A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005."— Transcrição da apresentação:

1

2 CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005

3 BLATTMANN, Ursula et al. O mau uso da internet em bibliotecas: um enfoque educacional. In:BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO; Graça Maria (orgs.) O zapear a informação em bibliotecas e na internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. cap. 6, p.83-97.

4 Zapear: termo orginário do verbo alemão Zapfen – representa achar, retirar e transportar determinadas coisas significativas, que podem ser desde objetos concretos a outros elementos abstratos como a informação.

5 Internet analisada sob diferentes aspectos: Como desenvolvimento histórico, sua importância na velocidade de transmissão e comunicação de dados; Pelos seus impactos na educação e economia; Por projetos delineados em novas perspectivas, suas causas e consequências.

6 Uso da Internet na Educação De divulgação; De pesquisa; De apoio ao ensino; De comunicação.

7 Internet provoca: Dispersão e cria-se dificuldade em escolher o que é significativo; Altera a maneira de estabelecer relações entre as pessoas; Questionamentos no que se refere à qualidade e à quantidade de informação acessível.

8 O papel do Bibliotecário Infra-estrutura; Trabalho interdisciplinar; Recursos disponíveis; Desenvolvimento de base de dados e nas ferramentas de busca.

9 Critérios para uso da Web Avaliação da qualidade de informação; Conhecer os mecanismos de busca; Etiquetas de comunicação; Ética.

10 Mau uso da internet Problemas com downloads; Mau uso do equipamento; Bate-papos; Spams; Vírus.

11 Dicas para facilitar o uso da Internet Conhecer (saber usar os recursos tecnológicos) Atualizar (busca constante de atualização, para que possa sentir, pensar, agir e reagir com segurança e tranqüilidade. Comunicar (visar a integração da humanidade). Zapear (ler, aprender, revelar e disseminar a informação, pois ao zapear estamos procurando, escolhendo, verificando, selecionando o melhor conteúdo na busca de informações, fazendo intercâmbios, apontando caminhos para as pessoas em todas as áreas do conhecimento.

12 Conclusão Hoje através desta grande rede de comunicação que é a internet, é possível estimular leituras críticas, seletivas e reflexivas, levando as pessoas a interagir com a máquina para um melhor desenvolvimento humano.


Carregar ppt "CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google