A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE CHAVES PÚBLICAS. Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 2 Problema: Se Alice e Bob não se conhecem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE CHAVES PÚBLICAS. Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 2 Problema: Se Alice e Bob não se conhecem."— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE CHAVES PÚBLICAS

2 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 2 Problema: Se Alice e Bob não se conhecem um ao outro, como eles irão obter as respectivas chaves públicas para iniciar a comunicação entre eles ? Como Alice (Bob) pode ter certeza que está realmente obtendo a chave pública de Bob (Alice) ?

3 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 3 A solução óbvia: Bob coloca sua chave pública na sua página Web. Não funciona !!! Suponha que Alice queira se comunicar com Bob.

4 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 4 Alice, então, precisa pesquisar a chave pública de Bob na página dele. Como ela fará isso? Alice começa por digitar a URL de Bob, em seu navegador.

5 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 5 O navegador pesquisa o endereço DNS da página de Bob e envia ao site Web de Bob, uma solicitação HTTP-GET.

6 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 6 Infelizmente, suponha que Trudy intercepta a solicitação GET e responde a Alice com uma página falsa, fazendo a substituição da chave pública de Bob pela chave pública dela.

7 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 7 Quando Alice envia sua primeira mensagem criptografada, será com E T (a chave pública de Trudy).

8 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 8 Então, é necessário um mecanismo apropriado para que se possa disponibilizar chaves...... Servidor on-line na Internet ?

9 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 9 Só que não pode existir apenas um servidor on-line... rodando 24 horas na Internet...

10 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 10 Dois problemas: Escalabilidade Falha do servidor

11 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 11 Uma Solução para escalabilidade e disponibilidade: Replicação de servidores

12 Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 12 Outra solução: CERTIFICADOS DIGITAIS Um certificado é uma assinatura de uma chave pública junto a alguma informação sobre como essa chave pode ser usada, isto é, como permite ao proprietário emitir certificados. Uma Autoridade Certificadora !


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE CHAVES PÚBLICAS. Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 2 Problema: Se Alice e Bob não se conhecem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google