A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECUPERAR A INFORMAÇÃO ELETRÔNICA PELA INTERNET Ursula Blattmann Geisy R.B. Fachin Gregório J. Varvakis Rados Apresentação realizada por Josiane Liebl.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECUPERAR A INFORMAÇÃO ELETRÔNICA PELA INTERNET Ursula Blattmann Geisy R.B. Fachin Gregório J. Varvakis Rados Apresentação realizada por Josiane Liebl."— Transcrição da apresentação:

1 RECUPERAR A INFORMAÇÃO ELETRÔNICA PELA INTERNET Ursula Blattmann Geisy R.B. Fachin Gregório J. Varvakis Rados Apresentação realizada por Josiane Liebl Miranda Disciplina CIN Controle dos Registros do Conhecimento – UFSC – Professora Ursula Blattmann Florianópolis, 01 de setembro de 2004

2 Preocupações dos bibliotecários com relação a avanço dos recursos da tecnologia da informação oriundos da ferramenta Internet: Como se adaptar as tecnologias da informação existentes ? Como se adaptar as tecnologias da informação existentes ? Como adquirir habilidades no manuseio dos recursos (hardware e softwares)? Como adquirir habilidades no manuseio dos recursos (hardware e softwares)? Como distinguir as potencialidades dos recursos em diferentes ambientes? Como distinguir as potencialidades dos recursos em diferentes ambientes? Como pesquisar na Internet? E como obter a informação desejada? Como pesquisar na Internet? E como obter a informação desejada? Onde procurar ajuda para desvendar a sobrecarga informacional: milhões de arquivos de informação em diferentes ambientes? Onde procurar ajuda para desvendar a sobrecarga informacional: milhões de arquivos de informação em diferentes ambientes?

3 Internet a facilidade e rapidez no acesso à informação; a facilidade e rapidez no acesso à informação; a visão de outras realidades culturais; a visão de outras realidades culturais; o aumento da comunicação interpessoal; o aumento da comunicação interpessoal; a maior interação e integração com outros alunos e professores, enriquecendo seus conhecimentos de forma individual e grupal; a maior interação e integração com outros alunos e professores, enriquecendo seus conhecimentos de forma individual e grupal; os ganhos no trabalho cooperativo, com a promoção de um maior intercâmbio; os ganhos no trabalho cooperativo, com a promoção de um maior intercâmbio; a melhoria da comunicação escrita; a melhoria da comunicação escrita; a produção de materiais, como a criação e a construção de documentos hipertexto; a produção de materiais, como a criação e a construção de documentos hipertexto; o aprendizado em diferentes conteúdos, visando um trabalho interdisciplinar. o aprendizado em diferentes conteúdos, visando um trabalho interdisciplinar. Garcia, citado por Paldês (1999), considera vantajoso o uso da Internet em relação aos métodos tradicionais como instrumentos de busca de informação científica e para transmissão do conhecimento produzido, discute alguns benefícios gerados pelas atividades empregando o uso da rede:

4 Internet As tecnologias educacionais favorecem novas formas de acesso à informação, como a navegação hipertextual, busca de informações através de programas de procura, exploração contextual, entre outras. Funcionalmente, um hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, para a aquisição de informações e comunicação (Lévy, 1993).

5 Novas tecnologias e atualização profissional Cada vez mais, cursos, departamentos e associações de classe da área de biblioteconomia tem se preocupado em promover a educação continuada e permanente de profissionais das áreas de biblioteconomia, ciência da informação, documentação e arquivística. As maiores limitações estão condicionadas em acompanhar os avanços constantes de novos equipamentos (upgrade do hardware) e programas (atualizações dos softwares) disponíveis nos mercados que são inseridos nas unidades de informação sob diferentes condições (estratégicas, administrativas, técnicas e operacionais), e os diferentes tipos de serviços e recursos existentes na Internet para a recuperação da informação

6 Como localizar a informação na Web Segundo Rawlins, citado por Franco (1997, p. 62) existem alguns tipos de programas para auxiliar na recuperação de informação: os que procuram, os que organizam e os que selecionam a informação. Conforme publicado pelo Comitê Gestor, a posição do Brasil referente ao número de hosts (servidores), em janeiro de 1999 ocupava o 17° lugar no mundo, com o total de hosts. Enquanto nas Américas, encontra-se em 3° lugar (seguindo Estados Unidos com hosts, e Canadá com hosts).

