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1 Publicidade no Comércio Eletrônico. 2 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Objetivos zDescrever os objetivos da publicidade na Web Publicidade, seus tipos e.

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1 1 Publicidade no Comércio Eletrônico

2 2 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Objetivos zDescrever os objetivos da publicidade na Web Publicidade, seus tipos e características zDescrever os principais métodos de Publicidade usados na Web, de banners até chat rooms zDescrever varias estratégias de Publicidade na Web zDescrever vários tipos de promoções na Web zDiscutir os benefícios da tecnologia push e agentes inteligentes

3 3 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zEntender os principais assuntos econômicos relacionados com a Publicidade na Web zDescrever o processo de medição do sucesso da Publicidade na Web e os métodos de fixação de preços zComparar os catálogos em papel e os eletrônicos. Catálogos customizados zDescrever a implementação da Publicidade na Web. Agências de publicidade. Objetivos (cont.)

4 4 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI O Inicio : CD-Max usa listas de para publicidade zEmpresas CD- Max yA two-person business specializing in CD-ROM development yOperates a resource site for information delivery yGenerated an list of site visitors xthe list is also valuable to other advertisers x50 lists were created to fit different advertisers xoutsourced the job of creating and maintaining the lists, and selling them to potential advertisers, to NetCreation which developed 275 lists from the names collected at CD-Max xthe list sales surpassed the companys expectations xselling lists has become a lucrative business

5 5 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Publicidade na Web zPublicidade é uma tentativa de disseminar informação para afetar uma transação de compra/venda zPorque Publicidade na Internet? y¾ dos usuários de PC deixam de ver TV por algumas horas yUsuários de Internet tem alto grau de educação, altos salários yAnúncios podem ser atualizados rapidamente a custo baixo; são muito precisos em relação a tempo

6 6 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI yAvisos podem atingir um grande número de compradores potenciais em todo mundo yAvisos online são muito mais baratos se comparados com os de TV, jornais ou radio. Os avisos em TV são caros e os preços são determinados pelo tempo, quantas vezes por dia são veiculados e em quantas estações são mostrados. yAvisos na Web são multimídia, incluindo voz e vídeo yAvisos na Web podem ser interativos e direcionados yO uso da Internet está crescendo rapidamente Publicidade na Web (cont.) zPorque Publicidade na Internet ?

7 7 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zTerminologia da Publicidade na Internet y Effective Frequency y Hit y Impressions y Reach y Visit Publicidade na Web (cont.) yAd views yBanner yClicks (or ad clicks) yClick Ratio yCookie yCPM

8 8 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zMarketing Interativo Publicidade na Web (cont.) yConsumidores podem clickar o mouse no aviso e obter mais informações ou fazer perguntas Volume de vendas Info consumidor Relação com consumidor Passivo Ativo Alimentos, higiene, limpeza, cerveja carros Viagens, cartões eletronicos, viajens, carros Altos volumes Produtos Individual Ag. Publicidade Correios Cyber-espaço Televisão, Revistas Listas de endereços Services On-line Storyboards Bancos de dadoss Servidores, Browsers Mark. Massas Mark. Directo Marketing Interativo Melhor Resultado Comportamento Produtos ppais Mercado Centro de Operações Média Tecnologia Pior Resultado Muda de CanalLixeirasLogoff

9 9 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zInternet é o médio de crescimento mais rápido na historia Publicidade na Web (cont.) Curva de Adoção de vários medios

10 zPublicidade Direcionada (one-to-one) Publicidade na Web (cont.) yO exemplo da Double Click x3M quere publicitar datashows xDC monitora as pessoas que navegam a Web de empressas relacionadas xProcura coincidencias em relação a um banco de dados Potenciais clientes ex professores, univesidades agencias de publicidade xPrepara um dossier ds pessoas, habitos no computador usando cookies xPrepara um anuncio para os data-show xPrepara listas de pessoas com perfis com o que a 3M queria 10

11 11 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zPros da Publicidade na Internet Publicidade na Web (cont.) yPublicidade na Internet é acessada on-demand 24 horas por dia, 365 dias no ano, e custa o mesmo independente da audiência e do local yAcesso principalmente por interesse no conteúdo: - > segementação de mercado yOportunidade para criar um one-to-one direct marketing yMultimídia cria sites mais atrativos

12 12 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI yCustos de distribuição baixos: milhões de consumidores são atingidos ao mesmo custo de atingir um. yAnúncios e conteúdo podem ser atualizados, mudados e complementados rapidamente e economicamente yNavegação lógica clientes acessam quando e onde eles querem e gastam o tempo que eles querem Publicidade na Web (cont.) zPros da Publicidade na Internet

