A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Florianópolis, 2006

2 Repertórios do ser humano Cultura e educação: quais as referências pessoais e profissionais? As necessidades de informação no contexto humano. A busca da informação no contexto social, educacional, econômico e político. Como formular uma solicitação específica de informação Necessidade concreta da informação Linguagem natural X Linguagem artificial

3 Uso de fontes de informação Como recuperar determinada informação? Qual a necessidade da informação? Transferência da informação: –O indivíduo busca informação –Expressar sua necessidade –Fontes de informação –Resultado do processo Barreiras : tempo, espaço, acesso, idioma, políticas internas e externas

4 Informação vs suporte & atividades Conjunto de atividades nas bibliotecas digitalfísico Informação como Produto Ad 1 At 2 At 3 At 1 Ad 2 virtual Suporte da informação Ad 3 Av 3 Av 2 Av 1 livro CD-ROM Links At Atividades tradicionais Ad Atividades digitais Av Atividades virtuais Linha da frente Retaguarda

5 Tipos de fontes e recursos informacionais Atlas Biografias Catálogos Catálogos coletivos Dicionários Enciclopédias Guias da literatura Indicadores/Diretórios Índices/Bibliografias/ Resumos Manuais, monografias/ tratados Revisões (reviews) Teses/ dissertações/ relatórios de pesquisa

6 Atitudes no manuseio de fontes de informação Conhecer o acervo Especificar o tipo do documento Caracterizar a forma Identificar conteúdos Conhecer recursos informacionais Obter o perfil da comunidade Identificar as necessidades Aplicar estratégias na recuperação da informação Gerenciar serviços e produtos de informação

7 Características dos recursos informacionais Aplicação de critérios de qualidade na seleção e uso das fontes de informação: –Aspectos da forma, do conteúdo e do processo Disponibilidade e acessibilidade: pronto para uso; localização; custo (direitos autorais) Pertinência e relevância Confiabilidade: clareza, objetividade, precisão, autoridade (citação e referência)

8 Usuários dos recursos informacionais Perfil dos usuários: motivação (atualizar constantemente) Autonomia do usuário Serviços dirigidos Produtos conforme a demanda Inovação Ambiente dinâmico: do tradicional ao virtual

9 Relação no processo de interação Definição específica do usuário Empatia: demonstrar interesse no usuário e na sua questão Ambiente de interação: oportunidade do diálogo com o usuário Delimitações e o atendimento aos requisitos Orientação na citação em referenciar Mediador entre os recursos de informação e a satisfação das necessidades informacionais

10 Critérios em delinear questões de referência Conhecer a natureza da busca de informação Identificar a necessidade Especificar o uso de determinados recursos Reconhecer : saber o que... Para que? Utilizar estratégias de busca : como fazer Definir limites: acervo, tipo de fontes, período de tempo, idiomas, preço, Da recepção ao momento da entrega: procedimentos, técnicas e métodos

11 Comunicação no ambiente: a interatividade no tempo, velocidade e espaço Presencial Telefone Telefax Internet: formulário específico, tutorial, ajuda on-line, Correio tradicional Vídeo, teleconferência, visita virtual...

12 Como realizar um levantamento bibliográfico Tipo de pesquisa : caracterização Clareza na formulação: objeto da pesquisa Estratégias de busca: escolha dos termos, fontes, cobertura Delimitação: quem, o que, quando, como, quanto, por que...

13 Habilidades no manuseio Conhecer os recursos informacionais disponíveis –Características qualitativas do acervo –Saber qual instrumento utilizar em determinado momento –Comunicar a necessidade informacional –Identificar o que se precisa, para que, quando –Ambiente adequado e propicio na recepção do usuário –Relação profissional X relação de pesquisa –Atividades e funções para solucionar questões de referência

14 O ambiente de referência Quais são as informações necessárias para realizar o levantamento de dados? Características do ambiente: pessoas, recursos financeiros (orçamento), equipamentos (instalações físicas), produtos e serviços. Identificar áreas de concentração, pesquisadores, tipos de recursos. Aplicação de critérios de avaliação: alcance da coleção, tratamento dos assuntos, idiomas

15 Atitudes Saber negociar: identificar necessidades, estabelecer prazos, oferecer a informação requerida. Relações humanas: respeito, ética, dignidade, solidariedade, limites no processo de aprendizagem. Conhecer estrutura interna, diagnosticar viabilidades e utilizar recursos existentes. Relações externas, cooperação e união.

16 O fluxo do processo: centrado no usuário Processo de comunicação no processo de referência Recebimento da busca (entrega) Busca da Informação (bibliotecário) Recepção (início) Renegociação Desenvolvimento da estratégia de busca (bibliotecário) Negociação Seleção da resposta Seleção da mensagem

17 VERGARA, Juan Carlos. Uso de las patentes en la práctica de la Vigilancia Tecnológica e Inteligencia Competitiva. PUZZLE, v. 3, n.10, p. 8 Marzo-Abril 2004, ISSN Fases do processo de vigilância e inteligência VI Proteger os resultados I Identificar as necessidades III Analisar, processar e valorizar a informação II Obter A informação IV Difundir os resultados V Usar a informação (decidir)


Carregar ppt "FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google