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URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina "— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisas acadêmicas online: acesso aberto e as publicações científicas
URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina Auditório do CDS - UFSC Florianópolis, 03 de junho de 2008

2 Sumário Importância da publicação científica Arquivos abertos
Impactos do acesso livre em publicações periódicas Repositórios digitais Segurança e compartilhamento Políticas de incentivo Gerenciar revistas Processo editorial de revistas UFSC e suas publicações

3 Importância da publicação científica
Movimento Acesso Aberto -http://www.acessoaberto.org/ defende o acesso aberto a artigos de pesquisas principalmente através de meios digitais. Acesso esse que deve ser feito sem restrições, online, livre de qualquer cobrança de taxa ou necessidade de assinatura ou pagamento de licenças. ArXiv - Repositório mundial aberto de papers de física, matemática e ciência da computação. Criado em 1992, pela Cornell University. DOAJ - Directory of Open Access Journals - na Suécia, que reúnem periódicos de acesso aberto. BioMedCentral - Os artigos publicados na BioMedCentral tiveram em média, em 2003, 2500 acessos, fora os downloads da PubMediaCentral e dos sites espelhos, já que a distribuição e reprodução costumam ser livres. SCIELO periódicos, artigos, no Brasil 209 periódicos.

4 Acesso à informação

5 Acesso aos repositórios digitais

6 Estimular a publicação científica
A publicação é parte essencial da pós-graduação. Se não publicarmos, não vamos crescer. (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Maurílio Alves Moreira ) A UFV criou vários estímulos à publicação: pagamento por serviços de tradução para o inglês (necessário para publicação em revistas internacionais); Uma medalha anual conferida ao pesquisador de maior destaque da instituição; Novos doutores contratados são presenteados com um "enxoval" que inclui computador, impressora e ajuda de custo para publicação de trabalhos.

7 A publicação científica
Google Livros - e Projeto Gutenberg - E-ZEIT - OAISTER - Scientific Commons - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - Teses e dissertações - OASIS.Br portal brasileiro de repositórios e periódicos de acesso aberto.

8 Impactos do acesso livre em periódicos
Lawrence (2001) apresenta um estudo que aponta os diferenciais entre as publicações impressas e online, destacando que: o índice de citação para artigos impressos é 2,74%. para os artigos on-line é de 7,03%. recomenda a importância de indexar os textos em mecanismos de busca para sua futura recuperação. Acesso Livre à Informação Científica -

9 Repositórios digitais
BDTD (Base de Dados de Teses e Dissertações – IBICT) - NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations) - Teses e dissertações SCIELO (Scientific Electronic Library Online)- PKP (Public Knowledge Project) - OAISTER – DOAJ (Directory of Open Access Journals)- Wikiversity Wikibooks -

10 Repositórios digitais - DSPACE http://www.dspace.org/
DSpace Open Source Software instalações em 54 países. Instituições acadêmicas e organizações culturais utilizam para repositório digital para artigos, livros, material didático, periódicos, teses, entre outros. No Brasil são : Biblioteca Digital Jurídica (BDJur)/ Superior Tribunal de Justiça, Biblioteca do Senado Federal Biblioteca Virtual sobre Corrupção Repositório Eletrônico Ciências Agrárias RIDI IBICT Instituto Antonio Carlos Jobin Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Santa Catarina (em estudos)

11 Bases de dados ERIC http://www.eric.ed.gov/

12 Bases de dados ERIC – submissão de textos

13 Bases de dados ERIC – Thesaurus

14 Bases de dados ERIC – Busca: athletics

15 OPUS – metamecanismo de busca http://elib. uni-stuttgart
Meta-mecanismo de busca nos Arquivos Abertos de Universidades

