A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura Objetivos O Problema Técnica de Preferência Declarada Metodologia Resultados Conclusões Referências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura Objetivos O Problema Técnica de Preferência Declarada Metodologia Resultados Conclusões Referências."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estrutura Objetivos O Problema Técnica de Preferência Declarada Metodologia Resultados Conclusões Referências

3 Objetivos Utilizar a Técnica de Preferência Declarada no desenvolvimento de software. Identificar os atributos desejáveis na concepção de um software;

4 Problema Integral definida.

5 Técnica de Preferência Declarada Histórico –Na década de 70 - Usada em Marketing –Transporte –Altamente difundida em diversas áreas, buscando identificar preferências do usuário.

6 Definição Kroes e Sheldon ( 1988, apud Almeida, 1999 ) definiram a Preferência Declarada: uma família de técnicas que utilizam respostas individuais a respeito da preferência dos entrevistados, em um conjunto de opções, para estimar uma função utilidade.

7 Função Utilidade De acordo com Schmitz (2001) a utilidade: é um valor que um determinado indivíduo pode atribuir a um produto ou serviço através de uma combinação de fatores tal que este valor seja máximo para a escolha realizada dentro de um conjunto de opções

8 Matematicamente... A função utilidade é expressa matematicamente pela fórmula: onde x i são os valores dos fatores e i são os pesos de utilidades para os fatores.

9 Etapas de um Experimento de Preferência Declarada Forma e complexidade do experimento Medição da escolha Escolha do método de entrevista Seleção da amostra Avaliação de dados

10 Forma e Complexidade do Experimento Deve-se decidir quais serão os atributos e em quantos níveis cada um deve se dividir. Quanto maior o número de atributos, maiores são os fatores presentes num experimento.

11 Medição da Escolha Ordenação (ou ranking) Avaliação (ou rating) Escolha Declarada (stated choice)

12 Escolha do Método de Entrevistas –entrevista face a face; – questionários auto-explicativos e – método híbrido

13 Seleção da Amostra Amostra Representativa Seleção Aleatória

14 Análise de dados Análise de regressão múltipla; Modelo logit multinomial; Programas computacionais -o software LMPC.


Carregar ppt "Estrutura Objetivos O Problema Técnica de Preferência Declarada Metodologia Resultados Conclusões Referências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google