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A Universidade Aberta do Brasil Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira A Universidade Aberta do Brasil Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira e o modelo.

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1 A Universidade Aberta do Brasil Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira A Universidade Aberta do Brasil Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira e o modelo de gestão da EaD-UFSC

2 EAD no Brasil No Brasil, a modalidade de educação a distância obteve respaldo legal para sua realização com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –, que estabelece, em seu artigo 80, a possibilidade de uso orgânico da modalidade de educação a distância em todos os níveis e modalidades de ensino.

3 O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede nacional voltada para a pesquisa e novas metodologias de ensino para a educação superior (compreendendo a formação inicial e continuada) instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006.

4 O Sistema UAB Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006 Art. 1o Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

5 O Sistema UAB O Sistema UAB não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender a todos os cidadãos.

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7 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - IMPLEMENTAÇÃO - Polos de Apoio Presencial - Responsabilidade de Municípios ou Estados Cursos Superiores - Responsabilidade de Instituições Públicas de Ensino Superior

8 Rede de polos UAB 557 POLOS 92 IES 818 CURSOS VAGAS DISCENTES BOLSISTAS

9 A UAB articula polos e instituições para oferta de cursos. O Polo é fundamental apoio para o aprendizado.

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11 Instituições Públicas de Ensino Superior ofertantes: UFSC, IFSC e UDESC Municípios Polos de Apoio Presencial na primeira chamada (UAB I) – 2007 – 2008/ na segunda chamada (UAB II) – 2009 – 2009/ na terceira chamada (UAB III) – 2010 – 2011/ do Pro-Licen – Instituições Públicas de Ensino Superior ofertantes: UFSC, IFSC e UDESC Municípios Polos de Apoio Presencial na primeira chamada (UAB I) – 2007 – 2008/ na segunda chamada (UAB II) – 2009 – 2009/ na terceira chamada (UAB III) – 2010 – 2011/ do Pro-Licen – O Sistema UAB em Santa Catarina

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13 Cenário da EaD- UFSC no Brasil

14 Cenário da EaD-UFSC na Região Sul

15 A EaD-UFSC em Santa Catarina

16 Cenário da EaD-UFSC no Rio Grande do Sul

17 Visão Educação a distância é uma ação educacional inovadora desde o aspecto da gestão até o da mediação pedagógica e da inclusão social. Ela requer novas metodologias e a utilização de recursos de comunicação atualizados. Missão A Educação a Distância da UFSC articula esforços para a institucionalizar as ações na área, compartilhando competências e indicando diretrizes para um processo inovador no ensino superior. Princípios e valores Institucionalização Inclusão social Democratização do conhecimento Transparência Autonomia Cooperação Interação Inovação

18 EAD - UAB– UFSC = Visão de oferta de cursos – aproximação das modalidades e ações inovadoras para contribuir com a modalidade presencial Apoio aos professores presenciais e a distância no uso do moodle e demais ferramentas Uso dos 20% à distância permitido pela legislação – Lei 4.053/12/2004 Pesquisa e ações para a diminuição da evasão.

19 CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD-UFSC – DADOS CentroCursoNº de polosNº de matriculados CSE Administração15857 Administração piloto10901 Administração Pública6476 Ciências Contábeis14812 Ciências Econômicas11405 CCBCiências Biológicas484 CFHFilosofia379 CFM Física11154 Matemática15298 Matemática (MA)11302 CCE Letras - Espanhol7301 Letras - Inglês5141 Letras – Português10281 LIBRAS – Bacharelado15402 LIBRAS – Licenciatura

20 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (especialização)EAD-UFSC DADOS 2011 CursoNº de polosNº de matriculados Gestão de Bibliotecas Escolares 374 Formação Professores de Matemática 827 Controle da Gestão Pública 4132 Controle da Gestão Pública Municipal

