A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo do Escoamento Turbulento em Canal com uma Perturbação de Forma Tipo Duna Utilizando-se o Software PHOENICS Guilherme Augusto Ayek 081523 Francisco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo do Escoamento Turbulento em Canal com uma Perturbação de Forma Tipo Duna Utilizando-se o Software PHOENICS Guilherme Augusto Ayek 081523 Francisco."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do Escoamento Turbulento em Canal com uma Perturbação de Forma Tipo Duna Utilizando-se o Software PHOENICS Guilherme Augusto Ayek Francisco Azevedo Alves EM974 – Métodos Computacionais em Engenharia Térmica e Ambiental Prof. Dr. Eugênio Spanó Rosa

2 Objetivos análise computacional da turbulência gerada pelo escoamento numa perturbação de forma tipo duna no interior de um canal. comparação com os dados da literatura.

3 Introdução perturbações afetam regiões do escoamento nas quais se podem retirar informações importantes a respeito do mesmo, tais como a subcamada viscosa e a camada de superposição; tensão na parede τw e a coordenada transversal adimensionada y+

4 Revisão Bibliográfica
Existem poucos experimentos nesta área, de forma que o problema físico ainda não é bem compreendido; Constituem-se, basicamente, em canais com uma seção divergente-colméia- convergente, com uma perturbação no interior;

5 Medições de campos de velocidade;
Utilização da técnica/equipamento PIV (Particle Image Velocimetry).

6 Laser Lente Suporte do Laser/ Câmera Suporte dos Trilhos Trilhos Seção de Testes Câmera

7 Modelo Experimental Perturbação de forma tipo duna e malha utilizada – Alto Reynolds:

8 Campos gerados:

9

10 Perturbação de forma tipo duna e malha utilizada – Baixo Reynolds:

11 Campos gerados:

12

13 Conclusões Ambos os modelos foram insuficientes para descrever o fenômeno físico com exatidão; Modelo que mais se aproximou da teoria: Baixo Reynolds; Perturbação influencia fortemente a tensão na parede; A pressão cai a jusante da perturbação;

14 Presença de uma região de recirculação a jusante da perturbação – queda nos valores de tensão na parede e de y+; Aumento na vazão → aumento de y+; A malha interfere muito na qualidade dos resultados.

15 Referências Poggi, D. et al; “An Experimental Investigation of Turbulent Flows Over a Hilly Surface”, American Institute of Physics, DOI: / , 2007. Franklin, E. M.; Charru, F.; “Subaqueous barchan dunes in turbulent shear flow. Part 1. Dune montion”, Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse – CNRS – Université de Toulouse – Allée C. Soula, Toulouse, France, 2011. Franklin, E. M.; Charru, F.; “Subaqueous barchan dunes in turbulent shear flow. Part 2. Fluid flow”, Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse – CNRS – Université de Toulouse – Allée C. Soula, Toulouse, France, 2011.

16 Perguntas?


Carregar ppt "Estudo do Escoamento Turbulento em Canal com uma Perturbação de Forma Tipo Duna Utilizando-se o Software PHOENICS Guilherme Augusto Ayek 081523 Francisco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google