A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Magda Almada Ursula Blattmann SNBU XIV – Salvador,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Magda Almada Ursula Blattmann SNBU XIV – Salvador,"— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Magda Almada Ursula Blattmann SNBU XIV – Salvador, 22 à 27 de outubro de 2006

2 ROTEIRO Sociedade da Informação Importância da biblioteca no ensino fundamental, médio e superior Biblioteca da FABEL Conclusões: papel da biblioteca presente na (in)form[ação] do cidadão para sobreviver na era da globalização

3 Sociedade da Informação A educação no século XXI será educar para o desenvolvimento humano com base em quatro pilares: 1. Aprender a conhecer, 2. Aprender a fazer, 3. Aprender a viver juntos, e, 4. Aprender a ser. Delours (1998) UNESCO

4 Educação do futuro = cidadania deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano. Morin (2000, p. 47) Portanto, a educação deverá se preocupar com a formação do cidadão, da pessoa em seu sentido amplo, e não somente com a formação profissional.

5 Legislação na educação brasileira Mudanças e transformações ocorridas no sistema educacional brasileiro na década de Lei n , de 20 de dezembro de 1996 estabelecidas diretrizes e bases da educação brasileira, conhecida como LDB Entidades educacionais que desenvolvem estruturas atendendo alunos desde a pré- escola ao ensino superior.

6 Biblioteca no ensino fundamental, médio e superior Como atender e oferecer suporte informacional aos alunos da pré- escola, séries iniciais, ensino fundamental, médio e superior em um mesmo ambiente?

7 Biblioteca e avaliação MEC Com a lei ficou instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e a preocupação dos bibliotecários passa a se concentrar na pontuação da avaliação da biblioteca com 40%. BRASIL. Casa Civil. Lei , de 14 de abril de Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato /2004/Lei/L htm

8 O BIBLIOTECÁRIO E A BIBLIOTECA NO SISTEMA DE ENSINO Compreender qual o objetivo, a missão, as funções e traçar ações para atender as atividades estabelecidas. Conhecer a proposta pedagógica da instituição. Caracterizar o ambiente (efetuar o diagnóstico da instituição). Identificar o perfil do uso e das necessidades da comunidade educacional para estabelecer quais as demandas informacionais e propor serviços e produtos qualitativos na instituição educacional.

9 Ambiente educacional Aproveitar com eficiência e eficácia a estrutura operacional, isto é, utilizar ao máximo o espaço para os três turnos diários (manhã, tarde e noite). Requer transform[ação] envolvendo a gestão das pessoas (treinamento, horários e atividades), utilização de recursos da tecnologia da informação para dinamizar os serviços e produtos como: o controle de empréstimos e reserva eletrônico, disponibilizar o catálogo on-line para facilitar as consultas ao acervo e incrementar o atendimento da biblioteca: se antes eram crianças e adolescentes que freqüentavam este ambiente, agora cabe ao bibliotecário planejar e saber administrar a biblioteca para atender também aos estudantes e professores do ensino superior. Convém lembrar da importância do acolhimento do bibliotecário para com seus leitores em ser um momento agradável, educador, humano e pertinente.

10 Biblioteca na FABEL Profa. Fernanda Bicchieri Soares

11 Biblioteca no Sistema Educacional Profa. Fernanda Bicchieri Soares Faculdade de Belford Roxo FABEL - Belford Roxo, Baixada Fluminense - Rio de Janeiro Finalidade: reunir, organizar, administrar e disseminar informações para oferecer suporte a alunos, professores, funcionários e comunidade local na realização de suas atividades acadêmicas.

12 Biblioteca no Sistema Educacional Ambiente Área de 130 m 2 Mural de avisos Revisteiro dos periódicos Jornaleiro Infantil Bancada com Pegue & Leve Mostruário de livros Jardim para a Hora do Conto

13 Biblioteca no Sistema Educacional - Acervo títulos de livros, sendo exemplares. 50 fitas de vídeo e 59 títulos de periódicos. Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 22horas.

14 Biblioteca no Sistema Educacional Leitores

15 A leitura no ambiente educacional O bibliotecário preocupa-se com os diferentes analfabetismos da Sociedade do Conhecimento entre os quais estão os analfabetismos da palavra, funcional, tecnológico e até mesmo financeiro. É preciso fomentar situações para que o indivíduo possa interagir e conviver na sociedade na qual se requer diferentes aptidões, habilidades e competências.

16 Considerações finais A biblioteca no ambiente educacional está cada vez mais presente simultaneamente nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior. Instituições de ensino buscam a racionalização dos ambientes e desta maneira cabe ao bibliotecário organizar e administrar as fontes de informação, utilizadas como recursos didático-pedagógicos bem como as de suporte informacional para a atualização, informação e pesquisa desses diferentes públicos.

17 Considerações finais A inserção de novas tecnologias da informação e comunicação deve estar intercalada no cotidiano do bibliotecário para potencializar serviços e produtos da biblioteca. Saber manusear tecnologias tornou-se tão importante como ler e escrever, assim, as bibliotecas precisam estar preparadas para dinamizar os processos de aprendizagem que envolve desde : o acesso aos documentos nos diferentes suportes e tipologias documentais até mesmo oferecer locais adequados para o uso da informação que requerem planejamento na gestão de ambientes multimídia, a escolha de equipamentos, de softwares, treinamentos individuais ou em grupos.

18 Conclusão A biblioteca, indiferente se no ambiente educacional, empresarial, comunitário, precisa saber desenvolver ações para estimular o prazer da leitura nos diferentes níveis, processos e situações. Tal tarefa influenciará diretamente a vida de toda a comunidade educacional e possibilitará o desenvolvimento pleno do ser humano no qual são fundamentais competências e habilidades de cunho educativo, intelectual, cultural, social e tecnológico.

19 Algumas Referências BARCELOS, Maria Elisa Americano do Sul; GOMES, Maria Lúcia Barcelos Martins. Preparando sua biblioteca para avaliação do MEC. IN: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13. Anais... Natal: CD-ROM. BLATTMANN, Ursula; CIPRIANO, Aline de Souza. Os diferentes públicos e espaços da biblioteca escolar: da pré-escola a universidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., Anais , Curitiba, CD-ROM. Disponível em:. Acesso em: 16 maio BRASIL. Casa Civil. Lei , de 14 de abril de Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato /2004/Lei/L htm >. Acesso em: 13 maio DELOURS, Jacques (coord.). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: MEC, UNESCO, >. Acesso em: 16 maio FRAGOSO, Graça Maria. A bela adormecida precisa acordar. In: MACEDO, Neusa Dias de (org.) Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo : SENAC / CRB8, p MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo, Brasília: UNESCO, Disponível em:. Acesso em: 13 maio de 2006.


Carregar ppt "BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Magda Almada Ursula Blattmann SNBU XIV – Salvador,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google