21 CURSOS DE EXTENSÃO EAD-UFSC DADOS CursoNº de polosNº de matriculados Educação de Jovens e Adultos Educação Integral e Integrada 8251 Educação na Diversidade e Cidadania 8377 Gênero e Diversidade na Escola

22 Número de bolsistas UAB UFSC - FNDE Professores – 186 Tutores – 371 Equipes de Produção de Material CED - 1 CSE – 2 CCE – 1 Laboratórios - 2

23 Pró-reitoria de Graduação Trata dos cursos de graduação na modalidade a distância Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão Trata dos cursos de aperfeiçoamento/ extensão na modalidade a distância Pró-reitoria de Pós- Graduação Trata dos cursos de pós-graduação na modalidade a distância A organização administrativa da EAD na UFSC está dividida da seguinte forma: UAB – Vinculada ao Gabinete do Reitor e acompanha a articulação e oferta dos cursos em conjunto com as pró-reitorias.

24 Núcleo UAB Propõe as articulações para a oferta dos cursos a distância junto às coordenações dos cursos, aos polos e à Secretaria de Educação do Estado (PARFOR), além de tratar do seu encaminhamento no âmbito do Sistema UAB.

25 Núcleo UAB organiza e divulga referências de qualidade: modelos de cursos, modelos de comunicação, modelos de gestão, modelos de projetos, modelos de relatórios; acompanha o desenvolvimento e a avaliação dos cursos de EaD em nível de administração geral supervisiona a execução de acordos e convênios relacionados aos cursos na modalidade de EaD; organiza dados de alimentação dos sistemas SISUAB, ATUAB, E-MEC e Plataforma Freire.

26 Equipes de gestão e assessorias do Núcleo UAB: de Gestão Financeira; de Avaliação (SAAD); de Infra-estrutura; de Capacitação; do sistema eletrônico de gestão acadêmica (campus virtual) e pesquisa.

27 Projeção da UAB - Fomento e Bolsas - Nacional Ano de 2009 R$ 385 milhões Fomento milhões Bolsas milhões - Ano de 2010 R$ 819 milhões Fomento milhões Bolsas milhões - Ano de 2011 R$ 1 bilhão

28 O professor na EAD

29 Educação a distância é processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias (BATES, 1995; MOORE, KEARSLEY, 1996; PETERS, 2001; KEEGAN, 1996). O processo de mediação, então, caracteriza a EAD e permite a aproximação entre o aluno e o professor, o tutor, os colegas e demais agentes na instituição de EAD. A mediação pedagógica em EaD MORAES, 2004.

30 Mediação pedagógica Numa visão dialógica, a mediação pedagógica perpassa todo o processo: da criação à implementação do curso. A mediação implica em transversalidade - a comunicação ocorre em todos os níveis e sentidos - as atividades de gestão administrativa, pedagógica e técnica são interligadas (GOMEZ).

31 A mediação pedagógica em EaD pode se estender a um grande número de estudantes, pois não está centrada somente na pessoa do professor e nem limitada temporal e fisicamente aos moldes do presencial, mas requer uma equipe multiprofissional. Na EaD, a mediação pedagógica desdobra-se em múltiplas ações e estende-se a situações contínuas de ensino- aprendizagem, mediadas por diferentes meios de comunicação. O estudante pode organizar o tempo e o espaço para seus estudos respeitando os prazos explicitados nos cronogramas.equipe multiprofissional MORAES, et al A mediação pedagógica em EaD

32 Coordenador acadêmico Professores autores Professores ministrantes tutores revisores Designer instrucional programadores secretaria ilustrador Produtor de CD-ROM Assistente administrativo e tecnológico Coordenador tecnológico Coordenador de produção Coordenador geral monitores

33 Essa mediação é feita pelo professor quando cria textos específicos para a EAD, nos materiais i mpressos ou digitais. Mas também se produz no calor da comunicação textual entre professores e alunos dentro do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem ou na aula pela videoconferência.professor A mediação pedagógica em EaD

