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Fábio Ferreira Batista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA

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Apresentação em tema: "Fábio Ferreira Batista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Proposta de Modelo de Gestão do Conhecimento (GC) para a Administração Pública Brasileira
Fábio Ferreira Batista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA Florianópolis, SC - 17/11/2011

2 Objetivos da Apresentação
Esclarecer o termo administração pública Entender o porquê de um modelo de GC para a administração pública brasileira (APB) Entender a definição de GC na APB Entender o Modelo de GC para a APB Entender os fatores críticos de sucesso para implementação da GC na APB Apresentar brevemente os outros produtos: Manual de Implementação da GC na APB Instrumento de Avaliação da GC na APB O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Esboço da Apresentação
Por que um Modelo de GC para a APB? Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégicos Viabilizadores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

4 Esboço da Apresentação
Por que um Modelo de GC para a APB? Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégicos Viabilizadores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

5 O que é Administração Pública (AP)?
“Administração pública é o conjunto de entidades que compõem o Estado, voltadas para a prestação de serviços públicos e o atendimento das necessidades do cidadão e da coletividade. É constituída da administração direta e da administração indireta, esta formada por autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sociais. É subdividida em poderes (executivo, legislativo e judiciário) e em esferas (federal, estadual e municipal) (GESPUBLICA, 2007) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

6 Organizações Públicas
Setor Público # Setor Privado: Características Organizações Públicas Organizações Privada Fator condutor Supremacia do interesse público. São obrigadas a dar continuidade à prestação do serviço público Autonomia da vontade privada Orientação Estão sujeitas ao controle social (requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos). Isso implica em: i) garantia de transparência de ações e atos; e ii) institucionalização de canais de participação social. Fortemente orientadas para a preservação e proteção dos interesses corporativos (dirigentes e acionistas). Tratamento dos clientes Não podem fazer acepção de pessoas, devem tratar a todos igualmente (princípio constitucional da impessoalidade) e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

7 Organizações Públicas
Setor Público # Setor Privado: Características Organizações Públicas Organizações Privada Objetivo Buscam gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente. Buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. Recursos São financiadas com recursos públicos, oriundo de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e a produção do bem comum. Financiadas com recursos particulares que têm legítimos interesses capitalistas.

8 Organizações Públicas
Setor Público # Setor Privado: Características Organizações Públicas Organizações Privada Destinatários Cidadãos, sujeitos de direitos, e a sociedade, demandante da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável. Os “clientes” atuais e os potenciais. Partes interessadas Conceito é mais amplo. Inclui os interesses de grupos mais diretamente afetados, mas também o valor final agregado para a sociedade. Conceito mais restrito. Inclui principalmente acionistas, e clientes. Lei Só podem fazer o que a lei permite. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta. Pode fazer tudo que não estiver proibido por lei.

9 Argumento - Premissas Dimensões “Cidadão-Usuário” e “Sociedade” da GC Resultados de GC Inovação e Políticas Públicas Relação entre GC e Iniciativas em Excelência em Gestão

10 Argumento - Conclusão Modelos construídos para o setor privado não são adequados para o setor público porque não consideram as diferenças entre os dois setores nem as premissas apresentadas É necessário construir um modelo genérico, holístico e específico de GC adequado à administração pública brasileira

11 Esboço da Apresentação
Por que um Modelo de GC para a APB? Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégicos Viabilizadores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

12 Modelo IPEA de GC - Antecedentes
Início da elaboração – Setembro de 2011 APP – Atividade de Pesquisa Programada IPEA – EGC/UFSC Objetivos O EGC e o instrumento APP Workshops Procedimentos metodológicos Modelo elaborado para ser aplicado em entidades da administração pública direta e indireta Aspectos considerados Linguagem e conteúdo adaptados à realidade da administração pública brasileira (APB) De fácil compreensão e aplicação na APB Com foco em resultados relevantes para a APB O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 5

13 Modelo IPEA de GC - Propósito
Enfatizar a importância da GC para a excelência em gestão pública Oferecer uma introdução à GC de fácil compreensão Destacar fatores críticos de sucesso na implementação da GC Assessorar as entidades da administração pública brasileira na utilização da GC para alcançar resultados concretos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 6

14 Esboço da Apresentação
Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégicos Aceleradores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 7

15 Definição de GC na APB A Gestão do Conhecimento é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro. 8

16 Definição de GC na APB A Gestão do Conhecimento é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro. 9

17 Esboço da Apresentação
Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégico Aceleradores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 10

18 Cidadão – usuário e Sociedade Missão, Visão e Objetivos Estratégicos
Modelo GC para a Administração Pública Partes Interessadas Viabilizadores Processos de GC Aplicar Identificar Liderança Tecnologia CICLO KDCA RESULTADOS Cidadão – usuário e Sociedade Pessoas Compartilhar Criar Processos Armazenar Missão, Visão e Objetivos Estratégicos

