A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IMPRENSA JOVEM Encontro III Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

2 Cronograma Cobertura jornalística e Webwriting Fotojornalismo
Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem (à distância)

3 Radiojornalismo Conceito e Formatos Características RADIOJORNALISMO
Produção RADIOJORNALISMO Conceito e Características Formatos

4 Características Objetividade: falar as coisas de modo direto e coloquial. Clareza: transmitir com a maior nitidez e naturalidade possível. Brevidade: passar a mensagem no menor espaço de tempo. 1 Dinamismo: notícias com grande repercussão. Diversidade: opiniões variadas em programas de debate. Regionalismo: a valorização das expressões características de cada região. Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem.

5 Características Identificação pessoal: o rádio se dirige a cada um de nós num discurso direto como se falasse exclusivamente conosco. Sensorialidade: envolve o ouvinte, estimulando sua imaginação. Adaptabilidade: a atenção à mensagem radiofônica por ser dividida, permitindo exercer outras atividades. Alcance humano: o rádio atinge a grande parcela da população. Alcance geográfico: o rádio chega a diferentes locais e lugares distantes. Essencialidade: a informação transmitida no rádio assume, quase sempre, a forma de manchetes. 2

6 Gêneros e formatos radiofônicos
Cultural e Educativo Radiodramaturgia, musical, documentário Publicitário Vinheta, spot, jingle, texto-foguete Entretenimento Esportivo, de variedades, humorístico, gameshow Serviços Hora certa, tempo e temperatura, trânsito. Jornalístico Nota, notícia, reportagem, comentário, debate, entrevista, depoimento

7 Dicas importantes Arredonde os números e, na lauda, escreva-os sempre por extenso. Evite usar expressões estrangeiras se elas tem correspondência em nossa língua. Se não tiver jeito, use um tradutor para checar a pronúncia da palavra. Fuja do “gerundismo” (“estaremos tentando verificar…”) e dos verbos auxiliares dispensáveis. Prefira o discurso direto e os verbos no infinitivo. Preserve sua opinião sobre os fatos noticiados. A maioria dos ouvintes gosta de formar suas próprias opiniões e está muito mais interessada na precisão e objetividade da notícia. Use a palavra “finalmente” apenas uma vez na entrevista. Encerre sempre agradecendo ao entrevistado.

8 Pauta e roteiro Síntese dos principais assuntos que serão abordados no programa; uma orientação para o trabalho do(a) (edu)comunicador(a). A PAUTA deve conter: um resumo do que deve ser apurado (levantado/pesquisado); indicações básicas, como: pessoas que devem ser entrevistadas (envolvidas no assunto, especialistas sobre o tema); um meio de contato com essas pessoas; um resumo do assunto a ser tratado. 3

9 Exemplo de pauta “O Ministério da Educação liberou verbas que serão repassadas ao município ou diretamente à escola “X”. O radialista deve entrevistar a comunidade escolar (diretor, professores e pais de alunos) para saber, entre outras coisas: as necessidades da escola; como o dinheiro será empregado; quais serão os resultados na melhoria; qual é o valor do recurso, etc.”. 4 1

10 Roteiro ou script O roteiro é o texto guia do programa. Deve-se escrever o roteiro para que se possa guiar quando o programa estiver no ar. REGRAS que devemos conhecer: As folhas de textos radiofônicos são chamadas de laudas; O texto deve ser escrito com espaço duplo entre as linhas; Não se usa tabulação no início dos parágrafos; As frases devem ser curtas e na ordem direta (sujeito, verbo e complemento); Pessoas são mencionadas pelo nome e pela função que exercem na sociedade; Não quebrar frases no final da lauda.

11 Exemplos de Roteiros roteiros_Programa01.pdf

12 Edição radiofônica: use o Audacity
5 O Audacity pode ser baixado no site onde é possível encontrar também links para plug-ins e tutoriais. Lembre-se de fazer o download do plug-in LAME.

13 Ferramentas básicas do Audacity
1 2 3 FERRAMENTA DE SELEÇÃO: permite selecionar pistas ou trechos de áudio específicos que serão editados. 2. CURVA DE VOLUME: permite definir as variações de volume do áudio ao longo da pista. 6 4 5 3. LÁPIS: permite interagir graficamente com o desenho das ondas sonoras. 4. LUPA: permite aumentar e diminuir a visualização gráfica das ondas sonoras. 5. SETA DE ARRASTE: permite deslocar os arquivos de áudio na linha de tempo para frente ou para trás. 6. ASTERISCO: permite utilizar simultaneamente mais de uma ferramenta.

14 Botões do Audacity REWIND – retrocede a gravação até o início.
PLAY – toca o trecho gravado. RECORD – inicia a gravação criando uma nova pista. PAUSE – interrompe e retoma a mesma gravação. STOP – para a gravação FORWARD – adianta a gravação até o final.

15 Conheça: www.brasilpodcast.com
Como veicular seu programa Ao vivo – utilizando o programador Zara Rádio com qualquer outro recurso de áudio, por exemplo: caixa amplificada, mesa de som com amplificador, sistema de som ambiente. Pré-gravado – utilizando o programa de edição Audacity para produzi-lo e apresentando-o a partir de um CD player ou de um computador. Podcast – página web destinada a hospedagem e disponibilização de áudio. Pode ser “linkado” em um blog. Conheça:

16 Atividade: crie seu programa radiofônico!
Passo-a-passo: Escolha um tema para seu programa. Determine alguns quadros e vinhetas. Escolha as trilhas musicais (background ou “bg”). Organize a sequência para a produção do programa. Ensaie antes de gravar. Lembre-se de levar em conta gêneros e formatos que agradem seu público-alvo. 7. Faça a gravação. 8. Edite seu programa no Audacity. 9. Publique em seu blog via GOEAR. 10. Divulgue sua produção! 6

17 REFERÊNCIAS

18 Imagens 1. Imagem copiada do site: 2. Imagem copiada do site: 3. Imagem copiada do site: 4. Cobertura do Imprensa Jovem na Campus Party Arquivo do Nas Ondas do Rádio. 5. Imagem copiada do site: 6. Acervo Programa Nas Ondas do Rádio.

19 Quem somos? FORMADORES COORDENAÇÃO Anderson Zotesso Cadu Fernandez
Carmen Gattás Débora Menezes Isabel Santos  Kassandra Carvalho Katia Cristina   Izabel Leão  Mariza Pinto  Paola Prandini  Patrícia de Oliveira   Regina Vilela  Salete Soares Silene Lourenço  COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio)


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google