7 Tabela 1: Diretórios e Mecanismos de busca na WWW brasileira IdentificaçãoEndereço na WWWCaracterísticas Argos Dispõem de mecanismo que vasculha a rede em busca de novas páginas (muito semelhante ao mecanismo BookMarks BookMarks Alternex Search Apresenta as respostas numa escala e ordenando por relevância. Dispõem de diferentes endereços de acesso. O BookMarks é uma ferramenta do Alternex, primeiro provedor comercial do Brasil. Cadastra páginas.br : atualmente com páginas brasileiras indexadas. Cadê? Cadastra páginas enviadas. Índice detalhado dos mecanismos de busca na Internet brasileira: Centro de Informações Internet Brasil A Rede Nacional de Pesquisa - RNP, que possui as informações necessárias aos navegantes brasileiros. Comitê Gestor Internet Brasil O Comitê Gestor da Internet Brasil que tem como principais funções promover o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil assim como coletar e organizar informações sobre os serviços Internet. Inside Web Newshttp://news.iis.com.br/ Para acessar os newsgroups da Internet com facilidade. O Web News do provedor carioca Inside Information System coloca disponível na WWW os cerca de 18 mil newsgroups que podem ser acessados no Brasil. Internet via Embratelhttp://www.embratel.net.br/ Site da Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel. A Embratel é o principal backbone da Internet no Brasil. Prossiga - Como achar? Arrola informações nas áreas de ciência e tecnologia. Possui links para tutoriais sobre busca na Internet e reúne artigos sobre busca na Internet, além de dicas para quem começa buscas na WWW. Radar UOLhttp://www.radaruol.com.br/ O Radar UOL é uma ferramenta do Universo Online. A grande diferença para as outras ferramentas nacionais são as opções que permitem refinar as pesquisas. Surfhttp://www.surf.com.br/ Mecanismo que assumiu as informações cadastradas pelo antigo Yahi ! (versão brasileira do Yahoo!) Apresenta os números de registros, seleciona as páginas por categorias. Zeekhttp://www.zeek.com.br/ Site especializado em educação. Utiliza operadores lógicos na língua portuguesa.

8 Como localizar informação na WEB Uma excelente fonte de referência sobre mecanismos e diretórios de busca elaborada por Carole Leita (1999), compila sites por categorias de temas específicos, apresenta descrição sobre o que se pode encontrar, estando estruturada por: melhores índices de assuntos (25 recursos Internet), melhores índices de assuntos (25 recursos Internet), meta mecanismos de busca (11 recursos Internet), meta mecanismos de busca (11 recursos Internet), melhores mecanismos de busca (16 recursos Internet), melhores mecanismos de busca (16 recursos Internet), outros mecanismos de busca e índices (46 recursos Internet), outros mecanismos de busca e índices (46 recursos Internet), surfando na Internet (39 recursos Internet). surfando na Internet (39 recursos Internet).

9 Mecanismos de busca Spider: Programa que vasculha a Web de link para link, identificando e lendo as páginas. Spider: Programa que vasculha a Web de link para link, identificando e lendo as páginas. Index: base de dados contendo de cada página obtida pelo spider Index: base de dados contendo de cada página obtida pelo spider Mecanismo de busca: Software que possibilita aos usuários consultarem o índice e o qual devolve resultados da busca pela relação numa ordem de relevância. Infoseek é o exemplo de mecanismo de busca. Pode-se obter uma lista completa deste mecanismo na página Search the Internet. Mecanismo de busca: Software que possibilita aos usuários consultarem o índice e o qual devolve resultados da busca pela relação numa ordem de relevância. Infoseek é o exemplo de mecanismo de busca. Pode-se obter uma lista completa deste mecanismo na página Search the Internet. Os mecanismos de busca, são também conhecidos como serviços de busca ou serviços de mecanismos de busca. Isto consiste conforme seus componentes:

10 Tabela 2: Mecanismos de busca internacionais IdentificaçãoEndereço na WWWCaracterísticas AltaVistahttp://altavista.com/ Indexa mais de 140 Milhões de páginas existentes em Servidores, e também 3 Milhões de artigos oriundos de Usenet News Groups Excitehttp://www.excite.com/ Indexa páginas, também pode-se pesquisar recensões de Newsgroups HotBothttp://www.hotbot.com/ Este projeto visa indexar todo o conteúdo em texto de 54 milhões de páginas Web, Usenet news e mailing lists. Isto o tornaria o mais potente mecanismo de busca da Internet. O HotBot suporta a lógica AND/OR/NOT e busca por frases. Ele também suporta buscas cronológicas, por domínio e geográficas, assim como buscas por tipo de mídia tais como Java, VRML e Acrobat. O HotBot é um site público em fase beta que encoraja comentários dos visitantes e relatos de "bugs" do serviço. Infoseekhttp://infoseek.go.com/ Procura páginas WWW, informações do Usenet, sites populares, indexa cerca de 50 milhões de páginas. Northern Light Search com/ Indexa e possibilita navegar nas páginas. Arrola mais de 100 milhões de documentos. Yahoo!http://www.yahoo.com/ Indexa e permite navegar no diretório em suas 1 milhão de páginas cadastradas.

