A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conexão entre literatura infantil e matemática Luciana Arruda Campos Rodrigues Santos- 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conexão entre literatura infantil e matemática Luciana Arruda Campos Rodrigues Santos- 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Conexão entre literatura infantil e matemática Luciana Arruda Campos Rodrigues Santos- 2009

2 Conexão entre literatura infantil e matemática Encoraja o aluno a compreender e familiarizar-se com a linguagem matemática. Possibilita estabelecer ligações cognitivas entre a linguagem materna, conceitos da vida real e a linguagem matemática formal. Desenvolve habilidades de formulação e resolução de problemas. Amplia oportunidade de escrever e falar sobre o vocabulário matemático. Explora múltiplas linguagens e inteligências. Smole, 2007.

3 Contribuições da leitura na aula de matemática: Ajudam os alunos a esclarecer, refinar e organizar seus pensamentos. Melhora a interpretação, na abordagem e na solução de problemas matemáticos. Amplia o significado da linguagem matemática. Encorajam o aluno a classificar, ordenar, levantar hipóteses, interpretar e formular problemas. Smole, 2007.

4 Solução de problemas convencionais Podem ser resolvidos pela aplicação direta de um ou mais algoritmos. A tarefa básica na sua resolução é identificar que operação é apropriado para mostrar a solução e transformar a linguagem usual em linguagem matemática. A solução numericamente correta é ponto fundamental. A solução sempre existe e é única. O problema é apresentado por meio de frases,diagramas ou parágrafos curtos e vem sempre após a apresentação de determinado conteúdo. Todos os dados de que o resolvedor necessita aparecem explicitamente no problema. Smole, 2007.

5 Problemas não convencionais Desenvolvem a criatividade. Envolvem processo de investigação. O resolvedor não tem a garantia de obter a solução com o uso direto de um algoritmo. Devem ser interessantes, desafiadores e significativos para o aluno.

6 Metas para o trabalho com a solução de problemas 1.Desenvolver e aplicar estratégias para resolver uma grande variedade de problemas. 2.Formular problemas a partir de situações matemáticas ou não. 3.Verificar e interpretar resultados com respeito ao problema proposto. 4.Usar resolução de problemas para investigar e entender os conteúdos matemáticos. 5.Adquirir confiança em usar matemática. 6.Despertar atitude positiva em relação à solução de problemas. Smole, 2007.

7 Trazendo a literatura infantil para as aulas de matemática Os professores podem provocar pensamentos matemáticos por meio de questionamentos ao longo da leitura. É importante que o professor goste de ler. É fundamental que os alunos conheçam a história e se interessem por ela. Uma história é lida e relida várias vezes em diferentes momentos do ano. A impressão fundamental da história não deve ser distorcida por uma ênfase indevida em um aspecto matemático. Smole, 2007.

8 Trazendo a literatura infantil para as aulas de matemática O professor seleciona aspectos matemáticos que deseja enfatizar para atender aos seus objetivos. Os alunos poderão produzir cartazes, murais, álbum seriado, flanelógrafo, dramatização ou anúncios, artigos de jornal ou pequenos textos que mostrem idéias matemáticas apresentadas no livro. É fundamental que não esqueçamos o valor primeiro da literatura infantil, ou seja, despertar o prazer de ler. Smole, 2007.

9 Oficina de literatura infantil Almôndegas para todos, Marylin Burns. Vai e Vem, Flávia Muniz. Livro de números do Marcelo, Ruth Rocha. Sem pé nem cabeça, Pedro Bandeira. O que é, o que é? Ruth Rocha. Os problemas da família Gorgonzola, Eva Furnari.


Carregar ppt "Conexão entre literatura infantil e matemática Luciana Arruda Campos Rodrigues Santos- 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google