A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E STUDO DE C ASO P roposta de Intervenção Pedagógica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E STUDO DE C ASO P roposta de Intervenção Pedagógica."— Transcrição da apresentação:

1 E STUDO DE C ASO P roposta de Intervenção Pedagógica

2 ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA

3 1.1. P ESQUISA D IAGNÓSTICA : Caracterização da PNE: A aluna Raquel Vitória Rodrigues de Almeida, tem 8 anos, estuda o 3º ano no turno vespertino na Escola Municipal São João Batista em Turmalina, no contra turno estuda na APAE. Possui deficiência física (mielomerningocele Tóraco lombar). Nasceu de parto normal, pesava 3.600g.Com 1 mês de nascida foi para BH e passou por 3 cirurgias na coluna, além de colocar uma válvula na cabeça.Tem facilidades para cantar, todas as apresentações da turma no pátio baila o tempo todo com o membro superior. Apresenta muita dificuldade motora e cognitiva, ainda não sabe escrever o nome, não reconhece letras e números. Fase da psicogênese que se encontra, garatuja(só rabisco).

4 1.2. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Como a coordenação motora da aluna apresenta comprometimento, planejei como Proposta de Intervenção Pedagógica um Áudio-livro, pois a PNEs poderá participar usando e valorizando a voz, no processo ensino x aprendizagem. Tendo em vista o objetivo de trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a auto-estima e despertar o interesse da educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente. Materiais usados na execução do Áudio-livro : Recursos humanos, computador instalado o programa, livros, objetos para fazer os efeitos e músicas.

5 1.3. EXECUÇÃO DA PROPOSTA: A princípio convidei um outro PNEs para nos ajudar, coloquei o Áudio-livro que fiz e juntos identificamos vozes, efeitos e personagens. A história a ser trabalhada foi lida por mim e dividimos as tarefas de acordo com cada personagem. Foi surpreendente o comportamento dos alunos, pareciam está em um estúdio.

6 1.4. A VALIAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Em linhas gerais considerando as estratégias pedagógicas de intervenção, o desempenho dos alunos foi mais satisfatório do que os desempenhos diários em sala de aula. Demonstraram seriedade e comprometimento no ensaio, ao término percebi que a auto- estima deles mais elevada. Pena que ficou só no ensaio, não houve tempo necessário para a finalização do trabalho. Terminaremos logo após o feriado.

7 1.5. CONCLUSÃO E ENCAMINHAMENTOS: Conclui-se que os objetivos não foram atingidos em totalidade, pois ficamos só nos ensaios que emanam muito tempo.Mas deu para perceber que a proposta de intervenção foi valiosíssima, os meninos saíram da rotina de sala de aula e começaram a realizar atividades prazerosas. Vou fazer uma alteração nesta proposta de trabalho, ao invés de colocar só PNEs colocarei outros alunos ditos normais, a proposta é inclusão e não exclusão.

8 "AMAR É DESCOBRIR QUE A DEFICIÊNCIA DO PRÓXIMO, FAZ PARTE DO PERFEITO MOSAICO HUMANO."

9 A VERDADEIRA DEFICIÊNCIA É AQUELA QUE PRENDE O SER HUMANO POR DENTRO E NÃO POR FORA, POIS ATÉ OS INCAPACITADOS DE ANDAR PODEM SER LIVRES PARA VOAR. FIM !


Carregar ppt "E STUDO DE C ASO P roposta de Intervenção Pedagógica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google