A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE 1 Retomada do 3º Encontro ( ) Histórico de colaboração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE 1 Retomada do 3º Encontro ( ) Histórico de colaboração"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE 1 Retomada do 3º Encontro ( ) Histórico de colaboração ATIVIDADE 2 Momento do Feedback aos prof.Alba e Borja

2 ENCAMINHAMENTOS DO HISTÓRICO DE COLABORAÇÃO
Gestores foram à sala de aula dos professores Alba e Borja. A partir de indicadores levantados e postos no Histórico de Colaboração, fizeram registros sobre o encaminhamento didático das aulas, visando , em especial, o trabalho de ambos sobre a leitura e a escrita nas aulas de História.

3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA PROFª ALBA
Série – 3ª Disciplina : História Tema da aula: Islã, sua evolução e influência o mundo atual 1º passo: Roda de leitura ( a professora propõe a partir da leitura de manchetes de vários textos jornalísticos atuais contextualizar o tema com situações relacionadas com o islamismo) Foco de discussão: situar acontecimentos no tempo e no espaço.

4 2º Passo: Trabalho em grupos fixos para leitura, análise e reflexão de dois artigos de jornais sobre o tema (textos opinativos) Focos do trabalho: 1.Identificação das ideias principais do texto e das intenções dos autores; 2.Levantamento dos argumentos organizadores do texto 3. Conclusões do grupo sobre o assunto/tema 4. Debate

5 OBSERVAÇÃO: a discussão nos grupos menores e no debate coletivo permitiu a professora constatar que , embora os alunos tivessem certos conhecimentos sobre os problemas levantados, em geral, ignoravam as razões profundas , as causas e a gênese da situação atual sobre o tema que estava sendo tratado. Ela decidiu, então, que aquele era o momento para sistematizar todas perguntas formuladas em torno da questão e organizar o 3º passo do trabalho

6 3º Passo: Em grupo: problematização – os alunos levantam as perguntas em torno do assunto (o que ainda desejam saber sobre o tema) Trabalho coletivo (na roda): - classificar as perguntas de acordo com as suas características; - elaborar um questionário básico; - debater sobre o tema, sobre a forma de poderem responder todas as perguntas e decidirem que o mais operacional seria fazer a pesquisa bibliográfica por equipes.

7 As equipes organizam o trabalho de coleta de dados
Cada equipe organiza sua pesquisa e o roteiro para uma exposição oral dos resultados obtidos 4º Passo: Painel das equipes (exposição oral)

8 5º Passo: Sessão de debate para extrair conclusões definitivas sobre o tema (esquematizar as conclusões na lousa – trabalho coletivo) 6º Passo: Trabalho individual – cada aluno elabora um dossiê que lhe servirá de texto/instrumento de estudo 7º Passo: Prova para conhecer o grau de conhecimento alcançado pelo aluno

9 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PROF. BORJA
Série – 3ª Disciplina : História Tema da aula: Islã, sua evolução e influência o mundo atual 1º passo: Exposição feita pelo professor, com tomada de nota pelos alunos, de vários acontecimentos que hoje em dia tem o Islamismo como denominador comum.

10 2º Passo: Enumeração dos aspectos-chave dos diversos conflitos (com registro na lousa) Observação: O professor considera que os alunos já possuem um conhecimento anterior que permite estabelecer relações com esses aspecto-chaves. Assim, expõe que para poder responder os problemas elaborados é preciso utilizar as dimensões históricas e geográficas. Recorre então ao conhecimento que os alunos já possuem para a evolução histórica e a situação geográfica dos acontecimentos que estão sendo tratados.

11 3º Passo: Exposição geral e global sobre a evolução do Islã desde seu início até hoje. 4º Passo: Análise dos aspectos-chave , expostos na primeira sessão, para que os alunos possam extrair conclusões sobre a evolução e a influência do Islamismo na sociedade atual. 5º Passo: Em casa, os alunos compararão o que foi exposto (apontamentos no caderno) com o que está exposto no livro didático 6º Passo: Prova escrita.

12 PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DO FEEDABACK
Como observadores, definiriam algum encaminhamento à professora Alba? Qual(is)? Em relação à colaboração da professora com o desenvolvimento da competência leitora e escritora, fariam alguns encaminhamentos? Quais?