11 Diretórios de pesquisa Um diretório de pesquisa na Web é uma árvore de assuntos ou um diretório de assuntos, isto é, lista de assuntos organizada em categorias. o diretório de assuntos é um serviço que oferece uma coleção de links dos recursos Internet submetidos pelo site, criadores ou avaliadores e organizados em categorias de assuntos (áreas específicas).

12 Tabela 3: Diretórios de pesquisa Identificação Endereço na WWW Características Argus Clearinghouse house.net/ Pesquisa orientada (escolar); cobertura muito seletiva devido critérios específicos; recursos estão em ranking e avaliados; compilado por bibliotecários que são especialistas em assuntos; relativamente uma base de dados pequena. Enclyclopedia Britannica's Internet Guide om/ Arrola assuntos do interesse geral/tópicos educacionais; seletividade média alta -- sites são revisados e reordenados no ranking; compilado pelo pessoal da Encyclopedia Brittanica (especialistas por assuntos); arrola acima de sites. Infomine: Scholarly Internet Resource Collections Pesquisa tópicos a nível universitário; alta seletividade; compilado por bibliotecários; arrola cerca de sites Fonte: Baseado no trabalho de Laura Cohen: Checklist of Internet Research Tips

13 Diferenças entre diretórios e mecanismo de busca A diferença básica é que os diretórios são compilados por pessoas, enquanto os mecanismos de busca são automatizados.

14 Ferramentas de Metabusca Os meta mecanismos de busca realizam pesquisas simultaneamente em diferentes mecanismos de busca. Estes mecanismos não possuem nenhum tipo de bases de dados, ou seja, baseiam-se nos dados de outros mecanismos de busca. Estas ferramentas de pesquisa são utilizados quando se procurar por: Os meta mecanismos de busca realizam pesquisas simultaneamente em diferentes mecanismos de busca. Estes mecanismos não possuem nenhum tipo de bases de dados, ou seja, baseiam-se nos dados de outros mecanismos de busca. Estas ferramentas de pesquisa são utilizados quando se procurar por: um tópico obscuro; um tópico obscuro; não obter resultados em buscas; não obter resultados em buscas; a pesquisa não é complexa; a pesquisa não é complexa; recuperar o maior número de documentos possíveis com uma estrutura de sintaxe, assuntos especiais que possam limitar resultados da busca. recuperar o maior número de documentos possíveis com uma estrutura de sintaxe, assuntos especiais que possam limitar resultados da busca.

15 Tabela 4: Meta mecanismos de busca Tabela 4: Meta mecanismos de busca Identifica ção Endereço na WWWCaracterísticas All4onehttp://all4one.com/ Índice de meta-mecanismos de busca, compila mecanismos de busca. All-in-One Search Page Este site reúne inúmeros localizadores de informação da Net. Além disso, permite que sejam realizadas buscas de arquivos usando as ferramentas Archie e Veronica. Cyber 411http://www.cyber411.com/ Busca simultânea em 16 mecanismos de busca. The Internet Sleuth Indexa mais de bases de dados (muitas destas não são indexadas pelos grandes mecanismos de busca) cobrindo uma variedade imensa de tópicos. Mammahttp://www.mamma.com/ Utiliza 7 mecanismos de busca. Relaciona cerca de 2200 revistas (por categoria) e 900 jornais (por local). Bastante rápido.

16 Tabela 4: Meta mecanismos de busca Tabela 4: Meta mecanismos de busca Northern Light A Northern Light é uma nova forma de organizar o resultado da busca: qualquer procura resulta em duas colunas: "Best Documents" (melhores documentos) do lado direito, e "Custom Search Folders" (Pastas de Procura Refinada) do lado esquerdo. MetaCrawler Em vez de manter uma base de dados própria, ele remete sua pesquisa para outras ferramentas incluindo Lycos, WebCrawlwer, Excite, AltaVista, Yahoo, HotBot e Galaxy. Multimetahttp://www.multimeta.com/ Procura em 10 mecanismos de busca internacionais. 1Blink.com - OneBlink.co m a busca em: Infoseek, AltaVista, HotBot, Alcanseek, Yahoo!, Northern Light, Excite, Lycos, Thunderstone, EuroSeek e Planet Search. Online Language Dictionaries and Translat ors Oferece links para mais de 80 dicionários para tradução de idiomas. ProFusion simultaneamente em 9 mecanismos. Premiado como meta-mecanismo de busca pela revista PC Professionell, n. 12, Search Spaniel Realiza busca em 12 mecanismos.

