A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diffie-Hellman Acordo de Chave Compartilhada. Abril de 2006Criptografia de Chave Pública2 Estabelecendo uma Chave Compartilhada Diffie-Hellman, 1976 Acordo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diffie-Hellman Acordo de Chave Compartilhada. Abril de 2006Criptografia de Chave Pública2 Estabelecendo uma Chave Compartilhada Diffie-Hellman, 1976 Acordo."— Transcrição da apresentação:

1 Diffie-Hellman Acordo de Chave Compartilhada

2 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública2 Estabelecendo uma Chave Compartilhada Diffie-Hellman, 1976 Acordo de chave Diffie-Hellman Resolve problema de distribuição de chave simétrica, criando uma chave compartilhada. É preciso encriptar uma chave simétrica de sessão para criar o envelope digital.

3 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública3 Acordo de chave Diffie-Hellman Usa-se para tal, a criptografia de chave pública, para criar o envelope digital. É utilizada a tecnologia de chave pública para gerar a chave de sessão simétrica.

4 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública4 Acordo de Chave Diffie-Hellman Alice e Bob têm que concordar sobre dois grandes números: - p (um número primo) - g (um número pseudo-aleatório) onde (p-1)/2 é também um primo e certas condições se aplicam a g.

5 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública5 Acordo de Diffie-Hellman p é um número primo gerado a partir de um PRNG, sendo verificado se é primo pelo Teste de Fermat. g é um número gerado por um PRNG, que se relaciona bem com o valor de p.

6 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública6 Acordo de Diffie-Hellman Estes números podem ser públicos, assim, qualquer uma das partes pode escolher p e g e dizer ao outro abertamente. Seja Alice gerar, por um PRNG, um número grande (digamos 512 bits), chamado x. Ela guarda x como secreto. Alice tem agora (p, x) que define a chave privada em DH, como em RSA.

7 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública7 Acordo de Diffie-Hellman Alice calcula y = g x mod p. Alice tem, então, um expoente privado x. Alice inicia o protocolo do acordo de chave enviando a Bob uma mensagem contendo (p, g, y). y é um valor transmitido, portanto, público.

8 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública8 Acordo de Diffie-Hellman Bob tem agora um número grande g x mod p (512 bits) definindo a tripla (p, g, g x mod p) a qual é transmitida para Bob, como a chave pública DH de Alice. Bob escolhe um número y secreto. Bob responde enviando a Alice uma mensagem contendo (g y mod p).

9 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública9 Acordo de Diffie-Hellman Alice calcula (g y mod p) x Bob calcula (g x mod p) y Pela lei da aritmética modular, ambos os cálculos resultam em g xy mod p. Alice e Bob, agora compartilham uma chave secreta: g xy mod p

10 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública10 Acordo de Diffie-Hellman g x mod p (p,x) chave privada A L I C E BOBBOB Alice escolhe p, g públicos e x secreto Bob escolhe y secreto chave pública (p, g, g x mod p) g y mod p Alice calcula (g y mod p) x = g xy mod p Bob calcula (g x mod p) y = g xy mod p

11 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública11 Acordo de Chaves Diffie-Hellman O algoritmo não criptografa os dados. Duas partes geram o mesmo segredo e então utilizam para ser uma chave de sessão para uso em um algoritmo simétrico, ou seja, g xy mod p). Este procedimento é chamado Acordo de Chave.

12 Abril de 2006Criptografia de Chave Pública12 O acordo de Diffie-Hellman Dificuldade de quebra do algoritmo: Trudy conhece g e p. Se ela pudesse descobrir x e y, ela descobriria a chave secreta. O problema é que dado (g x mod p) e (g y mod p), ela não pode descobrir x nem y. Nenhum algoritmo é conhecido para computar o módulo de logaritmo discreto de um número primo muito grande.


Carregar ppt "Diffie-Hellman Acordo de Chave Compartilhada. Abril de 2006Criptografia de Chave Pública2 Estabelecendo uma Chave Compartilhada Diffie-Hellman, 1976 Acordo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google