Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Galioto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013
“Leituras que inspiram descobertas”
2
“Ler é entrar em outros mundos possíveis.”
Délia Lerner
3
Objetivos Refletir sobre a garantia do Direito de Ler: o empréstimo de livros Discutir a rotina da Sala de Leitura, a organização do tempo e do espaço Analisar e refletir estratégias para boas experiências leitoras
4
Quem é o autor? Leitura Deleite “Felicidade Clandestina” Clarice Lispector
5
O empréstimo de livros na Sala de Leitura:
Contribui para a formação de leitores Desenvolve atitudes e procedimentos pertinentes aos “verdadeiros leitores” Promove o prazer e o aproveitamento da leitura, possibilitando aos alunos escolher o que querem ler Amplia o contato com a literatura, para que possam situar-se criticamente diante das obras lidas ”Para ser leitor, é preciso muitas horas de leitura, da mesma forma que para ser um piloto de avião é necessário muitas horas de vôo antes de tirar o brevê.” Tereza Colomer
6
do espaço da Sala de Leitura
Organização do tempo e do espaço da Sala de Leitura É necessário: ter clareza no que se pretende alcançar Planejar o tempo a favor da promoção de boas experiências leitoras Manter o foco no trabalho com a leitura
7
Rotina “Construir uma rotina é tecer uma articulação harmoniosa entre as atividades, no tempo e no ritmo que se desenvolve o espaço.” “ Rotina aqui não é expressão de rotineiro, que se arrasta tediosamente. Rotina, aqui é entendida como a cadência seqüenciada de atividades diferenciadas que se desenvolve num ritmo próprio, em cada grupo. A rotina estrutura o tempo, o espaço e as atividades. Rotina é alicerce básico para que o grupo construa seus vínculos, estruture seus compromissos, cumpra suas tarefas, assuma suas responsabilidades.” Madalena Freire
8
Registro reflexivo “Quando escrevemos, desenvolvemos nossa capacidade reflexiva sobre o que sabemos e o que ainda não dominamos.” “E, é nessa tarefa de reflexão que o educador formaliza, dá forma, comunica o que praticou, para assim pensar, refletir, rever o que sabe e o que ainda não conhece... “ Madalena Freire
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.