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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1 PROGRAMA MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO.

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1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1 PROGRAMA MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO Equipe Curricular de Matemática

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Melhor Gestão Melhor Ensino Oficinas de Matemática As oficinas de Matemática terão como objetivo orientar os Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental ao trabalho com conteúdos, habilidades e competências, conforme norteia o Currículo da Secretaria do Estado da Educação. 2

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 3 As Oficinas As oficinas acontecerão em três momentos: Oficina 1: Classificação de Questões Oficina 2: Traçando o Percurso Oficina 3: Plano de Aula

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 4 O Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo privilegia o trabalho com competências. As competências envolvem um grupo de habilidades, e as habilidades indicam as ações relativas aos conteúdos disciplinares. As Oficinas iniciarão com a classificação de questões, passarão por um mapeamento de percurso finalizando com a elaboração de um plano de aula. Dinâmica das Oficinas

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 5 O trabalho com questões favorece o desenvolvimento da competência leitora uma vez que exige do sujeito a interpretação das informações contidas no problema, seja por meio de textos, de tabelas, de gráficos ou de figuras, auxiliando sua resolução. A inserção de problemas no trabalho em sala de aula, complementando o trabalho voltado a procedimentos, poderá favorecer o desenvolvimento dessa competência nos alunos. Trabalho com Questões

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1ª Oficina Classificação de Questões 6

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 7 Conteúdo, Bloco(s) Temático(s), Habilidade(s), Grupo(s) de Competência(s) Falando sobre :

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 8 Os conteúdos são o meio de organizar o trabalho pedagógico. Assim, os currículos de todos os sistemas de ensino apresentam os conteúdos que devem ser trabalhados para que a educação atue com uma formação básica comum, conforme orienta a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 9394/96) no seu artigo 9º, e se complementa nos artigos 27, 30 e 79. Conteúdos

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 9 Para classificar as questões quanto aos conteúdos, o professor poderá utilizar o quadro de conteúdos apresentados no final do Caderno do Professor, o qual está reproduzido no material do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino.quadro de conteúdos Conteúdos

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 10 Blocos temáticos agrupam conteúdos com mesmas características. Os Blocos Temáticos (ou Temas) Avaliados no SARESP são quatro: Números, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação. Blocos Temáticos

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 11 Os Blocos Temáticos onde se enquadram cada um dos conteúdos, podem ser obtidos nos quadros de Habilidades e Competências na Matriz de Avaliação do SAquadros de Habilidades e Competências Blocos Temáticos

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 12 As Habilidades são descritores das aprendizagens que se espera dos alunos, relativas aos conteúdos disciplinares. Elas indicam as ações pontuais que um indivíduo realiza frente a uma situação. Um quadro apontando diversas Habilidades podem ser encontrado na Matriz de Avaliação. Habilidades

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 13 As competências cognitivas são as modalidades estruturais da inteligência, ou seja, o conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos, pessoas etc. Envolve, geralmente, um conjunto de Habilidades. Competências

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 14 A Matriz de Avaliação do SARESP indica três grupos de competências: Competência de observar, Competência de realizar, Competência de compreender. Porém há outras competências que não se encontram nesse grupo, por exemplo, a de criar. Competências

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 15 Um estudo mais aprofundado de cada um desses tópicos será feito a distância, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mas que também podem ser encontrados nos materiais elaborados pela Secretaria da Educação.

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 16 1ª Oficina: Classificação de Questões Cada grupo receberá um bloco com algumas questões. Cada questão deverá ser resolvida e analisada para que sejam apontados os seguintes tópicos: Conteúdo(s) envolvido(s), Bloco(s) Temático(s), Ano(s)/Série(s), Habilidade(s), Grupo(s) de Competências.

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 17 1ª Oficina: Classificação de Questões Após esta classificação, cada grupo deverá eleger uma questão para apresentar à turma a tarefa realizada e discutir as escolhas feitas, embasados nos documentos oficiais.

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 2ª Oficina Traçando o Percurso 18

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 19 2ª Oficina : Traçando o Percurso A partir do conteúdo principal da questão selecionada na oficina anterior, os professores de cada grupo traçarão um mapeamento de percurso (esquema), apontando os conteúdos que julguem necessários para o desenvolvimento das habilidades da questão.esquema

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 20 2ª Oficina : Traçando o Percurso Durante este processo, os professores irão apontar inclusive as estratégias e os recursos materiais e tecnológicos que poderão servir para a recuperação da aprendizagem dos alunos.

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 21 2ª Oficina : Traçando o Percurso Após a elaboração do esquema, cada grupo deverá apresentar à turma a tarefa realizada e discutir as escolhas feitas.

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 3ª Oficina Plano de Aula 22

23 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 23 3ª Oficina: Plano de Aula Com o material produzido nos dois primeiros momentos, os professores irão elaborar um Plano de Aula com foco no conteúdo principal elencado na questão escolhida.

