A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narrativas no ensino de Matemática Márcia de Oliveira Cruz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narrativas no ensino de Matemática Márcia de Oliveira Cruz"— Transcrição da apresentação:

1 Narrativas no ensino de Matemática Márcia de Oliveira Cruz

2 A matemática que desencanta... Fechamento do rigor e da objetividade Execução de rotinas e utilização de fórmulas que não se compreende Apatia, impotência, desistência de aprender Formalismo Linguagem simbólica

3 Matemática e encantamento: era uma vez... as narrativas Contar: Enumerar e expor logos grego Contar: Enumerar e expor logos grego Narrar: Dar a conhecer latim gnarus; sânscrito gna Quem conta um conto, aumenta um ponto! Narrar: Dar a conhecer latim gnarus; sânscrito gna Quem conta um conto, aumenta um ponto!

4 Narrativas: atribuindo significado ao mundo Jerome Bruner: A cultura da educação É apenas no modo narrativo que um indivíduo pode construir uma identidade e encontrar um lugar em sua cultura. As escolas devem cultivá-la, alimentá-la e parar de desconsiderá-la (2000, p. 46). Jerome Bruner: A cultura da educação É apenas no modo narrativo que um indivíduo pode construir uma identidade e encontrar um lugar em sua cultura. As escolas devem cultivá-la, alimentá-la e parar de desconsiderá-la (2000, p. 46).

5 Narrativas: eixos característicos Bruner Tempo narrado Tempo vivido Polissemia Unidade coerente Particular Geral Motivações previstas Ruptura dos modelos Problemas/conflitos Compreensão Tempo narrado Tempo vivido Polissemia Unidade coerente Particular Geral Motivações previstas Ruptura dos modelos Problemas/conflitos Compreensão

6 Era uma vez um número... John Allen Paulos Conversar, contar histórias Pensamento lógico Particular Geral Pessoal Impessoal Intuição Demonstração John Allen Paulos Conversar, contar histórias Pensamento lógico Particular Geral Pessoal Impessoal Intuição Demonstração

7 Metáforas fundadoras Histórias surpreendentes Metáforas fundadoras Histórias surpreendentes Matemática: a fragmentação dos conteúdos versus a unidade da narrativa Técnicas Fórmulas Algoritmos Técnicas Fórmulas Algoritmos Caráter procedimental Esvaziamento do significado das ações Humanização da Matemática Integração dos conteúdos

8 Narrativa: síntese e simbiose entre a rede e o encadeamento Cinemapas: Pierre Lévy Tecnologias informáticas Matemática Mapa do tesouro: professor

9 A aula no formato de história Kieran Egan: A narrativa como técnica de ensino Opostos binários: bom/mau – feio/bonito – coragem/covardia Tensão expectativa/satisfação: problema/resolução Significado afetivo: moral da história Kieran Egan: A narrativa como técnica de ensino Opostos binários: bom/mau – feio/bonito – coragem/covardia Tensão expectativa/satisfação: problema/resolução Significado afetivo: moral da história

10 Opostos binários sobre os quais se pode construir a noção de número Discreto Inteiro Positivo Racional Imaginário Real Irracional Negativo Fracionário Contínuo

11 História da Matemática Liberdade para modificar os fatos: Gauss e a soma dos n primeiros termos de uma PA ( ) Necessidade de atualizar os significados: a importância dos logaritmos hoje História da Matemática Liberdade para modificar os fatos: Gauss e a soma dos n primeiros termos de uma PA ( ) Necessidade de atualizar os significados: a importância dos logaritmos hoje Narrativas para ensinar Matemática

12 Importância dos logaritmos: grau de segurança (Paulos) Atividade/doença/eventoMortes anuaisÍndice de segurança Doenças cardíacas/circulatórias1/3802,6 Câncer1/5012,7 Fumar1/8002,9 Gripe/pneumonia1/5.3003,7 Andar de automóvel1/53003,7 Homicídio1/ ,0 Andar de bicicleta1/ ,9 Queda de raio1/ ,1 Picada de abelha1/ ,8

13 Narrativas para ensinar Matemática Ficção Matemática O diabo dos números Tio Petrus e a conjectura de Goldbach O teorema do papagaio Logicomix O romance das equações algébricas... Ficção Matemática O diabo dos números Tio Petrus e a conjectura de Goldbach O teorema do papagaio Logicomix O romance das equações algébricas...