19 Missão, Visão e Objetivos Estratégicos
Modelo de GC para a AP O ponto de partida do Modelo de GC é a visão, a missão e os objetivos estratégicos da organização GC é um meio para alcançar os objetivos da organização Há quatro componentes no modelo Viabilizadores Processos de GC Ciclo de GC (KDCA) Resultados Missão, Visão e Objetivos Estratégicos 12

20 Viabilizadores Os viabilizadores ajudam a viabilizar a implementação da GC com êxito na organização São identificados quatro viabilizadores: Liderança Tecnologia Pessoas Processos Viabilizadores Liderança Tecnologia Pessoas Processos 13

21 Viabilizadores - Liderança
Dirige a implementação da GC na organização Assegura o alinhamento das estratégias e projetos de GC com a missão e a visão da organização Apoia e aloca recursos para a implementação dos projetos de GC 14

22 Viabilizadores - Tecnologia
Acelera o processo de GC por meio de práticas efetivas de GC cujo foco central é a base tecnológica e funcional Práticas como Comunidades Virtuais e outros espaços para trabalho colaborativo viabilizam a participação à distância e em qualquer momento Disponibiliza plataforma para a retenção do conhecimento organizacional 15

23 Viabilizadores - Pessoas
Pessoas são ao mesmo tempo usuários e produtores de conhecimento Elas criam e são donas do capital intelectual Confiança é um pré-requisito para o compartilhamento do conhecimento 16

24 Viabilizadores - Processos
Passos sociais e tecnológicos que aumentam a contribuição do conhecimento na organização Processos sistemáticos e efetivos podem contribuir para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e assegurar a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a publicidade na administração pública 17

25 Processos de GC Está relacionado aos processos de desenvolvimento e conversão do conhecimento Cinco Processos de GC: Identificar Criar Armazenar Compartilhar Aplicar Processos de GC Aplicar Identificar CICLO KDCA Compartilhar Criar Armazenar 18

26 Processos de GC - Identificar
Passo inicial e crucial do processo de GC Conhecimento crítico necessário para desenvolver as competências essenciais da organização é identificado As lacunas de conhecimento na organização são identificadas neste passo 19

27 Processos de GC - Criar Elimina as lacunas de conhecimento por meio da conversão do conhecimento e geração do novo conhecimento Há muitas maneiras de criar conhecimento novo: Nível individual Nível da equipe Nível organizacional 20

28 Processos de GC - Armazenar
Coleta e preservação do conhecimento organizacional Várias formas de armazenamento Conhecimento organizado para permitir recuperação fácil 21

29 Processos de GC - Compartilhar
Troca regular e sustentável de conhecimento Promove aprendizagem contínua para alcançar os objetivos organizacionais Confiança e benefício mútuo promove a cultura de compartilhamento Tecnologia pode ser utilizado para aumentar o compartilhamento 22

30 Processos de GC - Aplicar
A utilização e reutilização do conhecimento na organização Traduz conhecimento em ação Conhecimento só agrega valor quando é usado para melhorar o atendimento à população e a prestação de serviços públicos 23

31 Ciclo de GC – O Ciclo KDCA
Os processos de GC são executados no Ciclo de GC chamado no Modelo de GC para a Administração Pública de Ciclo KDCA Deve ser utilizado na gestão de processos e no gerenciamento de projetos, programas e políticas pública para: Aumentar a eficiência Melhorar a qualidade e a efetividade social Contribuir para a legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência na administração pública Contribuir para o desenvolvimento brasileiro 24

32 Etapas e Atividades do Ciclo KDCA (*)
Caso a meta não tenha sido atingida, a organização corrige eventuais erros no Processo de GC (identificação, criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento Caso a meta tenha sido alcançada, a organização armazena o novo conhecimento, por meio da padronização Identificar o conhecimento relevante para aumentar a eficiência e/ou melhorar a qualidade ou a efetividade social 2. Definir a meta de eficiência/qualidade/efetividade a ser alcançada com o uso do conhecimento. Corrigir ou armazenar Elaborar o Plano de GC 3. Definir o método para identificar e captar (ou criar) o conhecimento 4. Elaborar plano para: i) captar e/ou criar o conhecimento necessário para atingir a meta; ii) compartilhar tal conhecimento para que as pessoas da força de trabalho que irão aplicá-lo possam ter acesso a ele; iii) aplicação do conhecimento Verificar 1. Educar e capacitar 2. Executar o plano de GC 3. Coletar dados e informações e aprender com o processo de girar o ciclo KDCA Executar Verificar se a meta de eficiência / qualidade/ efetividade social foi alcançada Verificar se o plano de GC foi executado conforme previsto (*) Adaptado de BATISTA, Fábio F . Proposta de Modelo de GC com Foco na Qualidade (2008) 25

33 Conhecimento nas pessoas e redes
Ciclo Operacional de GC na AP Conhecimento nas pessoas e redes Conhecimento Captado Aprendendo durante Maior Eficiência Melhor Qualidade e Efetividade Social Legalidade Publicidade Impessoalidade / Moralidade Desenvolvimento Indivíduos & equipes gerenciando: Processos Projetos Políticas públicas Programas e utilizando o Ciclo KDCA Objetivos Usando Conhecimento Resultados Aprendendo antes Aprendendo depois Adaptado do Framework da empresa British Petroleum (BP) 26