24 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 24 Cada grupo deverá elaborar o seu plano de aula e apresentá-lo para a discussão geral. Para a elaboração do plano, o professor deverá seguir sua experiência e conhecimento no tema, deixando prevalecer sua própria identidade. 3ª Oficina: Plano de Aula

25 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 25 3ª Oficina: Plano de Aula Veja se seu plano de aula atendeu aos seguintes requisitos: Indicou os objetivos? Forneceu a justificativa? Apontou as estratégias e/ou os procedimentos? Indicou os recursos materiais e tecnológicos necessários? Assinalou as formas de recuperação? Indicou as formas de avaliação?

26 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 26 Chegamos ao final do encontro presencial no formato de oficinas. O aprofundamento nas questões tratadas aqui serão realizadas no curso a distância na plataforma AVA da Escola de Formação de Professores.

27 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 27 Elaboração Equipe Curricular de Matemática João dos Santos Juvenal de Gouveia Patrícia Barros Monteiro Sandra Maira Zen Zacarias Otávio Yoshio Yamanaka Vanderley Aparecido Cornatione Equipe PCNP Colaboradores Formador da Turma _________________________________________________________ Carlos Tadeu da Graça Barros Inês Chiarelli Dias Ivan Castilho Leandro Ramiro Luciana Vanessa de Almeida Buranello Renata Ercília Mendes Nifoci Rodrigo Soares de Sá Rosana Jorge Monteiro Magni Silvia Ignês Peruquetti Bortolatto

28 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 28 EQUAÇÃO DO 2º GRAU Conj. Números Reais Operações (Potenciação, Radiciação) Conj. Números Inteiros e Naturais, Racionais) Frações e decimais Sistema de Numeração Eq. do primeiro grau Conceito de Equações Expressões Algébricas Uso de letras Gráfico de equações Sistema de Coordenadas Mapa de Percurso

29 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 29 6° ano7° ano8° ano9° ano 1° bimestre NÚMEROS NATURAIS - Múltiplos e Divisores - Números Primos - Operações básicas - Introdução à potências FRAÇÕES - Representação - Comparação e Ordenação - Operações NÚMEROS NATURAIS - Sistemas de numeração na antiguidade - O sistema posicional decimal NÚMEROS RACIONAIS - Representação fracionária e decimal Operações com decimais e frações NÚMEROS RACIONAIS - Transformação de decimais finitos em fração - Dízimas periódicas e fração geratriz POTENCIAÇÃO - Propriedade para expoentes inteiros TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - a linguagem das potências NÚMEROS REAIS - Conjuntos numéricos Números irracionais Potenciação e radiciação em R - Notação científica 2° bimestre NÚMEROS DECIMAIS - Representação - Transformação em fração decimal - Operações SISTEMA DE MEDIDAS - Comprimento, massa e capacidade - Sistema métrico decimal GEOMETRIA/ MEDIDAS - Ângulos - Polígonos - Circunferência - Simetrias - Construções Geométricas - Poliedros ÁLGEBRA - Equivalências e transformações de expressões algébricas - Produtos notáveis - Fatoração algébrica ÁLGEBRA - Equações do 2° grau: resolução de problemas - Noções básicas sobre função, a ideia de interdependência - Construção de tabelas e gráficos para representar funções de 1° e 2° graus 3° bimestre GEOMETRIA/MEDIDAS - Formas planas e espaciais Noção de perímetro e área de figuras planas - Cálculo de área por composição e decomposição NÚMEROS/ PROCORCIONALIDADE - Proporcionalidade direta e inversa - Razões, proporções, porcentagem - Razões constantes na geometria: π TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Gráfico de setores - Noções de probabilidade ALGEBRA/EQUAÇÕES - Equações do 1° grau - Sistema de equações e resolução de problemas - Inequações do 1° grau - Sistemas de coordenadas (plano cartesiano) GEOMETRIA/MEDIDAS - Proporcionalidade: noção de semelhança Relações métricas entre triângulos retângulos - Razões trigonométricas 4° bimestre TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Leitura e construção de gráficos e tabelas - Média aritmética - Problemas de contagem ÁLGEBRA - Uso de letras para representar um valor desconhecido - Conceito de equação - Resolução de equações - Equações e problemas GEOMETRIA/MEDIDAS - Teorema de Tales e Pitágoras: apresentação e aplicações - Área de polígonos - Volume do prisma GEOMETRIA/MEDIDAS - O número π; a circunferência, o círculo e suas partes; área do círculo - Volume e área do cilindro TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Contagem indireta e probabilidade Quadro de conteúdos Ensino Fundamental

30 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 30 Matriz de Referência – Competências / Blocos Temáticos / Habilidades

31 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 31 Obrigado!


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