14 O problema do caixeiro viajante (Versão simplificada: O diabo dos números) Suponha que você vai para os EUA visitar 30 amigos que moram em cidades diferentes, qual seria a melhor maneira de fazê-lo, rodando a menor quantidade possível de quilômetros, a fim de minimizar os custos? Se fossem 4 cidades haveria 24 percursos possíveis. Seria viável compará-los. Mas no caso de 30 cidades... A B P D (Partida) C

15 Literatura e Matemática: relações tácitas Raciocínio combinatório: – A biblioteca de Babel (Jorge Luis Borges) Pensamento reverso: – Espectros: uma conferência do arcanjo Gabriel (Vilém Flusser) O infinito: – O menino e o infinito (Mário Quintana) – O infinito (Giacomo Leopardi) Literatura e Matemática: relações tácitas Raciocínio combinatório: – A biblioteca de Babel (Jorge Luis Borges) Pensamento reverso: – Espectros: uma conferência do arcanjo Gabriel (Vilém Flusser) O infinito: – O menino e o infinito (Mário Quintana) – O infinito (Giacomo Leopardi) Narrativas para ensinar Matemática

16 O menino e o infinito Quanto a mim, a coisa que primeiro me despertou a noção e a angústia do infinito foi um potezinho de pomada Cymbeline. Tinha eu uns quatro para cinco anos, e o que me intrigava no pote de Cymbeline era que a moça do rótulo segurava entre os dedos um pote de Cymbeline, em cujo rótulo outra moça segurava outro pote, que... que... que... Neste ponto meu pobre espírito gaguejava de assombro e terror – pois aquilo era uma coisa perfeitamente lógica e absolutamente inconcebível.

17 Livros clássicos: a cultura matemática Monteiro Lobato: Aritmética da Emília (Resolução de expressões aritméticas) Malba Tahan: O homem que calculava (Exaltação da Matemática) Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas (Lógica lúdica) Monteiro Lobato: Aritmética da Emília (Resolução de expressões aritméticas) Malba Tahan: O homem que calculava (Exaltação da Matemática) Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas (Lógica lúdica)

18 Referências bibliográficas BELL, E. T. Men of Mathematics. New York, Simon & Schuster, BORGES, Jorge Luis. Ficções. 3. ed. São Paulo, Globo, BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre, Artmed, CRUZ, Márcia de O Construção da identidade pessoal e do conhecimento: a narrativa no ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. EGAN, Kieran. O uso da narrativa como técnica de ensino: uma abordagem alternativa ao ensino e ao currículo na escolaridade básica. Lisboa, Publicações Dom Quixote, Ltda., QUINTANA, Mário. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, BELL, E. T. Men of Mathematics. New York, Simon & Schuster, BORGES, Jorge Luis. Ficções. 3. ed. São Paulo, Globo, BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre, Artmed, CRUZ, Márcia de O Construção da identidade pessoal e do conhecimento: a narrativa no ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. EGAN, Kieran. O uso da narrativa como técnica de ensino: uma abordagem alternativa ao ensino e ao currículo na escolaridade básica. Lisboa, Publicações Dom Quixote, Ltda., QUINTANA, Mário. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 2005.

19 Referências bibliográficas - continuação ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números. São Paulo, Companhia das Letras, FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Ed. da Universidade de S. Paulo, LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, MACHADO, Nílson J. Conhecimento e valor. São Paulo: Moderna, Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 6. ed. São Paulo: Cortez, MARÍAS, Julián. Introdução à filosofia. São Paulo: Livraria Duas Cidades, PAULOS, John Allen. Analfabetismo em matemática e suas consequências. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Era uma vez um número. Lisboa: Editorial Bizâncio, ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números. São Paulo, Companhia das Letras, FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Ed. da Universidade de S. Paulo, LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, MACHADO, Nílson J. Conhecimento e valor. São Paulo: Moderna, Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 6. ed. São Paulo: Cortez, MARÍAS, Julián. Introdução à filosofia. São Paulo: Livraria Duas Cidades, PAULOS, John Allen. Analfabetismo em matemática e suas consequências. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Era uma vez um número. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2002.


Carregar ppt "Narrativas no ensino de Matemática Márcia de Oliveira Cruz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google