A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA Apresentação de algumas Fotos dos Torneios e Festivais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA Apresentação de algumas Fotos dos Torneios e Festivais"— Transcrição da apresentação:

1 PAUTA Apresentação de algumas Fotos dos Torneios e Festivais
Dados Estatísticos – DRE Dados Estatísticos - SME Destaques da Portaria de 05/03/2012 republicada em 05/04/2012 Calendário dos jogos Cursos Orientações Torneios por Equipes

2 TORNEIO DE EQUIPES - DRE SÃO MATEUS

3 TORNEIO DE EQUIPES - DRE SÃO MATEUS

4 TORNEIO DE EQUIPES - DRE SÃO MATEUS
REGIONAL FINAL MUNICIPAL 13 18 17 18

5 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS
35,3% 26,8% 25,8% 39,5% 27,8%

6 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS

7 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS

8 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS

9 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS
REGIONAL FINAL MUNICIPAL 18 2008 19 2009

10 FESTIVAL INDIVIDUAL - DRE SÃO MATEUS
REGIONAL FINAL MUNICIPAL 29 2010 27 2011

11 ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE XADREZ
PROJETOS APROVADOS NA DRE-SM: 2011 – 13 PROJETOS 2012 – 3 PROJETOS

12 DESTAQUES DA PORTARIA 1.865, de 05 de Março de 2012
REPUBLICADO EM 05/04/2012 Pgs 20 e 21 POR CONTER INCORREÇÕES. (CONSIDERANDO) - a necessidade de se utilizar o xadrez como instrumento que favorece o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos; (RESOLVE INSTITUIR OS JOGOS ESTUDANTIS DE XADREZ) Sua prática desportiva contribui para o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências promovendo a integração e o intercâmbio dos participantes das Unidades Educacionais ampliando as oportunidades de socialização, favorecendo o surgimento de novos talentos representativos do esporte, bem como a melhoria da autoestima e a integração social. I – Jogos Estudantis de Xadrez Individual; II – Jogos Estudantis de Xadrez por Equipe. Art. 5º - Os Jogos Estudantis de Xadrez por Equipe referidos no inciso II do artigo 3º desta Portaria, observarão aos seguintes regulamentos: I – Das categorias: Os jogos serão disputados em 10 categorias: 1. Sub-08 (absoluto e feminino). 2. Sub-10 (absoluto e feminino). 3. Sub-12 (absoluto e feminino). 4. Sub-14 (absoluto e feminino). 5. Sub-16 (absoluto e feminino).

13 Art 5º III – Da participação 2. A Fase Municipal será disputada pelas Equipes Campeãs e vice-campeãs de cada categoria (absoluto e feminino) da fase anterior. 3. Somente poderão participar dos Jogos Estudantis de Xadrez por Equipe, os alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino, representando a Unidade Educacional em que estiverem matriculados. 4. Cada equipe deverá ser composta por 4 (quatro) jogadores titulares e 2 (dois) jogadores que atuarão como reserva da equipe. 4.1. A inscrição de jogadores reserva será opcional. 4.2. A equipe deverá ter, no mínimo, 3 (três) jogadores para iniciar o match. 4.3. Configurar-se-à W.O. às Equipes que se apresentarem com apenas 2 (dois) jogadores. 4.4. A ordem dos tabuleiros obedecerá à ordem da relação nominal entregue no ato da inscrição. 4.5. É obrigatório o uso de uniformes por todos os integrantes da Equipe. 9. A delegação deverá, obrigatoriamente, ser dirigida, em todas as disputas, pelos professores responsáveis pelo Projeto de Xadrez na Unidade Educacional e/ou representante das Diretorias Regionais de Educação. VIII – Da premiação 1. Serão premiadas com medalhas, as Equipes: Campeã, Vice-Campeã e 3ª colocada de cada categoria (absoluto e feminino), Fase Regional e Fase Municipal. 2. Receberão troféus as escolas classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, Fase Regional e Fase Municipal.

14 Art 5º - IX – Das inscrições:
1. A inscrição e a participação das Equipes serão de inteira responsabilidade do professor responsável pelo Projeto de Xadrez e da Direção da Unidade Educacional. 2. Os responsáveis as encaminharão em planilha Excel (padrão), fornecida pelo Setor Xadrez Movimento Educativo, dentro do prazo determinado em congresso técnico, via para sua respectiva Diretoria Regional de Educação. 2.1. Na Fase Regional caberá a Diretoria Regional de Educação, encaminhar as inscrições a Equipe de Arbitragem, respeitado o prazo de 15 (quinze) dias antes do evento. 3. As inscrições deverão ser realizadas mediante preenchimento da planilha padrão referida no item anterior, contendo os seguintes dados: 3.1. NOME COMPLETO DO ENXADRISTA; 3.2. NOME DA ESCOLA; 3.3. DRE; 3.4. DATA DE NASCIMENTO; 3.5. SEXO; 3.6. Nº DO EOL. 4. Cada Unidade Educacional poderá inscrever até 1 (uma) equipe por categoria (absoluto e feminino). 5. A inscrição deverá conter, no mínimo, de 4 (quatro) nomes por Equipe. 6. Não será permitida a inscrição de participantes em faixa etária abaixo de sua categoria. 6.1. Será permitida a inscrição de participantes em faixa etária acima da sua categoria, visando facilitar a formação das Equipes.

