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A ENTREVISTA DE REFERÊNCIA

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Apresentação em tema: "A ENTREVISTA DE REFERÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 A ENTREVISTA DE REFERÊNCIA
Os usuários em sua maioria sabem exatamente o que precisam, formulam pedidos que podem ser entendidos pelos bibliotecários. Existem aqueles que não se enquadram na descrição acima, constituem minoria e são divididos em dois grupos. Freqüentemente, os apresentadores têm que mostrar um material de natureza técnica para um público que não está familiarizado com o tópico nem com o vocabulário. O material pode ser complexo ou cheio de detalhes. Para apresentar o material eficientemente, use as seguintes diretrizes da Dale Carnegie Training®. Considere o tempo disponível e prepare-se para organizar seu material. Divida sua apresentação em segmentos claros. Siga uma progressão lógica. Mantenha seu foco constantemente. Feche a apresentação com um resumo, repetição das etapas-chave ou uma conclusão lógica. Lembre-se do público constantemente. Por exemplo, certifique-se de que os dados estejam claros e que as informações sejam relevantes. Mantenha o nível de detalhes e vocabulário apropriados ao público. Use recursos visuais para dar suporte a etapas ou pontos-chave. Fique alerta às necessidades dos seus ouvintes e obterá um público mais receptivo. Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.

2 São Eles: Os que sabem o que precisam, mas não conseguem expressá-lo com palavras adequadas. Os que não tem certeza quanto ao que precisam. Na sua abertura, estabeleça a relevância do tópico para o público. Forneça uma breve visão da apresentação e estabeleça valores aos ouvintes. Leve em consideração o interesse e experiência do público em relação ao tópico ao escolher seu vocabulário, exemplos e ilustrações. Enfatize a importância do tópico para o seu público e você obterá ouvintes mais atentos.

3 Para que se possa ajudar os usuários dos grupos acima, deve-se identificar, esclarecer e se necessário aprimorar o tema da consulta. Isto se faz durante a entrevista de referência, quando o bibliotecário tem que fazer uma ou varias perguntas ao usuário. É imprescindível numa minoria de casos. Compete ao bibliotecário sozinho, durante a conversa com o usuário, identificar na totalidade do universo de conhecimento o segmento particular que coincida com as necessidades tantas vezes expressa de forma imperfeita. Se você possui vários pontos, etapas ou idéias-chave, use vários slides. Determine se o público compreenderá uma nova idéia, aprenderá um processo ou receberá uma profundidade maior de um conceito familiar. Baseia cada ponto com uma explicação adequada. Quando necessário, complemente sua apresentação com dados técnicos de suporte em papel ou em disco, correio eletrônico ou Internet. Desenvolva cada ponto adequadamente para comunicar-se com o público.

4 Necessidades: Considerar todas as consultas como importantes;
Formular e responder perguntas; Descobrir o que significa os termos não conhecidos, ouvir corretamente as palavras, evitar ambigüidades, certificar-se de que a consulta esteja completa e tomar cuidados com assuntos genéricos; Determine o melhor fechamento para o seu público e apresentação. Feche com um resumo; ofereça opções; recomende uma estratégia; sugira um plano; defina uma meta. Mantenha o seu foco durante sua apresentação e será mais fácil atingir sua finalidade.

5 Necessidades: Estar atento aos indecisos, aqueles, que não tem certeza do que precisam e aos equivocados, que não conseguem identificar seus problemas, mas acreditam que os conhecem;  Usar corretamente perguntas abertas e fechadas; Determine o melhor fechamento para o seu público e apresentação. Feche com um resumo; ofereça opções; recomende uma estratégia; sugira um plano; defina uma meta. Mantenha o seu foco durante sua apresentação e será mais fácil atingir sua finalidade.

6 Necessidades: Obter do usuário uma idéia esquemática acerca da quantidade, do nível e da forma do material que deseja;   Observar as restrições (língua, período de tempo abrangido, lugar etc...); Perceber pistas que outros deixariam passar despercebidas;

7 Necessidades: Ser sociável, amigável, acessível, prestativo, paciente, interessado, ter bom conhecimento dos recursos da biblioteca e capacidade de comunicação;  Não diagnosticar prematuramente o assunto, antes de realmente conhecer a questão;

8 Necessidades:    Agir sempre como profissional, tomando atitudes humanística e evitando as comunicações não verbais, que agem negativamente sobre o usuário; Manter equilíbrio entre bom senso e descrição, pois muitos consulentes relutam e se constrangem ao pedir ajuda, principalmente a um estranho.

9 Referência GROGAN, Denis. A entrevista de referência.In:______. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, cap. 4 ,p


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