A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos em grupo na Educação Infantil Contribuições de Constance kamii.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos em grupo na Educação Infantil Contribuições de Constance kamii."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos em grupo na Educação Infantil Contribuições de Constance kamii

2 Construtivismo segundo Piaget Não implica um livro de receitas. Não há um grupo de regras que possa ser utilizado por todos os professores para ensinar todas as crianças da mesma maneira. O professor toma decisões levando em conta a maneira como a criança está pensando em cada situação.

3 Interação social Piaget insiste na interação social. Sem interação social entre colegas, as crianças não podem construir nem sua lógica nem seus valores sociais e morais.

4 Competição A possibilidade de competição é sempre importante, mas a de vencer não é essencial.

5 Os papéis dos jogadores nos jogos são: Interdependentes (Ex. No jogo do esconde-esconde o papel de quem se esconde é diferente do papel de quem procura e nenhum pode existir sem o outro). Opostos ( Ex. A intenção da pessoa que procura é diferente da pessoa que se esconde. Existe a possibilidade de criar estratégias.). Cooperativos (O jogo não pode ser jogado a não ser que ambos concordem com as regras e cumpram- nas.).

6 Excluímos da lista de jogos: Dançar ou cantar em grupo, pois apresentam papéis complementares, mas não opostos. Construções coletivas com blocos e jogos dramáticos, por causa da ausência de regras. Jogos que na verdade são lições disfarçadas. A triagem do educador inclui o descarte de jogos que não apresentam conteúdo significativo e desencadeador de processos de pensamento na criança.

7 Critérios para um bom jogo Propor alguma coisa interessante e desafiadora para as crianças resolverem. Permitir que as crianças possam se auto- avaliar quanto ao seu desempenho. Permitir que todos os jogadores possam participar ativamente, do começo ao fim do jogo.

8 Características do jogador de até 5 anos de idade Preferem jogar todas ao mesmo tempo, mas cada qual com seu recipiente e seu material. Crianças de quatro anos tendem a se preocupar somente com o que elas mesmas fazem e para elas o jogo das cadeiras termina quando elas saem.

9 Características do jogador com mais de 5 anos de idade Tornam-se capazes de estabelecer regras de organização do jogo Aceitam o revezamento na vez de jogar.

10 Objetivos da educação infantil Em relação aos adultos, gostaríamos que as crianças desenvolvessem sua autonomia por meio de relacionamentos seguros nos quais o poder do adulto seja reduzido o máximo possível. Em relação aos companheiros, gostaríamos que as crianças desenvolvessem sua habilidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista.

11 Objetivos da educação infantil Em relação ao aprendizado, gostaríamos que as crianças fossem alertas, curiosas, críticas e confiantes na sua capacidade de imaginar coisas e dizer o que realmente pensam. Gostaríamos também que elas tivessem iniciativa, elaborassem ideias, perguntas e problemas interessantes e relacionassem as coisas umas às outras.

12 Objetivos da educação infantil O desenvolvimento da linguagem está ausente, mas quando o poder do adulto é reduzido o máximo possível, as negociações emergem. Quando as crianças participam do processo de tomada de decisão, têm que falar com frequência e articular suas ideias da maneira mais lógica e convincente possível.

13 Objetivos da educação infantil A confiança e o autoconceito positivo estarão prestes a se desenvolver se as crianças forem respeitadas e suas ideias levadas a sério, dentro de relações humanas que promovam o desenvolvimento da autonomia de cada um.

14 Oficina de jogos Guerra Para a frente e para trás Futebol 7 gols Cobrindo as asas da joaninha Ta-te-ti Laranjas na cesta


Carregar ppt "Jogos em grupo na Educação Infantil Contribuições de Constance kamii."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google