15 INSCRIÇÕES: TORNEIO DE EQUIPES
Realizadas até 17/04/2012. A inscrição nominal deverá vir via MEMORANDO e até 24 de maio de 2012, na planilha padrão, com as posições dos jogadores definidas. (Explicações no final da apresentação) Depois desta data não serão aceitos modificações na lista nominal. As equipes deverão ser formadas somente por alunos matriculados na UE.

16 AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM E ÁUDIO

17 TORNEIO DE EQUIPES LOCAL: CEU ALTO ALEGRE
DIA 29 jogarão: S10FEM; S12ABS; S12FEM; S14FEM; S16FEM DIA 30 jogarão: S08ABS; S08FEM; S10ABS; S14ABS; S16ABS Inicio previsto para as 9h30 e término as 16h30. Solicitar lanche para os alunos que irão participar do Torneio. Levar os lanches em caixas plásticas. Identificar os ônibus, pegar número do telefone celular do motorista. SOLICITAR AOS ALUNOS E GARANTIR A LIMPEZA DO LOCAL, NÃO PERMITINDO QUE OS ALUNOS JOGUEM LIXO NO CHÃO.

18 TORNEIO DE EQUIPES ÔNIBUS
Identificar o ônibus “Jogos Estudantis de Xadrez – DRE São Mateus” “ EMEF xxxx xxx xxxx”. Não levar alunos que não irão jogar. Poderemos ter ônibus passando em mais de uma Escola, então a primeira escola tem que agilizar para não desencadear um grande atraso ao chegar na última escola, portanto cumprir horário previsto na planilha de ônibus. Será avisado com antecedência por quais escolas o ônibus passará.

19 NO DIA DO TORNEIO DE EQUIPES
Equipes incompletas, poderão jogar desde que possuam no mínimo 3 jogadores, com menos de 3 jogadores não será permitida a entrada na área de jogo. Não é permitido jogar em equipe diferente da inscrita, mesmo se estiver faltando aluno. A entrega da Escalação é facultativa, mas se houver reclamação de irregularidade no posicionamento dos jogadores e a escalação não estiver com a arbitragem será considerado a escalação titular. Para reclamar da escalação da equipe adversária, é necessário estar em andamento, pelo menos, uma partida. O jogador que terminar a partida deverá sair da área de jogo, mesmo sendo capitão. O último jogador a sair da área de jogo assinará a súmula. Reclamação de pontuação da equipe, realizá-la antes de iniciar a rodada. Levar CANETAS, no mínino, uma para cada equipe. As equipes deverão estar UNIFORMIZADAS.

20 NO DIA DO TORNEIO DE EQUIPES
Não será permitida a inscrição e troca de alunos no dia torneio. Não será permitida a circulação de professores na área de jogo mas, será liberada a entrada somente nos 5 primeiros minutos de cada rodada, para fotos. Nº de Rodadas – Será de acordo com o número de inscritos (Schuring para até 8 equipes e Suíço para 9 ou mais.) Possuir o Regulamento. Evitar abandono do torneio.

21 PREMIAÇÃO Medalhas para equipes de 1º ao 3º lugar de cada categoria.
Troféus: Para as 3 melhores escolas utilizando o seguinte sistema: 1º lugar – 10 pontos 2º lugar – 6 pontos 3º lugar – 4 pontos 4º lugar – 3 pontos 5º lugar – 2 pontos 6º lugar – 1 ponto Classificam as duas melhores equipes de cada categoria para a “ VI Final Municipal de Xadrez por Equipe 2012”.  Dia 28/06 – Categorias S12Abs, S12Fem, S14Abs, S14Fem e S16Abs. Dia 29/06 – Categorias S08Abs, S08Fem, S10Abs, S10Fem e S16Fem.

