A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO BAURU NÚCLEO PEDAGÓGICO Interlocutores de Educação Ambiental nas Escolas OFICINA DE CONFERÊNCIA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO BAURU NÚCLEO PEDAGÓGICO Interlocutores de Educação Ambiental nas Escolas OFICINA DE CONFERÊNCIA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL."— Transcrição da apresentação:

1 1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO BAURU NÚCLEO PEDAGÓGICO Interlocutores de Educação Ambiental nas Escolas OFICINA DE CONFERÊNCIA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE Ministério da Educação

2 PAUTA 08h 30 – Leitura da Pauta 08h 40 – Vídeo: Grêmio Estudantil – Mediação 09h – Legislação 09h 20 – Refletindo nossas atitudes – Cuidar do Meio é apenas uma questão de... 09h 40 – Tempestade de idéias – O que significa ser uma escola sustentável? É possível mudar o mundo para melhor? 09h 55 – Vídeo – Passo a passo da Conferência 10h 30 – Vídeo – Do the evolution 10h 40 – Café 11h – Atividade em grupos – Alunos (Sala Ipê) / Professores (Sala Acácia) / PCs (Cedro) 11h 05 – Apresentação dos Participantes 11h 10 – Árvore dos Sonhos 12h – Socialização 12h 15 – Construção de nova Árvore dos Sonhos 12h 55 – Retomada dos objetivos 13h – Avaliação

3 Objetivo: Fortalecer o Grêmio quanto instituição escolar; Orientar o Grêmio quanto as ações de mediação para a realização da IV Conferência; Articular o Grêmio com a Equipe Escolar; Articular o Plano de Ação do Grêmio com a Proposta Pedagógica. SEESP DE - Bauru 2ª Orientação Técnica

4

5 A Lei Federal n° 7398/85 Assegura a organização do Grêmio Estudantil como entidade autônoma que zela pelos interesses de todos os estudantes da Escola onde atua e indica que sua formação será através de estatuto, voto direto e secreto.

6 Comunicado SE, de 26 de setembro de 1986 Responsabiliza os Supervisores de Ensino, os Diretores de Escola e os Professores a oferecerem esclarecimentos e participarem da realização de atividades que visem ao cumprimento das finalidades estabelecidas pela Lei federal n°7.398/85.

7 Comunicado CEI – COGESP de 27/11/87 Afirma que é fundamental que os representantes dos Conselhos de Escola, APMs e Grêmios Estudantis participem efetivamente da elaboração do Plano Escolar. O Conselho de Escola registrará em Ata a criação e implantação do Grêmio, cuja cópia será enviada à Diretoria de Ensino.

8 Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 53º inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.

9 Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.

10 Articulação do Grêmio Estudantil com a equipe escolar e Proposta Pedagógica. É recomendável que o professor representante do Grêmio e os alunos líderes/representantes de classe (e outros que tiverem interesse em concorrer às eleições do Grêmio) verifiquem a existência da Proposta Pedagógica e do Plano de Gestão Escolar para elaboração do Plano de Ação que será apresentado, no ato da inscrição, por cada chapa concorrente. As propostas das chapas deverão estar articuladas com os documentos escolares acima citados e contemplar outras demandas detectadas pelos próprios candidatos.

11 Estatuto do Grêmio É o alicerce legal de qualquer associação. Fixa os objetivos e finalidades, caracteriza os sócios e atribui direitos e deveres. Define e estrutura administrativa, competências, processo eleitoral adotado, etc.

12

13 REFLETINDO NOSSAS ATITUDES Cuidar do Meio é apenas uma questão de... DIÁLOGO DE ABERTURA

14 BOAS-VINDAS Cuidar do Meio é apenas uma questão de atitude, se cada cidadão fizer a sua parte teremos um mundo melhor

15 O que significa ser uma escola sustentável? Tempestade de idéias

16 É possível mudar o mundo para melhor? Tempestade de idéias

17

18 A Escola Sustentável... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Importante: respeita todas as formas de vida, tem atitude de cuidado e ética pela vida.

19 Sentir – Pensar - Fazer Espaço Físico Gestão Democrática Currículo Escola Sustentável

20 IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Propõe-se que gestores e professores de todas as disciplinas se envolvam com a Conferência, inclusive definindo um período de preparo e uma data para sua realização.

21 IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Estado de São Paulo Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

22 Princípios da Carta da Terra Respeitar e cuidar da comunidade de vida Integridade ecológica Justiça social e econômica Democracia, não-violência e paz

23

24 VÍDEO Valores Pearl Jam Do The Evolution

25 AOS NOSSOS SONHOS? CHEGARMOS QUE DIFICULTAM QUAIS SÃO OS PROBLEMA S

26 Slide 26 Bom trabalho!! A participação de todos é fundamental para que aconteça de fato as Escolas Sustentáveis.

27 Dinâmica de Apresentação

28 Socialização das dinâmicas Construção da árvore dos sonhos Percepção – conhecimento – compreensão Pedras no caminho Hábitos – posturas – comportamentos

29 Com-vida para a ação Quais ações devem ser realizadas? O que será necessário para realizá-las? Quando cada ação será realizada? Quem se responsabiliza por elas? Como avaliar se o grupo conseguiu realizar o que planejou? Como divulgar as ações realizadas?

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 41 Ministério da Educação IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE CRONOGRAMA CONFERÊNCIA NAS ESCOLAS – 12 de Agosto CADASTRAMENTO NO SITE - 21 de Agosto


Carregar ppt "1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO BAURU NÚCLEO PEDAGÓGICO Interlocutores de Educação Ambiental nas Escolas OFICINA DE CONFERÊNCIA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google