17 Ferramentas de Metabusca Em termos de Brasil, até o presente momento, foi possível identificar dois meta mecanismos de busca: MetaMiner e MetaBusca ZAZ. Em termos de Brasil, até o presente momento, foi possível identificar dois meta mecanismos de busca: MetaMiner e MetaBusca ZAZ. MetaMiner (http://miner.uol.com.br/), estruturado por diferentes categorias, realiza buscas por palavras- chaves nas principais ferramentas de busca nacionais (Achei, Cadê?, Radar UOL, Surf, Zeek) e internacionais (AltaVista, AOLNetFind, Excite, Hotbot, Infoseek, Lycos, Webcrawler e Yahoo!). MetaMiner (http://miner.uol.com.br/), estruturado por diferentes categorias, realiza buscas por palavras- chaves nas principais ferramentas de busca nacionais (Achei, Cadê?, Radar UOL, Surf, Zeek) e internacionais (AltaVista, AOLNetFind, Excite, Hotbot, Infoseek, Lycos, Webcrawler e Yahoo!).http://miner.uol.com.br/ MetaBusca ZAZ (http://metabusca.zaz.com.br/busca/ metabusca/home.htm), possibilita procurar informações na Internet, pessoas (utiliza as bases de dados das listas telefônicas brasileiras), games, livros e CDs. MetaBusca ZAZ (http://metabusca.zaz.com.br/busca/ metabusca/home.htm), possibilita procurar informações na Internet, pessoas (utiliza as bases de dados das listas telefônicas brasileiras), games, livros e CDs.http://metabusca.zaz.com.br/busca/ metabusca/home.htmhttp://metabusca.zaz.com.br/busca/ metabusca/home.htm

18 Formulação da sintaxe de recuperação É muito importante conhecer os princípios da lógica Booleana ao utilizar um mecanismo de busca na Web e, necessita-se também, conhecer quais as estratégias de busca que cada mecanismo permite realizar. Por exemplo, o espaço entre palavras indicam em alguns mecanismos a opção da lógica Booleana OR (ou), enquanto em outros tem como significado AND (e). Entre as técnicas de pesquisa, existem poderosas ferramentas além das palavras- chave ou lógica booleana, para pesquisar na Web sobre informação detalhada e especifica referente aos competidores.

19 Tabela 5: Delimitações da busca Categorias Tipo de informação desejada Pelo campo Última data modificada, Domínio/Site/URL, Locação Geográfica, Idioma, Imagens, Multimídia & vídeo, Linguagem de Programação, Nomes próprios, Sons, Título Pela lógica de busca Operadores Booleanos, Lógica booleana inteira com o uso dos parenteses, Booleana implícita +/-, Operador Booleano com terminologia padrão, Busca pela proximidade Pelas opções de busca Requisitos estabelecidos pelo usuário, Casos sensíveis, Entruncamento, Entruncamento automático, Busca por conceitos aplicados a sua pesquisa, Sua pesquisa somente em inglês, Tradução de páginas resultantes de busca, ou qualquer texto, para e de idiomas específicos, Frase exata com aspas duplas Maioria das frases com aspas duplas (i.e., frases com stop words tem requirementos especiais), Uma frase exata com formulário padrão de escolha, Maioria de frases com formulário de padrão de escolha(i.e., frases com stop words devem ter outras palavras na frase) Por resultados da busca Resultados agrupados por conceitos e/ou tipo de site Resultados como série de questões para auxiliar na localização de sites(s) relevantes Resultados com base na popularidade, i.e., selecionados por outros buscadores Resultados com base nos lins, i.e., número de links de páginas com alta percentagem de páginas Web Agrupamento de resultados encontrados numa vez por site com a opção de ver todos Pesquisando com resultados Resultados similares aos documentos no resultado existente Controle sobre fatores no ranking de relevância Termos de busca alternativa Questões armazenadas no site e notificação de novos resultados Procurando pela qualidade, tamanho e tipo da Base de dados Base de dados volumosa, e.g., cerca de 110 milhões de arquivos Mecanismos de busca múltipla simultânea com duplicação dos registros removida Usenet newsgroups Base de dados baseada em tópicos Pequenos mas avaliados - diretórios de assuntos Amplo mas não-avaliado - diretório de assuntos

20 Conclusões Conhecer os diferentes aspectos da Internet é essencial para que se possa identificar quais os recursos a serem utilizados na recuperação de determinada informação eletrônica. A utilização de mecanismos e diretórios de busca permitem que o usuário ao formular sua pesquisa possa recuperar diferentes tipos de informação. Cabe lembrar que cada recurso possui limitações, vantagens e desvantagens.


Carregar ppt "RECUPERAR A INFORMAÇÃO ELETRÔNICA PELA INTERNET Ursula Blattmann Geisy R.B. Fachin Gregório J. Varvakis Rados Apresentação realizada por Josiane Liebl."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google