos de Provas 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa Matemática

16 Características das provas:
Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

17 Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno
Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas

18 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História)

19 Características das provas:
Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: 26 Cadernos para LP e MAT 21 Cadernos para Geografia/História 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

20 Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno.
Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

21 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Cadernos de Redação 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM

22 Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino.
Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

23 Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

24 Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)
Versão em braile - (267 provas) Ampliada - ( provas) Nº turmas: envolvendo todas as rede de ensino Por ano/série e disciplina Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)

25 Aplicação das Provas 2º e 3º anos EF
Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma.

26 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

27 Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais. (não recebe ajuda financeira)

28 Correção das Provas

29 2º e 3º EF – correção descentralizada
Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

30 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas:

31 Instrumentos de Orientação

32 Agenda de Trabalho http://delimeira.edunet.sp.gov.br/saresp.html
Comunicado as escolas numerados ( ) Informações no site DE Agenda imprensa SARESP

33 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

34 Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

35 Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma.
Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

36 Manual do Aplicador

37 Destinado aos aplicadores – 3 tipos:
2º EF 3º EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

38 Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas.
Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

39 Manual do Fiscal Detalha as atribuições e atividades do fiscal.
Destinado aos fiscais Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: carta de apresentação, formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação.

40 Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp
Destinado ao apoio regional e agente Vunesp.

41 Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp.
Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal.

42 Manual do Sistema Integrado do Saresp
Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

43 Instrumentos de Controle

44 Instrumentos de Controle
Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação;

45 Registra o Plano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

46 Relatórios gerenciais para acompanhamento de todas as etapas envolvidas na avaliação;
Disponibiliza materiais para download; Relatório Regional de Acompanhamento da realização da Avaliação padronizado pela SEE(novo).

47 Instrumentos de Controle
Carta de apresentação do fiscal Autoriza e comprova a presença do fiscal na escola.

48

49 Formulário do fiscal Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas.

50

51 Termo de compromisso e sigilo do aplicador
Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas.

52

53 Formulários de controle da aplicação – 2º e 3º anos EF
Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

54

55 Formulários de Controle da Aplicação – 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM
Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

56

57 Formulário de observação dos pais
Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas – cinco pais por período/escola.

58

59 Lista de presença dos alunos por turma
Preenchida com o nome dos alunos, nº do Registro do Aluno (RA) e nº do Caderno de Prova.

60

61 Multiplicação das vídeos
Ações de Treinamento Videoconferências Centralizadas Dimensões técnico-operacionais – (Coordenadores das DE e SME-Polo) Uso dos Aplicativos do SIS – (Diretores) Aplicação das provas do 2º e 3º EF Correção das provas do 2º e 3º EF Multiplicação das vídeos

62 Videoconferências Descentralizadas regionais Retransmissão das videoconferências: Dimensões técnico-operacionais Aplicação e correção das provas do 2º e 3º EF c/suporte dos manuais e vídeo de treinamento

63 Presencial Descentralizadas – Escolas Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação para aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola ) c/suporte dos manuais e vídeos

64 Presencial Descentralizadas – Vunesp c/suporte dos manuais e vídeos Apresentando o Saresp definindo papéis Procedimentos e preparação para o desenvolvimento dos trabalhos Preparação para a aplicação das redes municipais Preparação dos fiscais

65 Atividade Responsável Data Treinamento de Fiscais Vunesp – Limeira, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Iracemápolis Agente Vunesp 18/11 Treinamento de Fiscais Vunesp – Rio Claro, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Ipeúna 19/11

66 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar
Rede Estadual Aplicação escalonada Datas Diretores de escola, professores coordenadores e professores dos 2º, 3º e 5º anos EF 18 de outubro a 1º de novembro Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 2 a 14 de novembro Repescagem para todos 15 a 20 de novembro

67 Reuniões Divulgação Sensibilização e Organização da Escola
Ações nas escolas com o objetivo de melhorar a frequência dos alunos – retrato mais fidedigno da realidade escolar. Reuniões Divulgação Sensibilização e Organização da Escola

68 Organização da escola:
Organizar um clima propício para a aplicação informando os alunos com antecedência sobre a entrega das provas, quem vai aplicar as provas. Objetivo: diminuir a ansiedade. Todas as classes da escola fazem prova e/ou produção de texto que se constituam como um dos instrumentos para avaliar os alunos no 4º bimestre. Definir horários dos intervalos da escola. Envolver os professores na organização da escola antes do e no dia do SARESP;

69 Lembretes SAEB/Prova Brasil – cronograma diferente e ocorrerá antes do SARESP Todas as escolas da DE Limeira Período de 11/11 a 21/11

70 Desejamos Excelente Trabalho para Todos
Equipe SARESP 2013 Suzana, Adriana, Regina, Solange, Fátima M. e Edna


Carregar ppt "Principais Aspectos da Avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google