13 POSSÍVEIS REFLEXÕES DOS GESTORES, PARA A ELABORAÇÃO DO FEEDBACK
Sabendo o que significa e o que importa um feedback: Tomemos uma definição lata de feedback: ‘Todo o diálogo que apoia a aprendizagem tanto em situações formais como em informais’ (tradução nossa de Askew and Lodge, 2000:1). Num breve comentário a esta definição, destacamos: a) o caráter dialógico, interativo, relacional; b) a aprendizagem como o objetivo final; c) a natureza variada dos contextos. Neste enquadramento e como referido acima, o feedback pode assumir modalidades variadas consoante as perspectivas do formador sobre a sua função de formador e o papel do formando no seu processo de desenvolvimento. (Alarcão et al, 2009) ALARCÃO, I; LEITÃO.A; ROLDÃO, M.C. (2009) Prática pedagógica supervisionada e feedback formativo co-construtivo. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, 2009, Dezembro/2009, Vol. 1, n. 3, p Disponível em:

14 Sabendo que falar sobre uma prática ideal sem entrar nela, pôr “ vigilia “ e refletir sobre ela com embasamentos teóricos não se faz uma formação consistente do professor, e, que o exercício de observação das aulas, enquanto metodologia de formação pode se revelar como uma estratégia positiva.

15 Sabendo-se que há que se documentar essa prática de formação , pois para além de registrar a observação esse documento pode tornar-se a memória de trajetórias profissionais na escola, além de documentar o trabalho que está sendo feito pela equipe gestora

16 O QUE CABE CUIDAR OS GESTORES- OBSERVADORES NOS MOMENTOS DE ELABORAÇÃO DO FEEDBACK?
Segundo Fela Moscovici (1997), o feedback é útil quando atende as seguintes características: Ser descritivo Sem julgamentos. Relato com exemplos dos eventos. Ser específico com foco em comportamentos e atitudes específicas. Ser compatível com as necessidades do observador e do observado Dar atenção às necessidades do observado. Quando são feitas somente solicitações, não levando em consideração as necessidades do observado, o feedback costuma ser destrutivo.

17 Ser dirigido a comportamentos que o observado pode modificar
Apontar falhas que não se pode mudar gera situação frustrante e não construtiva. Ser solicitado em vez de imposto A execução da mudança é mais fácil quando existe acordo prévio entre observador e observado mais fácil a execução. Ser oportuno em relação ao tempo, pois se passar muito tempo entre a observação e o feedback perde-se o sentido dos elogios e das críticas. Ser esclarecedor, com comunicação precisa, por isso a utilidade de protocolo de observação combinado previamente com os observados.

18 Como observadores, definiriam algum encaminhamento à professora Alba
Como observadores, definiriam algum encaminhamento à professora Alba? Qual(is)? E ao professor Borja? Quais? Em relação à colaboração da professora com o desenvolvimento da competência leitora e escritora, fariam alguns encaminhamentos? Quais? Em relação ao desenvolvimento dessa mesma competência, que encaminhamentos fariam ao professor Borja?

19 POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS:

20 Perguntas esclarecedoras:
( São perguntas que ajudam a clarear alguma situação, ação ou ideia vista no trabalho do professor observado. As perguntas esclarecedoras estimulam o relato (e não a reflexão) para definição de encaminhamentos. As perguntas que fazem parte deste momento de feedback devem sempre começar com O que, Quanto(s), Quem, Quando, Qual(is) etc. Por exemplo à professora Alba: 2º Passo: Quem compunham os grupos fixos para leitura e análise dos artigos (textos opinativos) dados aos alunos? - O que aconteceu na atividade de leitura dos artigos, que você precisou sistematizar todas as pergunta formuladas em torno das questões ? 3º Passo: Você solicitou aos alunos que elaborassem as questões em torno do assunto. Quais os seus propósitos didáticos neste momento?

21 - O que buscava desenvolver quando deixou que os alunos decidissem a forma de responder às perguntas que resultou na pesquisa bibliográfica? 5º Passo: Quanto tempo os alunos levaram entre a realização do debate e a elaboração do esquema na lousa?

22 Perguntas esclarecedoras:
Por exemplo ao prof. Borja: 1º Passo da aula: Ao expor o assunto/tema, como situou os vários acontecimentos aos alunos? 2º Passo da aula: O que lhe permitiu inferir sobre o conhecimento prévio dos alunos, em relação aos aspectos-chave dos diversos conflitos, a fim de categorizá-los na lousa?

23 2º Passo: - Quais recursos didáticos utilizou para expor e discutir com os alunos as dimensões históricas e geográficas dos acontecimentos em torno do Islamismo? 3º Passo: - Como se deu essa exposição? Usou de algum gênero textual ou recurso visual específico?

