A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ir p/ primeira página Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Disciplina: Educação Física Série: 1ª série do Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ir p/ primeira página Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Disciplina: Educação Física Série: 1ª série do Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Ir p/ primeira página Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Disciplina: Educação Física Série: 1ª série do Ensino Médio n Equipe: n Fernanda Maria n Carlos n Débora

2 Ir p/ primeira página ACADEMIAS DE GINÁSTICA VIVEM FASE "HIGH-TECH" A febre do bem estar físico...

3 Ir p/ primeira página Introdução n O Avanço das Academias com a Tecnologia u Até o início dos anos 70, academia era freqüentada por homens e a atividade oferecida era quase sempre a musculação. u Academia era sinônimo de homem forte. Hoje a mesma muscula ç ão come ç a a receber outro nome: exerc í cios resistidos. u A febre do bem estar f í sico invadindo as academias iniciou-se nos anos 80. Nascia assim o embrião da gin á stica aer ó bica com movimentos ainda suaves originados na dan ç a.

4 Ir p/ primeira página Introdução n O Avanço das Academias com a Tecnologia u Ao ar livre crescia a febre das corridas, trazidas para dentro das academias com o desenvolvimento de esteiras el é tricas com in ú meros recursos que simulam at é treinamentos intervalados. u A gin á stica aer ó bica foi a respons á vel pela invasão das mulheres nas academias. u Se nos anos 70 a academia era um estabelecimento simples, hoje cresce o n ú mero as "megas academias" oferecendo as mais variadas atividades corporais. Uma esp é cie de "tem tudo" e uma ó tima fonte de renda. A atividade de maior aderência, tanto entre os homens como as mulheres continua a ser a muscula ç ão, dados evidenciados pelo prof. F á bio Saba no livro de sua autoria "Aderência à pr á tica do exerc í cio f í sico em academias".

5 Ir p/ primeira página A FASE HIGH-TECH n Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os aparelhos eletrônicos e com design especial ganham cada vez mais adeptos nas academias, dividindo espaço com os conhecidos colchonetes, pesos e barras de sustentação. n Os painéis computadorizados e a aparência futurista podem assustar os malhadores de primeira viagem. Apesar de seus recursos modernos, porém, esses aparelhos não são difíceis de utilizar.

6 Ir p/ primeira página A FASE HIGH-TECH n A modernização das academias é inevitável. Para ele, a tecnologia não só facilitou a vida dos alunos e dos professores, como trouxe uma série de benefícios à saúde dos praticantes. n Além de provocar menos impacto sobre as articulações do corpo, os equipamentos modernos garantem movimentos mais equilibrados, que oferecem riscos menores à saúde. n Apesar de os novos aparelhos oferecerem tantas vantagens, quem não está acostumado com eles deve resistir à tentação de experimentá-los por conta própria. Para evitar tropeços mais sérios, a saída é consultar o professor.

7 Ir p/ primeira página Malhação ao gosto do Freguês n De forró a iôga; de natação a surf na piscina, as academias montam aulas que têm a cara do freqüentador e que atraem novos alunos. n As academias, que sempre estão em busca de um público cada vez mais diversificado, criam aulas para estes freqüentadores ávidos por novas modalidades, que fujam da monotonia e supram as necessidades específicas de cada um. Hoje, dá para surfar em piscina coberta e lutar sem estar em cima de um ringue. Os portadores de deficiência física e mental também encontram academias que já criaram aulas especiais e adaptaram suas instalações.

8 Ir p/ primeira página Tecnologia dá mais emoção aos aparelhos n Regulam o tipo de exercício, controlam o tempo e a velocidade, fazem cálculo do gasto calórico, detectam a freqüência cardíaca e simulam ambientes. Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os aparelhos, com design especial, ganham cada vez mais adeptos, dividindo espaço com os colchonetes, pesos e barras de sustentação. n Apesar dos painéis computadorizados e dos recursos modernos, os aparelhos não são difíceis de serem usados. Eles possuem programas com objetivos variados e planos com diferentes graus de dificuldade, o que possibilita maior interatividade com a máquina. O bom disso é que o professor ou personal trainer pode dar mais atenção ao aluno, ao invés de estar preocupado em preparar o aparelho a ser utilizado. Agora, com poucas orientações o próprio aluno determina o exercício.

9 Ir p/ primeira página Programa eletrônico usado nas academias controla exercícios n Além da garrafinha com água, muitas pessoas não entram mais na sala de musculação sem uma pequena chave. Nela, está gravado o programa de exercícios estipulado pelo professor. u Ela funciona como um disquete para computador: ao ser introduzida nos equipamentos, a chave faz com que eles funcionem de acordo com o roteiro criado especialmente para aquele aluno. u Com o novo sistema, é bem mais difícil fazer corpo mole. Ao usar a chave, o aluno permite que o programa registre todos os exercícios que ele praticou e também aqueles que ele "pulou". u Esse programa de computador substitui as antigas fichas que precisavam ser atualizadas manualmente depois de cada sessão de musculação do aluno.

10 Ir p/ primeira página CONCLUSÃO n Treinadores e atletas estão sempre se empenhando para alcançar a performance máxima. A tecnologia eletrônica moderna, particularmente a Internet e a comunicação digital multiuso de alta velocidade, torna possível para treinadores e atletas obter, analisar e integrar informações e recursos de maneira eficiente e efetiva para aperfeiçoar o treinamento, a tomada de decisões e as colaborações. n Novos desenvolvimentos na pesquisa laboratorial permitem aos atletas experimentar simulações através do uso da realidade virtual e da análise de vídeo games, o que pode inclusive melhorar sua performance.

11 Ir p/ primeira página Principais aparelhos Esta máquina evita as compressões vertebrais. Panturilha Sentado Leg Press 50 Esta máquina solicita toda musculatura das articulações

12 Ir p/ primeira página Agachamento Placa de tamanho razoável para os pés, ajustável. Flexão Horizontal

13 Ir p/ primeira página Leg Sleed Flexão e Extensão Cooper Flex

14 Ir p/ primeira página Bicicleta Estacionária Peck Deck

15 Ir p/ primeira página Cross Over Iron Board

16 Ir p/ primeira página Máquina Escoot Abdutor

17 Ir p/ primeira página Flexão Extensão c/ anilhas Alfa Centauro 03

18 Ir p/ primeira página


Carregar ppt "Ir p/ primeira página Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Disciplina: Educação Física Série: 1ª série do Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google