13 13 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Métodos de Publicidade zBanners yBanners estão por todos lados yBanners ativados por palavras chaves yBanners aleatórios yBenefícios xPodem ser customizados conforme a audiência xPodem ser customizados para publicidade one-to-one xUtiliza estratégia de force advertising zTrocas de Banners yLinks diretos entre sites yEscambo de espaço de publicidade

14 14 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zTrocas de Banners ySwapping : nem sempre é possível yEmpresas de trocas de Banners xUma empresa envia um banner xrecebe um credito quando mostra o banner de outra xPode comprar créditos adicionais para mostrar seu banner xEspecificar em que tipo de site o banner será exibido xUsar seu crédito para publicitar em outros sites xA relação de crédito é de 2:1 xExemplo: Link Exchange. Métodos de Publicidade (cont.)

15 15 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zAgencias de publicidade e anúncios pagos yVantagens de usar Banners xPossibilidade de customização à audiência xPossibilidade de focalizar em segmentos de mercado xPublicidade customizada one-to-one xÉ utilizada a estratégia do forced advertising ySplash Screen xCapturam a atenção dos usuários xPromoções xPrincipal vantagem: utilização de multimedia Métodos de Publicidade (cont.)

16 16 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zURL – Yahoo – Licos – Altavista - Cadê yVantagens: xCusto mínimo associado t xEnviar a URL para um site de procura xConhecer o tipo de procura por palavra chave que utiliza yDesvantagens: xMétodos de indexação dos sites é diferente xmeta tags (título – content description) podem ser complicados Métodos de Publicidade (cont.)

17 17 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI z yVários milhões de usuários podem ser atingidos simultaneamente yCompra de endereços de yEnvio de informações a baixo custo yAudiência variada; banco de dados de clientes yProblemas: spamming yApontar a grupos dos que você conhece algo: Universidades, empresas. Métodos de Publicidade (cont.)

18 18 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zChat Rooms yEncontros virtuais yPodem ser adicionados a sites comerciais yAnúncios temáticos: Ex corridas de carro yMais efetivos que os banners yUsados e conexões do tipo one-to-one Métodos de Publicidade (cont.)

19 19 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Estratégias da Publicidade zDesing de Anúncios para Internet yPublicidade deve ter apelo visual yPublicidade deve apontar a grupos específicos ou consumidores individuais yPublicidade deve enfatizar marcas e a imagem da empresa yPublicidade deve ser parte de uma estratégia global de marketing yPublicidade deve estar interligada com o processo de pedidos

20 20 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zDesign de anúncios na Internet: Fatores Importantes Estratégias da Publicidade (cont.) yVelocidade de carregamento de Páginas xGráficos e tabelas devem ser simples. Ver resolução dos monitores. xUsar Thumbnails e icones. yConteúdo comercial xTexto claro e conciso. Um titulo atraente. xA quantidade de informação para registro deve ser mínima.

21 21 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI yEficiência na navegação xLinks bem indicados e precisos são obrigatórios xO sites devem ser compatíveis browsers, software, etc. ySeguridade e Privacidade xDevem asegurar segurança e privacidade xOpções para rejeitar cookies yFoco no Marketing/Cliente xFornecer termos claros de compra, pagamento, entrega, return policy etc. xConfirmação depois da compra (Página e/ou ) Estratégias da Publicidade (cont.) zDesign de anuncios: Considerações importantes

22 22 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zEstratégia Passiva: Pull yClientes visitam um site se este dá conteúdo útil /atractivo e visual bom yModo de publicidade efectivo e económico para clientes potenciais não identificados yPortais como Yahoo, Cadê são uma efectiva ajuda para Publicidade Estratégias da Publicidade (cont.)

23 23 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zEstratégia Ativa: Push Estratégias da Publicidade (cont.) yEnviar s a pessoas afins yObter listas de mail para identificar clientes yA geração de listas é realizada utilizando agentes e cookies, assim como através de questionários (Promoções, gincanas etc.)