24 4º Passo: Os aspectos-chaves foram selecionados pelo senhor, quais conclusões dos alunos eram esperadas? Como deveriam demonstrar essa compreensão? 5º Passo: Quanto tempo previu para essa tarefa dos alunos, em casa? Que comanda levaram para essa tarefa?

25 Como pretende levantar indícios se os apontamentos deram elementos para a comparação com o texto do livro-didático? Como foi utilizado o livro didático nessa sequência didática? Quais os aspectos presentes no livro didático que servirão para comparação com as anotações dos alunos? O que servirá de estudo dos alunos para a prova escrita?

26 Paráfrases Consiste no observador repetir com as suas palavras o que o observado disse para verificar se ficou claro. Algumas construções de frases que podem ajudar: Professora Alba, “Deixa eu ver se ficou claro: pelo que você relata, você organizou a classe em grupos fixos para a leitura dos artigos e depois em grupos menores que lhe permitiu constatar que os alunos ignoravam razões mais profundas dos conflitos do islamismo, foi isso? “ ; “Pelo que você me diz, os objetivos do debate foi extrair conclusões definitivas sobre o tema , correto? “você me relatou que o dossiê servirá de texto/instrumento de estudo para a prova? Isso mesmo?

27 “ Pelo que o senhor me relatou, os alunos fizeram anotações da sua fala ao expor sobre os acontecimentos em torno do Islamismo, isso mesmo? “e que isso acontecia simultaneamente a sua exposição, é isso professor?” “ O senhor disse que os alunos deveriam extrair conclusões sobre a evolução e influências do Islamismo na sociedade atual a partir da análise dos aspecto-chaves elencados e registrados pelo senhor na lousa, é isso mesmo?”

28 Este exercício faz com que o observado reflita sobre o que falou e confirme o entendimento tanto para ele como para o observador. Este já é um primeiro momento de avaliação. Muitas vezes, ao repetir, ele percebe que a explicação não ficou clara e acaba descrevendo o fato novamente. Caso isso ocorra, faça novo uso de paráfrases para confirmar os novos entendimentos. Quando isso ocorre, uma frase clássica, usada pelo observado é: “Não foi bem isto que eu quis dizer. Na realidade, o que aconteceu foi isso, isso e isso.”

29 Perguntas de sondagem (reflexão sobre os fatos)
O objetivo das perguntas de sondagem é fazer com que o professor pense sobre sua prática e proponha encaminhamentos. Nessa estratégia, o observador faz o professor pensar em novas situações para o desafio criado. Por exemplo para o Prof. Borja: “Já que avaliamos que a exposição realizada para apresentação do conteúdo tem importância sim na composição da aula, mas que, segundo a leitura que fizemos de alguns excertos de Délia Lerner sobre o trabalho colaborativo, a possibilidade dos alunos interagirem entre si, para a circulação de informações e troca de saberes, e que alguns alunos não estavam conseguindo estabelecer as relações esperadas, que encaminhamentos podemos fazer?”

30 “Que outros encaminhamentos podem ser criados para o uso adequado do material do aluno (caderno) e o livro didático , após verificarmos que os alunos não conseguiram levantar informações comuns e da mesma natureza entre os dois? Tampouco estabelecer uma comparação? “ Em torno do mesmo assunto , há possibilidade de outros instrumentos de avaliação, além da prova escrita, após ao reflexão realizada em torno das habilidades de leitura em que os alunos da classe demonstraram? “ Como promover questões ou procedimentos para que avancem no nível de proficiência nesta disciplina?

31 E depois? Depois desse momento, o observador deve fazer uma síntese da discussão, emitir sua opinião e contribuir com novas ideias. Alarcão et al (2009) sugerem tipos de comunicação para promover o feedback. Indicamos três que complementam as habilidades descritas anteriormente:

32 Apoio e encorajamento Apoio/encorajamento
Consiste em encorajar o professor, confirmando que faz um bom trabalho e que a equipe gestora está à disposição para contribuir para que continue assim. O professor coordenador deve enfatizar que o professor pode procurá-lo mesmo fora de momentos formais de feedback. No caso de Alba o que podemos dizer? No caso de Borja o que podemos dizer?

