A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe: Fernanda Maria Carlos Débora

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe: Fernanda Maria Carlos Débora"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe: Fernanda Maria Carlos Débora
Unidade de Ponta Grossa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Disciplina: Educação Física Série: 1ª série do Ensino Médio Equipe: Fernanda Maria Carlos Débora

2 ACADEMIAS DE GINÁSTICA VIVEM FASE "HIGH-TECH"
A febre do bem estar físico...

3 Introdução O Avanço das Academias com a Tecnologia
Até o início dos anos 70, academia era freqüentada por homens e a atividade oferecida era quase sempre a musculação. Academia era sinônimo de homem forte. Hoje a mesma musculação começa a receber outro nome: exercícios resistidos. A febre do bem estar físico invadindo as academias iniciou-se nos anos 80. Nascia assim o embrião da ginástica aeróbica com movimentos ainda suaves originados na dança.

4 Introdução O Avanço das Academias com a Tecnologia
Ao ar livre crescia a febre das corridas, trazidas para dentro das academias com o desenvolvimento de esteiras elétricas com inúmeros recursos que simulam até treinamentos intervalados. A ginástica aeróbica foi a responsável pela invasão das mulheres nas academias. Se nos anos 70 a academia era um estabelecimento simples, hoje cresce o número as "megas academias" oferecendo as mais variadas atividades corporais. Uma espécie de "tem tudo" e uma ótima fonte de renda. A atividade de maior aderência, tanto entre os homens como as mulheres continua a ser a musculação, dados evidenciados pelo prof. Fábio Saba no livro de sua autoria "Aderência à prática do exercício físico em academias".

5 A FASE “HIGH-TECH” Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os aparelhos eletrônicos e com design especial ganham cada vez mais adeptos nas academias, dividindo espaço com os conhecidos colchonetes, pesos e barras de sustentação. Os painéis computadorizados e a aparência futurista podem assustar os malhadores de primeira viagem. Apesar de seus recursos modernos, porém, esses aparelhos não são difíceis de utilizar.

6 A FASE “HIGH-TECH” A modernização das academias é inevitável. Para ele, a tecnologia não só facilitou a vida dos alunos e dos professores, como trouxe uma série de benefícios à saúde dos praticantes. Além de provocar menos impacto sobre as articulações do corpo, os equipamentos modernos garantem movimentos mais equilibrados, que oferecem riscos menores à saúde. Apesar de os novos aparelhos oferecerem tantas vantagens, quem não está acostumado com eles deve resistir à tentação de experimentá-los por conta própria. Para evitar tropeços mais sérios, a saída é consultar o professor.

7 Malhação ao gosto do Freguês
De forró a iôga; de natação a surf na piscina, as academias montam aulas que têm a “cara” do freqüentador e que atraem novos alunos. As academias, que sempre estão em busca de um público cada vez mais diversificado, criam aulas para estes freqüentadores ávidos por novas modalidades, que fujam da monotonia e supram as necessidades específicas de cada um. Hoje, dá para surfar em piscina coberta e lutar sem estar em cima de um ringue. Os portadores de deficiência física e mental também encontram academias que já criaram aulas especiais e adaptaram suas instalações.

8 Tecnologia dá mais emoção aos aparelhos
Regulam o tipo de exercício, controlam o tempo e a velocidade, fazem cálculo do gasto calórico, detectam a freqüência cardíaca e simulam ambientes. Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os aparelhos, com design especial, ganham cada vez mais adeptos, dividindo espaço com os colchonetes, pesos e barras de sustentação. Apesar dos painéis computadorizados e dos recursos modernos, os aparelhos não são difíceis de serem usados. Eles possuem programas com objetivos variados e planos com diferentes graus de dificuldade, o que possibilita maior interatividade com a máquina. O bom disso é que o professor ou personal trainer pode dar mais atenção ao aluno, ao invés de estar preocupado em preparar o aparelho a ser utilizado. Agora, com poucas orientações o próprio aluno determina o exercício.

9 Programa eletrônico usado nas academias controla exercícios
Além da garrafinha com água, muitas pessoas não entram mais na sala de musculação sem uma pequena chave. Nela, está gravado o programa de exercícios estipulado pelo professor. Ela funciona como um disquete para computador: ao ser introduzida nos equipamentos, a chave faz com que eles funcionem de acordo com o roteiro criado especialmente para aquele aluno. Com o novo sistema, é bem mais difícil fazer corpo mole. Ao usar a chave, o aluno permite que o programa registre todos os exercícios que ele praticou e também aqueles que ele "pulou". Esse programa de computador substitui as antigas fichas que precisavam ser atualizadas manualmente depois de cada sessão de musculação do aluno.

10 CONCLUSÃO Treinadores e atletas estão sempre se empenhando para alcançar a performance máxima. A tecnologia eletrônica moderna, particularmente a Internet e a comunicação digital multiuso de alta velocidade, torna possível para treinadores e atletas obter, analisar e integrar informações e recursos de maneira eficiente e efetiva para aperfeiçoar o treinamento, a tomada de decisões e as colaborações. Novos desenvolvimentos na pesquisa laboratorial permitem aos atletas experimentar simulações através do uso da realidade virtual e da análise de vídeo games, o que pode inclusive melhorar sua performance.

11 Leg Press 50 Esta máquina solicita toda musculatura das articulações
Principais aparelhos Panturilha Sentado Esta máquina evita as compressões vertebrais. Leg Press 50 Esta máquina solicita toda musculatura das articulações

12 Agachamento Placa de tamanho razoável para os pés, ajustável.
Flexão Horizontal

13 Leg Sleed Flexão e Extensão Cooper Flex

14 Bicicleta Estacionária
Peck Deck

15 Cross Over Iron Board

16 Máquina Escoot Abdutor

17 Flexão Extensão c/ anilhas
Alfa Centauro 03

18


Carregar ppt "Equipe: Fernanda Maria Carlos Débora"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google