34 Professor conteudista ou autor: É o responsável pelo desenvolvimento do material didático de cada disciplina. Inclui a elaboração do material impresso, do ambiente on line, dos roteiros dos áudios, vídeos e animações, seleção dos materiais existentes no mercado, elaboração das atividades de aprendizagem e avaliações de aprendizagem. Agentes da equipe multidisciplinar do curso – função docente (UAB)

35 Professor ministrante: é o professor designado para ministrar a disciplina, podendo o mesmo ser ou não o mesmo que produziu o conteúdo. Comissão Editorial: professores especialistas da área que fazem a revisão do conteúdo quanto à extensão, atualização, integração com as demais disciplinas. Agentes da equipe multidisciplinar do curso – função docente (UAB)

36 Tutor a distância: orientador acadêmico que será responsável pelo atendimento dos estudantes via meios tecnológicos de comunicação (skype, e- mail, videoconferência, etc.) (UAB, 2005). Tutor presencial: orientador acadêmico com formação superior adequada que será responsável pelo atendimento aos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial (UAB, 2005). Agentes da equipe multidisciplinar do curso – função docente (UAB)

37 Elaborar o conteúdo do curso Supervisionar e ser moderador de discussões Supervisionar os projetos individuais e em grupo Dar notas às tarefas e proporcionar feedback sobre o progresso Manter registros dos alunos Ajudar os alunos a gerenciar seu estudo Motivar os alunos Representar os alunos perante a administração Avaliar a eficácia do curso (MOORE; KEARSLEY, 2007) Funções do professor Ensino Progresso Apoio

38 Desafios para a docência EAD Organização do tempo Apropriar-se das tecnologias e mídias utilizadas e conhecer seu aluno distante A comunicação com o aluno, sem a predominância dos eventos síncronos – como elaborar feedback de forma objetiva/ compreender as necessidades do aluno? Compreender que a mediação tecnológica é apreendida de formas particulares pelos alunos (intuir inquietações/dúvidas sem a percepção do olhar, na qual nos baseamos na sala de aula)

39 Desafios para a docência EAD O espaço profissional dos professores em um mundo em rede, amplia-se em vez de se extinguir. Outras qualificações para estes professores são exigidas, mas, ao mesmo tempo, novas oportunidades de ensino se apresentam. Os projetos de educação permanente, as diversas instituições e os muitos cursos que podem ser oferecidos para todos os níveis de ensino e para todas as idades, a internacionalização do ensino – através das redes – criam oportunidades educacionais para aqueles professores que aceitam esses desafios e se colocam abertos a essas novas e estimulantes funções. (KENSKI, 2007, p.89)

40 Desafios para a docência EAD Conhecer o contrato de trabalho, carga horária, relação aluno/tutor, tempos (feedback, oferta...) Identificar-se com a prática da docência compartilhada, onde faz parte de uma equipe inter/multidisciplinar, como trata Belloni (2002) Prontidão para a aprendizagem continuada, para a mudança de papéis, todos estão presentes e precisam saber quando cada postura torna-se importante Focar nas competências que precisa desenvolver

41 Desafios para a docência EAD Dicas/sugestões oferecidas pelos tutores virtuais para organização espaço-temporal do teletrabalhador docente (MILL, 2009): Convencer-se: Em primeiro lugar, verifique se é exatamente isso o que deseja e saiba que a dedicação precisa ser contínua no processo. É um trabalho em que você entra e não consegue mais sair! (...) Organizar-se: Seja extremamente organizado; a EaD demanda muita organização pessoal, do tempo e do trabalho a ser executado. Ter muita disciplina, organização e responsabilidade, inclusive para respeitar os tempos e espaços de trabalho e descanso. (...) Disciplinar-se: Ritmo e periodicidade são as chaves para não acumular trabalho. Conecte-se e visite sua sala de aula todos os dias. Acessar os cursos diariamente, sempre! Isso vai fazer a diferença. Desenvolver a capacidade de disciplina e frequência ao acessar o curso. Parece estranho, mas assim trabalhará menos. É uma questão de periodicidade... Não acumulará nada e seus alunos serão bem atendidos!