16 Opus metabusca: sport

17 Sistema Nou-Rau UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/

18 Sistema Nou-Rau UNICAMP

19 OASIS.BR http://oasisbr.ibict.br/

20 OASIS.BR resultado da busca: atletismo

21 OASIS.BR resultado da busca: atletismo

22 OJS periódicos por continente: 1400 periódicos, 10 idiomas http://pkp

23 SEER IBICT http://seer.ibict.br/
Brasil 401 revistas Na UFSC 24 SEER IBICT

24 OJS/SEER : como usar por título

25 OJS/SEER : como buscar por autor

26 OJS/SEER : outras versões

27 Portal Periódicos UFSC

28 Portal Periódicos UFSC: resultados da busca geral

29 Portal Periódicos UFSC: busca geral

30 Portal Periódicos UFSC: busca geral

31 Portal Periódicos UFSC: cadastro

32 Portal Periódicos UFSC: cadastro de leitor

33 Portal Periódicos UFSC: notificações de leitor

34 Segurança e compartilhamento
Política editorial Política institucional Política nacional Padrões de segurança, interoperabilidade, metadados, arquivos abertos

35 Políticas de incentivo
CAPES sugere o uso de dois sistemas de editoração eletrônica: o SciELO e o SEER/OJS. CNPq tem mencionado a importância do uso da plataforma para as revistas científicas.- Programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq - requisitos básicos Portal de Periódicos CAPES – utiliza o QUALIS - classificação feita pela CAPES. Publicações científicas

36 Gerenciar revistas científicas eletrônicas – tendências
Autores / editores Bibliotecas / usuários MODIFICAÇÕES QUE ATINGEM Utilização / produção / disseminação / gestão das informações Expansão dos Periódicos Eletrônicos GESTOR DE PERIÓDICOS: responsável pela seleção, atualização, editoração e controle da qualidade e divulgação do conteúdo científico. O alto grau de especialização técnica, agregada à publicação eletrônica, exigirá a profissionalização desta atividade, sendo exigido que os gestores se adaptem aos NOVOS RECURSOS DA MÍDIA eletrônica.

37 Processo editorial de revistas

38 UFSC e suas publicações científicas
Teses e dissertações, artigos, revistas, relatórios... As políticas para publicações científicas online alteram a cultura organizacional. Necessita-se observar os critérios de avaliação das instituições de credenciamento (CAPES) e de fomento (CNPQ – FAPESC) e adotar parâmetros científicos, no intuito de manter a credibilidade, a acessibilidade, a disponibilidade para se adequar às necessidade dos usuários. Realizar cursos sobre a importância da publicação científica e a recuperação da informação em repositórios nacionais e internacionais. Dinamizar o processo de publicação institucional. Incrementar aspectos na gestão interna da publicação periódica (relação autor-leitor-editor-avaliador e comissão editorial). Expandir a Editoração de Publicações Cientificas On-line: teses (banco nacional), revistas (OJS – SEER) , eventos - anais (OCS).

39 Considerações As mudanças nos processos de editoração das publicações científicas em arquivos abertos alteram aspectos de forma, aumentam o acesso, estimula a qualidade editorial, amplia a divulgação de conteúdos e melhora a economia. (WILLINSKY, 2007) Ao adotar critérios de avaliação para atenderem os parâmetros científicos, no intuito de manter a credibilidade, a acessibilidade, a disponibilidade e estimular o uso de novas tecnologias de informação e comunicação para se adequar às necessidade dos usuários. Potencializar a recuperação da informação em repositórios internacionais e incrementar os aspectos na gestão interna da publicação periódica (relação autor-leitor-editor-avaliador-comissão editorial). A produção científica depende de pessoas e de condições apropriadas para o desenvolvimento da ciência, educação e cultura no sentido de participar ativamente na aldeia global.

40 Referências BLATTMANN, Ursula ; BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Gestão de conteúdos em bibliotecas digitais: acesso aberto de periódicos científicos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n.1. p , Disponível em: < IBICT. SEER 2.1.1 em uma Hora Disponível em: < Waters, Lindsay. Inimigos da esperança: publicar, perecer e o eclipse da erudição. São paulo: Ed. UNESP, 2006. Willinsky, John. Ensuring a Journal’s Economic Sustainability While Increasing Access to Knowledge Willinsky, John. Entrevista. Entrelinhas, v. 4, n. 1, jan./jun Willinsky, John. Video: Teaching for a World of Increasing Access to Knowledge -


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