33 Recomendações Recomendações
São sugestões teóricas metodológicas que podem ser dadas ao professor. Por exemplo, “Revisite o texto da Lerner para ver projetos para os alunos melhorarem na leitura”. Diante de sua prática de sala de aula, convido-o a estudarmos alguns aspectos apontados por Perrenoud sobre forma de avaliação dos alunos. Destacaria a quarta competência: “...nada substitui a observação dos alunos no trabalho, quando se quer conhecer suas competências. Para avaliar o trabalho do pedreiro é melhor julgá-lo ao “lado da parede” do que numa “prova de construção”. O que pensa sobre essa ideia, relacionando com a sua proposta de avaliação?

34 Esclarecimento conceitual
É necessário sempre esclarecer algum conceito teórico que não ficou entendido ou que se deseja reafirmar. Por exemplo: “Você está trazendo um gênero para o trabalho com textos, está se preocupando com o propósito didático da leitura e escrita, mas para os alunos se motivarem temos que buscar um propósito social, no caso um destinatário bem definido para a escrita. Para que eles estão escrevendo? Quem irá ler? Segundo Solé...”

35 COMO FICA NOSSO HSTÓRICO DE COLABORAÇÃO?
ENCAMINHAMENTO ACORDADO PARA ALBA E BORJA (O QUE SE PROPÕEM A: REVER –MELHORAR- SER MAIS CLARO(A) – ESTUDAR- TROCAR IDEIAS- APERFEIÇOAR – QUERER QUE ACOMPANHE – RETOMAR, COMPARTILHAR - SOCIALIZAR, ETC) .

36 ATIVIDADE 3 O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA EM TODAS AS ÁREAS NA ESCOLA
Leitura de excertos do Currículo de L.P. e Matemática – Ensino Fundamental foco de discussão: o que o currículo evidencia no trabalho das disciplinas L.P. e MAT., nos diferentes anos, em leitura e escrita? Quadro de Gêneros – uma proposta de trabalho e acompanhamento (amostragem – 1º bimestre) Quadro para levantamento de condições de espaço e de materiais – algumas contribuições dos gestores na dinamização do trabalho.

37 Análise Comparativa: Currículo/Caderno/Diário de Classe
foco de discussão: existem discrepâncias entre o que os documentos institucionais trazem sobre o trabalho de leitura e escrita ? E quanto ao trabalho e registro do professor? proposta: como diminuir a distância entre o currículo prescrito e o currículo ensinado, visando alavancar a aprendizagem dos alunos em leitura e escrita e os resultados da escola?

38 ATIVIDADE 5 PLANO DE AÇÃO foco: proficiência dos alunos em leitura e escrita (à luz do currículo)
CURSO MGME – GESTORES - PLANO DE AÇÃO EE:_________________________________________INICIATIVA_____________________________ O quê? Por quê? Como? Quando? Quem? Como avaliar? O que se espera? (Ação) (Contexto) (Etapas/Metodol.) (PerIodo com cronograma) (Responsável para cada ação) (processo e produto) (Resultados/Produto)

39 ATIVIDADE 6 PERCURSO DE FORMAÇÃO NO MGME - GESTORES
PROPOSTA DO CURSO: - TRANSMITIR EXPOSIÇÃO DE EXCERTOS (IGUAIS DA PLATAFORMA AVA) - CONTEMPLAR EIXOS E CONTEÚDOS DADOS ATRAVÉS DE EXPOSIÇÃO TRANSMITIR OS VÍDEOS ALGUMAS VIVÊNCIAS USAR TODO O MATERIAL DISPONIBILIZADO PROPOSTA DA EQUIPE (Edneia-Maristela- Silvia) - Articular teoria - conteúdo - estratégias formativas de dupla conceitualização , criação de situação fictícia – circulação de informações .

40 (Edneia-Maristela- Silvia)
PROPOSTA DA EQUIPE (Edneia-Maristela- Silvia) Articular teoria - conteúdo - estratégias formativas de dupla conceitualização , criação de situação fictícia – circulação de informações . Intencionalidades formativas: evitar repetições com as atividades virtuais; disponibilizar vídeos para a escola para discussão a partir das vivências realizadas nos encontros; disponibilizar materiais e sequências didáticas para formação em ATPC; Atuar por homologia de processo; Explicitar os procedimentos e, visando garantir os movimentos da dupla conceitualização; Usar os conteúdos do curso como meio para atingir objetivo de formar o formador para atuar na escola.

41 Revisando módulos e conteúdos
Como fizemos aqui? Como realizar na escola?

42 AVALIAÇÃO: momento de reflexão


Carregar ppt "ATIVIDADE 1 Retomada do 3º Encontro ( ) Histórico de colaboração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google