A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto Grandes Temas Da Atualidade Curso oferecido aos professores das disciplinas de apoio curricular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto Grandes Temas Da Atualidade Curso oferecido aos professores das disciplinas de apoio curricular."— Transcrição da apresentação:

1 Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto Grandes Temas Da Atualidade Curso oferecido aos professores das disciplinas de apoio curricular

2 Correção dos textos Adequação ao gênero exigido; Abordagem do tema e uso da coletânea; Argumentação; Coesão; Linguagem.

3 Adequação ao gênero O texto é dissertativo? O texto é argumentativo?

4 Abordagem do tema e uso da coletânea Qual o posicionamento do aluno diante do tema? Como foi realizada a seleção de informações? Como foram usadas as informações selecionadas no texto?

5 Argumentação Qual a qualidade dos argumentos? Há falhas argumentativas? Os argumentos estão fundamentados? Há coerência interna e externa?

6 Coesão Há coesão entre orações, períodos e parágrafos? A pontuação foi usada adequadamente? Conectivos, como pronomes, foram bem utilizados? As ideias estão coesas?

7 Linguagem Emprego da modalidade escrita formal da língua culta.

8 Redação de Aluno Os trabalhadores brasileiros estão condenados a trabalhar como escravos, eles são contratados por poucas horas, e trabalham muito, não são pagas a eles as horas extras.

9 Correção da Coesão Pontuação Os trabalhadores brasileiros estão condenados a trabalhar como escravos. Eles são contratados por poucas horas, mas trabalham muito. Não são pagas a eles as horas extras.

10 Correção da Linguagem Os trabalhadores brasileiros estão condenados a trabalhar como escravos. Eles são contratados por poucas horas, mas trabalham muito. Não lhes são pagas as horas extras./ As horas extras não lhes são pagas.

11 Correção da Argumentação Os trabalhadores brasileiros estão condenados a trabalhar como escravos. Falha argumentativa: generalização excessiva. Nem todos os brasileiros estão condenados a trabalhar como escravos.

12 Sugestão A parcela mais pobre da população brasileira permanece condenada a trabalhar pela sobrevivência, muitas vezes sob condições semelhantes às do trabalho escravo.

13 Correção da Argumentação Eles são contratados por poucas horas, mas trabalham muito. Problemas: generalização excessiva e pouca clareza.

14 Sugestão Esses trabalhadores são contratados de forma temporária, por pequenos salários e sob condições que oferecem risco à saúde. Muitos estão sujeitos a longas jornadas de trabalho, que não são remuneradas de acordo com a lei.

15 Exemplos Em quais trabalhadores o aluno pensou quando escreveu o texto? Orientá-lo a fundamentar seus argumentos com exemplos.

16 Sugestão Fazendas em regiões consideradas mais desenvolvidas, como o Estado de São Paulo, empregam os boias-frias na colheita de cana.

17 Sugestão Esses trabalhadores são contratados de forma temporária, por pequenos salários e sob condições de trabalho que oferecem risco à saúde, como o manejo do facão para cortar a cana, a longa jornada de trabalho e o transporte sem segurança na carroceria de caminhões.


Carregar ppt "Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto Grandes Temas Da Atualidade Curso oferecido aos professores das disciplinas de apoio curricular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google