34 Resultados Imediatos Aprendizagem e Inovação
O Processo de GC e o Ciclo KDCA viabilizam a aprendizagem e a inovação em todos os níveis da organização Novos processos, produtos, serviços, tecnologias e práticas de gestão pública Incremento da capacidade dinâmica Individual (servidor/funcionário público) da equipe organizacional social RESULTADOS 28

35 Resultados Finais Eficiência Qualidade Efetividade Social Legalidade
Impessoalidade Publicidade Moralidade Desenvolvimento RESULTADOS 29

36 Cidadão – usuário e Sociedade
Partes Interessadas Partes Interessadas Cidadão – usuário Destinatário dos serviços e das ações de Estado de uma organização pública. Pode ser uma pessoa física ou jurídica. Gestão do conhecimento sobre os cidadãos -usuários para atender suas necessidades e expectativas e cumprir a missão organizacional Cidadão – usuário e Sociedade 29

37 Cidadão – usuário e Sociedade
Partes Interessadas Partes Interessadas Sociedade Gestão do conhecimento sobre a sociedade para promover a responsabilidade pública, inclusão social, interação e gestão do impacto da atuação da organização na sociedade Cidadão – usuário e Sociedade 29

38 Cidadão – usuário e Sociedade Missão, Visão e Objetivos Estratégicos
Modelo GC para a Administração Pública Partes Interessadas Viabilizadores Processos de GC Aplicar Identificar Liderança Tecnologia CICLO KDCA RESULTADOS Cidadão – usuário e Sociedade Pessoas Compartilhar Criar Processos Armazenar Missão, Visão e Objetivos Estratégicos

39 Esboço da Apresentação
Antecedentes e Propósito do Modelo Definição de GC na APB Modelo de GC para a APB Principais componentes do Modelo Missão, Visão e Objetivos Estratégicos Aceleradores Processos de GC Ciclo de GC Resultados Outros produtos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 10

40 Método de Implementação da GC - MIGC
1ª ETAPA Diagnosticar 4ª ETAPA Implementar 2ª ETAPA Planejar 3ª ETAPA Desenvolver

41 MIGC Diagnosticar Planejar Desenvolver Implementar Diagnóstico
Elaborar Justificativa Definir Estratégia de GC Identificar Projetos de GC Planejar Estrutura/Práticas/Sensibilização Elaborar Plano de GC MIGC Implementar Projetos Pilotos Desenvolver Avaliação de Resultado Implementar Plano de GC Enfrentar Resistência Implementar Plano de Comunicação Avaliação Contínua

42 Sete Critérios de Avaliação da GC
Critério 1.0: Liderança Critério 2.0: Processos Critério 3.0: Pessoas Critério 4.0: Cidadão-usuário Critério 5.0: Tecnologia Critério 6.0: Processos de GC Critério 7.0: Aprendizagem e Inovação Critério 8.0: Resultados da GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 23

43 Critério 1.0: Liderança em GC
(1) A organização compartilha o Conhecimento, a Visão e a Estratégia de GC fortemente alinhados com a visão, missão e objetivos estratégicos da organização. (2) Arranjos organizacionais foram implantados para formalizar as iniciativas de GC (exemplos: Uma unidade central de coordenação da gestão da informação/conhecimento; Gestor Chefe de Gestão da Informação/Conhecimento; Equipes de Melhoria da Qualidade; Comunidades de Prática; e Redes de Conhecimento). (3) Recursos financeiros são alocados nas iniciativas de GC. (4) A organização tem uma política de proteção do conhecimento (exemplos: direitos autorais, patentes e segurança do conhecimento).

44 Critério 1.0: Liderança em GC
(6) A alta administração e as chefias intermediárias servem de modelo ao colocar em prática os valores de compartilhamento do conhecimento e de trabalho colaborativo. Eles passam mais tempo disseminando informação para suas equipes e facilitando o fluxo horizontal de informação entre suas equipes e equipes de outros departamentos/divisões/unidades. (7) A alta administração e as chefias intermediárias promove, reconhecem e recompensam a melhoria do desempenho, o aprendizado individual e organizacional, o compartilhamento de conhecimento e a criação do conhecimento e inovação. (8) A organização tem uma política de proteção do conhecimento (exemplos: direitos autorais, patentes e segurança do conhecimento).

45 Resumo O Modelo contempla uma introdução de fácil compreensão da GC na Administração Pública (AP) Destaca fatores críticos para o sucesso da implementação da GC na AP Aprendizagem individual é o fundamento do desenvolvimento da capacidade, mas a aprendizagem da equipe e da organização por meio da colaboração e compartilhamento do conhecimento tem um impacto maior no alcance dos objetivos organizacionais 31

46 Modelo de GC para a Administração Pública Brasileira

47 Fábio Ferreira Batista
Obrigado! Fábio Ferreira Batista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DIDES) SBS Quadra 01 Bloco J, Ed. BNDES, Sala 614 Brasília, DF O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 32


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