22 Destaques da portaria 1.865 Art 5º - III – Da participação 6.2. O capitão, assim como qualquer jogador, ficará obrigado a seguir as instruções constantes na 17ª minuta das regras definida no Congresso de Elista – FIDE. 6.3. Qualquer erro de escalação deverá ser apontado pelo capitão da Equipe que se sentir prejudicada, enquanto transcorrer o match, e a arbitragem só verificará a irregularidade mediante reclamação formal. 7. Os integrantes de uma Equipe não poderão iniciar suas partidas enquanto não houver o correto preenchimento da súmula. 7.1. Após o término do match, fica obrigado o último representante das Equipes a assinar a súmula devidamente preenchida. 7.2. A não entrega da súmula ao final do match, implicará em dupla derrota. 8. São condições mínimas para participação no evento, conhecimentos quanto ao objetivo do jogo; definição de lance: Movimento das peças, roque, “en passant”, peça tocada, posições ilegais, noções de empate, xeque e xeque-mate.

23 IV - Das formas de disputa:
1. As competições serão disputadas pelo “sistema suíço” de emparceiramento com 5 a 7 rodadas, definido tecnicamente pela equipe de arbitragem ou pelo “sistema schuring” de emparceiramento quando houver um número de até 8 Equipes. 1.1. Os torneios disputados pelo “sistema schuring” de emparceiramento com até 4 Equipes, deverão ser realizados em duplo turno. 1.2. Nos Torneios disputados pelo “sistema suíço” de emparceiramento, a Equipe que ficar “bye” na 1ª rodada, receberá 1 (um) ponto pelo match, estabelecendo o placar final de 4 (quatro) partidas a zero. 1.3. A partir da 2ª rodada, a Equipe que ficar “bye” receberá 0,5 (meio) ponto pelo match, estabelecendo o placar final de 2 (duas) partidas a zero. V – Da classificação final 1. A classificação final das Equipes será determinada pela somatória dos pontos obtidos em cada match: 1 (um) ponto por vitória, 0,5 (meio) ponto por empate e 0 (zero) ponto por derrota.

24 2. Dos critérios de desempate:
2.1. “Sistema suíço” de emparceiramento, na ordem: Minor Score: composto pela somatória de todas as contagens obtidas por cada Equipe em todos os matches; Milésimos medianos; Milésimos totais; Escore acumulado; Sorteio. 2.2. “Sistema schuring” de emparceiramento, na ordem: Minor Score: Composto pela somatória de todas as contagens obtidas por cada Equipe em todos os matches; Sonneborn-Berger; Nº de vitórias; Confronto direto; Sorteio.

25 3. Os resultados, tanto da Fase Regional quanto da Fase Municipal deverão ser entregues somente aos organizadores do evento, impressos e de forma digital. 4. Os resultados finais deverão ser afixados no local dos torneios e a sua publicação por outros meios de comunicação, só será permitida após a sua divulgação e autorização do Setor Xadrez Movimento Educativo da Secretaria Municipal de Educação. 1. Não será concedido bônus de tempo por lance ilegal; 2. O árbitro apontará a queda de seta nas partidas. 7. Todas as alterações nas listas das inscrições deverão ser feitas dentro do prazo estipulado pela Diretoria Regional de Educação. 7.1. Não serão aceitas inscrições ou substituições no dia do torneio.

26 CURSOS Estamos com o Curso “Lições Elementares de Xadrez” em andamento, de quinta-feira – 8 encontros de 3 horas. Em agosto iniciaremos o Curso “Teoria e Prática”, este é a sequência do “Lições Elementares” e é destinado aos professores que já sabem jogar em 10 encontros de 3 horas. Estamos analisando a possibilidade de abrirmos outro curso de “Lições Elementares de Xadrez” no segundo semestre, pois há muita procura.

27 TORNEIO INDIVIDUAL Está previsto para ocorrer em Setembro, dias 13 e 14, com as categorias maiores e em Outubro, dias 18 e 19, com as categorias menores. Setembro no SESC e Outubro no CEU Alto Alegre. Inscrições das Categorias SUB12FEM, SUB14, SUB16 e LIVRE acontecerá a partir do dia 01 de agosto até 12 de agosto, já com a relação nominal, via memo e . Substituições poderão ocorrer até 31 de agosto. Inscrições das Categorias sub06, sub 08, sub10 e sub 12ABS acontecerá a partir do dia 02 de setembro até o dia 17 de setembro, já com a relação nominal, via memo e . Substituições poderão ocorrer até 05 de outubro.

28 TORNEIO de Xadrez Clássico
É uma ideia que já vem de muito tempo e agora temos o Clube de Xadrez do CEU Alto Alegre para fazermos os jogos, aos sábados. São Jogos com o ritmo de 60’, onde o aluno é obrigado a anotar os seus lances na planilha. Segue anexo o modelo de regulamento. Os professores trabalham com anotação de partidas ? É viável realizar este Torneio? Quando podemos começar ?

29 INSCRIÇÕES EQUIPES ESCALAÇÃO EQUIPES

30 SÚMULA DAS EQUIPES


Carregar ppt "PAUTA Apresentação de algumas Fotos dos Torneios e Festivais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google