A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 Leituras que inspiram descobertas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 Leituras que inspiram descobertas."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 Leituras que inspiram descobertas

2 Ler é entrar em outros mundos possíveis. Délia Lerner

3 Objetivos Refletir sobre a garantia do Direito de Ler: o empréstimo de livros Discutir a rotina da Sala de Leitura, a organização do tempo e do espaço Analisar e refletir estratégias para boas experiências leitoras

4 Quem é o autor? Leitura Deleite Felicidade Clandestina Clarice Lispector

5 O empréstimo de livros na Sala de Leitura: Contribui para a formação de leitores Desenvolve atitudes e procedimentos pertinentes aos verdadeiros leitores Promove o prazer e o aproveitamento da leitura, possibilitando aos alunos escolher o que querem ler Amplia o contato com a literatura, para que possam situar-se criticamente diante das obras lidas Para ser leitor, é preciso muitas horas de leitura, da mesma forma que para ser um piloto de avião é necessário muitas horas de vôo antes de tirar o brevê. Tereza Colomer

6 Organização do tempo e do espaço da Sala de Leitura É necessário: ter clareza no que se pretende alcançar Planejar o tempo a favor da promoção de boas experiências leitoras Manter o foco no trabalho com a leitura

7 Rotina Construir uma rotina é tecer uma articulação harmoniosa entre as atividades, no tempo e no ritmo que se desenvolve o espaço. Rotina aqui não é expressão de rotineiro, que se arrasta tediosamente. Rotina, aqui é entendida como a cadência seqüenciada de atividades diferenciadas que se desenvolve num ritmo próprio, em cada grupo. A rotina estrutura o tempo, o espaço e as atividades. Rotina é alicerce básico para que o grupo construa seus vínculos, estruture seus compromissos, cumpra suas tarefas, assuma suas responsabilidades. Madalena Freire

8 Registro reflexivo Quando escrevemos, desenvolvemos nossa capacidade reflexiva sobre o que sabemos e o que ainda não dominamos. E, é nessa tarefa de reflexão que o educador formaliza, dá forma, comunica o que praticou, para assim pensar, refletir, rever o que sabe e o que ainda não conhece... Madalena Freire


Carregar ppt "Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 Leituras que inspiram descobertas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google