24 24 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zAnúncios como uma Commodity Estratégias da Publicidade (cont.) yCyberGold xPagamento direto dos anunciantes aos consumidores que lêem os seus anúncios Consumidores preenchem os questionários CyberGold distribui banners direcionados O leitor do banner, o lê e é pago pelo esforço

25 25 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Implementando as Estrategias zEstratégias de anúncios Customizados yFiltrando informação irrelevante, customizando os anúncios para os clientes yPublicidade One-to-One yEx: PointCast - BackWeb xNoticias e informações personalizadas (Canais) xOs pacotes de conteúdo são entregues na forma de screen savers ou a tempos predeterminados

26 26 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Implementando as Estrategias (cont.) zComparações como médio de Publicidade Banco Dados Produtos Operador Loja A Banco Dados Produtos Operador Loja B Banco Dados Produtos Operador Loja C Coordenador do Meta-Shopping Cliente Meta-Shopping Assitência ao cliente Visita Direta Resumo dos Bancos de Dados

27 27 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Eventos Online, Promoções e Atrações zComo fazer que os anúncios na Web sejam lidos yVários exemplos de promoções: 1.Descontos, camisetas etc. 2.Acesso gratuito. 3.Atendimento por pessoas reais 4.Computadores grátis 5.Pagamentos (Cyber Gold

28 28 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zBenéficos : não é necessário gastar horas procurando informações na Web. É possível ter a informação de interesse diretamente no desk-top. zTrês etapas: yEspecificação do perfil y seleção do conteúdo ybaixar o conteúdo selecionado zExistem 4 tipos de tecnologia push yAuto entrega – ( Down-load depois ) yEntrega agregada ( Similar à TV – Pacotes de Informação ) yEntrega Mediada ( Mediador, que permite escolher a informação a receber ) yEntrega direta Tecnologia Push

29 29 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zPointcasting- (oposto a Broadcast) yAnálogo a customização Maciça yTransmite informação relevante diretamente ao usuário zPush na Intranet yCompanhias usam a tecnologia push para transmitir informações importantes aos seus próprios empregados ou (intranets) e/ou parceiros (extranets) zO Future da Tecnologia Push yDrawback: os requerimentos de bandwidth são grandes Tecnologia Push (cont.)

30 30 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Agentes Inteligentes zCorretagem de Produtos yConhecem o perfil do cliente yAjustam um anúncio ao cliente, ou pergunta se quer receber uma determinada informação yAlerta aos usuários de novos produtos, faz recomendações baseados em escolhas ou compras prévias dos clientes

31 Economia e Eficacia da Publicidade zModelos de exposição (CPM) zClick Through zInteratividade zCompra efetiva zOutros 31 Os pagamentos são baseados em:

32 32 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Catálogos Online zPara vendedores, o objetivo dos catálogos e publicidade e promoção zPara compradores, o objetivo dos catálogos e informar fatos, especificações e preços que permitam realizar comparações zConsistem em bancos de dados de produtos, mecanismos de procura e uma função de apresentação zReplicam os catálogos de papel zMais dinâmicos, customizados e integrados

33 33 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI 1) Apresentação dinâmica da informação yCatálogos Estáticos: O catalogo apresentada os produtos em fotos estáticas e descrição textual. yCatálogos Dinâmicos: Os produtos são apresentados em movimento, RV e sons. 2) Customização yCatálogos prontos: Mesmo catalogo para todos os clientes. yCatálogos Customizados : O conteúdo é mostrado, conforme as caracteristicas dos clientes. Catálogos Online (cont.)

34 34 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI z3) Integração com o processo de negocio yIntegração com pedidos yIntegração com o pagamento eletrônico yIntegração com o workflow interno yIntegração com o estoque yIntegração com fornecedores via extranet yRelação com os catálogos em papel Catálogos Online (cont.)

35 35 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Catálogos Customizados zIdentificar o interesse por determinadas partes do catalogo zFerramentas de procura-comparação para os clientes zPensar na venda!!! yCatálogos com valor agregado yLocalização da informação yClassificação por relevância yPreços, produtos e displays em formatos individualizados zSistemas que identificam automaticamente o perfil dos clientes baseados em visitas passadas

36 36 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Tópicos especiais em Publicidade zPublicitar ou não zQuanto publicitar zAuditar e analisar o trafego na Web zAuto controle do trafego zPadrões da Internet zLocalização

37 37 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI zOs principais participantes na publicidade na Web yAgências de publicidade e desenvolvedores yEncontrar empresas de pesquisas de mercado yMedir o trafego e analisar provedores Tópicos especiais em Publicidade (cont.)

38 38 Fonte: Livro Turban-Lee /PHI Temas de gerencia zFazer Vs. Comprar (Agencias de publicidade) zEncontrar os Sites mais visitados zComprometimento a publicidade na Web zIntegração : Publicidade, Pedidos, outros processos


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