42 Desafios para a docência EAD Dicas/sugestões oferecidas pelos tutores virtuais para organização espaço-temporal do teletrabalhador docente (MILL, 2009): Expressar-se: Aprenda a ter objetividade nas suas explicações e/ou orientações. Compartilhar-se: Tenha paciência e cultive a empatia (para entender o outro) e a simpatia também. A sinergia com colegas pode fazer o educador virtual sentir-se menos solitário... contribua para a inteligência coletiva e aprenda também. Ter bom relacionamento com colegas de trabalho, com as TICs e muita leitura. Dedicar-se: Aperfeiçoamento profissional constante e disponibilidade. Dedicação é a palavra-chave. O aluno do curso a distância parece ser mais carente, precisa de muita atenção.

43 Desafios para a docência EAD Dicas/sugestões oferecidas pelos tutores virtuais para organização espaço-temporal do teletrabalhador docente (MILL, 2009): Expressar-se: Aprenda a ter objetividade nas suas explicações e/ou orientações. Compartilhar-se: Tenha paciência e cultive a empatia (para entender o outro) e a simpatia também. A sinergia com colegas pode fazer o educador virtual sentir-se menos solitário[...] contribua para a inteligência coletiva e aprenda também. Ter bom relacionamento com colegas de trabalho, com as TICs e muita leitura. Dedicar-se: Aperfeiçoamento profissional constante e disponibilidade. Dedicação é a palavra-chave. O aluno do curso a distância parece ser mais carente, precisa de muita atenção.

44 Programa/curso a distância Processos de produção TutoriaComunicaçãoAvaliação Estruturação curricular Aluno como foco do processo pedagógico

45 O aluno em cursos a distância Normalmente são adultos, preparados para fazer escolhas e tomar decisões, sendo motivados e com um foco espec í fico definido. Sabem porquê e para quê estão realizando determinado curso. Assim sendo, a escolha do curso, frequentemente, est á relacionada com objetivos espec í ficos, como uma promo ç ão no trabalho ou adquirir determinada habilidade que ser á importante na realiza ç ão de suas atividades no trabalho, entre outras(MOOD, 1995). Esta afirmativa ainda é válida hoje?

46 O aluno em cursos a distância Dados de pesquisas: –UOC (2,4% dos alunos matriculados no período com menos de 21 anos) – estudo publicado em 2011 –O aluno do ensino a distância é majoritariamente feminino para cursos de graduação e pós-graduação, na rede federal. A idade média é maior do que na educação presencial: o número de alunos com mais de 30 anos corresponde a 35,8% das instituições da amostra. Do total, 29% afirmaram que seus alunos têm renda superior a três salários mínimos, contra 21% com renda superior a esse valor. (ABRAEAD, 2008)

47 O aluno em cursos a distância Dados de pesquisas: UAB/UNB – aponta que são Adultos egressos de cursos presenciais; lecionam em escolas públicas; faixa etária de maior concentração entre 18 a 35 anos (70%); trabalhadores com carga horária de 40h semanais ou mais, denotando poucas horas disponíveis para os estudos; tem falta de experiência com programas de educação a distância; um terço já possui experiência com ensino superior – (2009/1070 respondentes)

48 O aluno em cursos a distância Dados de pesquisas: UAB/UNB – aponta que são Adultos egressos de cursos presenciais; lecionam em escolas públicas; faixa etária de maior concentração entre 18 a 35 anos (70%); trabalhadores com carga horária de 40h semanais ou mais, denotando poucas horas disponíveis para os estudos; tem falta de experiência com programas de educação a distância; um terço já possui experiência com ensino superior – (2009/1070 respondentes)

49 Quem interage com aluno? UFSC/UAB Professor ministrante Tutor a distância Tutor presencial Apoio acadêmico/administrativo

50 Obrigrada!!!


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