A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO."— Transcrição da apresentação:

1 ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO

2 INTERNACIONAL STANDARD SERIAL NUMBER ISSN ANO PAÍS Brasil Canadá Espanha México Portugal ANO IDIOMA Inglês Francês Espanhol Português Quadro1: Estatística intencional de ISSN dos países participantes da CIPECC. Quadro 2: Dados comparativos idioma de ISSN.

3 IMPACTOS DO ACESSO LIVRE EM PERIÓDICOS Lawrence (2001) apresenta um estudo que aponta os diferenciais entre as publicações impressas e online, destacando que: o índice de citação para artigos impressos é 2,74%. para os artigos on-line é de 7,03%. recomenda a importância de indexar os textos em mecanismos de busca para sua futura recuperação. Acesso Livre à Informação Científica -

4 REPOSITÓRIOS PARA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO BDTD (Base de Dados de Teses e Dissertações – IBICT) - NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations) - Periódicos científicos SCIELO (Scientific Electronic Library Online)- DOAJ (Directory of Open Access Journals)- Teses e dissertações OAISTER – Metamecanismo

5 O GESTOR DE REVISTAS CIENTÍFICAS ELETRÔNICAS – TENDÊNCIAS Utilização / produção / disseminação / gestão das informações Expansão dos Periódicos Eletrônicos Autores / editores Bibliotecas / usuários MODIFICAÇÕES QUE ATINGEM GESTOR DE PERIÓDICOS : responsável pela seleção, atualização, editoração e controle da qualidade e divulgação do conteúdo científico. O alto grau de especialização técnica, agregada à publicação eletrônica, exigirá a profissionalização desta atividade, sendo exigido que os gestores se adaptem aos NOVOS RECURSOS DA MÍDIA eletrônica.

6 GERENCIAMENTO DA REVISTA PRODUÇÃO ONLINE Figura1: Gerenciamento da produção científica da Revista Produção Online

7 REVISTA PRODUÇÃO ONLINE ESTRATÉGIAS DE MELHORIAS Incluir o periódico em repositórios nacionais com aceitação internacional. Submeter o periódico à Scielo – com o intuito de obter um parecer a respeito da implementação de melhorias no foco da qualidade, forma, conteúdo e processo de gestão.

8 REVISTA PRODUÇÃO ONLINE ANTES DAS IMPLEMENTAÇÕES Muitos artigos provenientes de um mesmo estado. Avaliadores provenientes do mesmo estado e da mesma instituição. Poucos artigos por edição. Número irregular de publicações. Os artigos não apresentavam versão em inglês do título, resumo e palavras-chave.

9 MELHORIAS NA GESTÃO DO PROCESSO EDITORIAL DA Produção Online Aumento do número de submissões. Maior número de artigos publicados (mínimo 10 artigos por número). Ampliação do quadro de referees. Expansão para acessibilidade para portadores de necessidades visuais. Ampliação das áreas de conhecimentos afins. Criação do sistema de recuperação da informação dos artigos, por delimitação de palavras-chave, autor e título.

10 PERCEPÇÃO DAS MELHORIAS Estatísticas de acessos e downloads 2004Estatísticas de acessos e downloads 2005

11 CONCLUSÕES As mudanças nas publicações periódicas científicas online alteram aspectos de forma, potencializam a divulgação de conteúdos e modificam a gestão editorial. Adotar critérios de avaliação para atenderem os parâmetros científicos, no intuito de manter a credibilidade, a acessibilidade, a disponibilidade para se adequar às necessidade dos usuários. Potencializar a recuperação da informação em repositórios internacionais e incrementar os aspectos na gestão interna da publicação periódica (relação autor-leitor-editor). Profissionalização da Editoração de Publicações Periódicas On-line.


Carregar ppt "ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google