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CATEGORIA EDUCACIONAL

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Apresentação em tema: "CATEGORIA EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CATEGORIA EDUCACIONAL
* TIPOS DE COMPETÊNCIA CATEGORIA EDUCACIONAL Ambiente de utilização - escola, faculdade, treinamento, outro; Faixa etária - idade do usuário final esperado; Descrição - comentários sobre como esse objeto deve ser usado. *Competência - Este metadado define os tipos de competências que um objeto de aprendizagem tem potencial para desenvolver através do conteúdo e atividades propostas neste recurso. Parte-se da definição que competência é formada por conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) aplicada em um determinado contexto com o objetivo de resolver problemas ou lidar com novidades e imprevistos. * O metadado competência e os tipos de competências foram desenvolvidos pelo NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicado a Educação) da UFRGS sob orientação da Prof. Dr. Patricia Alejandra Behar, através de estudos do grupo interdisciplinar com foco nas competências, na educação e na tecnologia.

2 FLUÊNCIA DIGITAL Está ligada à utilização da tecnologia de modo que o sujeito sinta-se digitalmente ativo/participante dos avanços tecnológicos. A fluência possibilita não só o uso, mas também a criação e produção de conteúdos/ materiais. Exemplo - CHA C: saber: conhecimento teórico/tecnológico sobre as ferramentas. H: saber fazer: mexer, buscar, selecionar, produzir. A: ser: iniciativa para buscar inovações e sempre se manter atualizado.

3 2. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
É fundamentada na empatia, na mediação pedagógica, na facilitação nos processos de ensino e de aprendizagem, na cooperação, na transparência, no foco ao ser humano, além de adequado relacionamento com os parceiros. Exemplo - CHA C: saber: como se comportar, regras de etiquetas, normas sociais. H: saber fazer: comportar-se, como agir dentro das normas. A: ser: Aberto a trocas, empático, receptivo, colocar-se no lugar do outro.

4 3. ORGANIZAÇÃO Relaciona-se com a ordenação, estruturação e sistematização de atividades, materiais e grupos. Exemplo - CHA C: saber: Ter autoconhecimento, planejar, conhecer os prazos. H: saber fazer: criar estratégias, sistematizar, ordenar e classificar. A: ser: Engajamento, envolvimento, proatividade, tomada de decisões, persistência.

5 4. PLANEJAMENTO Baseada no estabelecimento de prioridades, metas e objetivos. Em educação, considera-se também as condições necessárias para criar situações e aplicar estratégias de aprendizagem. Exemplo - CHA C: saber: Tipos de planejamento, contexto, potencialidades, fragilidades, público (se houver). H: saber fazer: Sistematizar, avaliar, analisar. A: ser: Proatividade, objetividade, metódica.

6 . 5. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO É pautada no cumprimento da agenda, conciliar atividades de compromissos para a gestão das atividades, atingindo as prioridades, metas e objetivos. Exemplo - CHA C: saber: Prazos, formas de organização, autoconhecimento. H: saber fazer: utilizar o tempo de forma eficiente, dar limites, estabelecer prazos, delimitar prioridades, ordenar as ações, identificar objetivos, A: ser: Proatividade, objetividade, focado

7 6. CAPACIDADE DE MOTIVAR O OUTRO E A SI
Estabelece as condições para manter a motivação entre pares e consigo mesmo, sendo um facilitador dos processos. Da mesma forma, ser capaz de acolher as dificuldades do outro incentivando-o a permanecer e concluir uma atividade, sendo ativo e participativo. Ser capaz de lidar com as próprias dificuldades. Exemplo - CHA C: saber: Autoconhecimento, conhecimento sobre o outro, mecanismos motivacionais. H: saber fazer: Discernir, criticar, analisar, enfrentar obstáculos. A: ser: Autoestima, autoconfiança, disposição, participativo, engajamento, acolhimento.

8 7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
É focada nas condições para compreender o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno, a fim de colaborar ou avaliar as atividades propostas. Exemplo - CHA C: saber: Conhecer as necessidades de aprendizagem, conhecer o processo de aprendizagem, formas de avaliação, público/grupo de alunos. H: saber fazer: Analisar o processo de aprendizagem, sistematizar atividades, mediar, levar em consideração as particularidades. A: ser: Autocontrole, criticidade, atualizar-se, acolhimento.

9 8. COMUNICAÇÃO Está fundamentada na clareza e na objetividade da expressão oral, gestual e escrita. Exemplo - CHA C: saber: Norma culta da língua, compreender regras de comportamento, formas de comunicação, público/receptores H: saber fazer: Escrita de forma clara, objetiva e coerente, interpretar mensagens recebidas, como impostar a voz, articular as palavras, usar vocabulário adequado. A: ser: Expressivo, empático, cauteloso, articulado.

10 9. REFLEXÃO Está baseada na abstração para refletir e analisar criticamente situações, atividades, modos de agir. Exemplo - CHA C: saber: Conhecer o objeto em questão, os diferentes aspectos. H: saber fazer: Analisar, interpretar dados/fatos/situações. A: ser: Proativo, crítico, ponderado, ter autodidaxia, ter autocontrole.

11 10. DIDÁTICA Revela-se na ação dos professores. Considera-se como a reflexão sistemática da prática pedagógica. Pressupõe a ação educativa numa sociedade historicamente determinada; Capacidade de seleção e aplicação de procedimentos, métodos, técnicas e recursos aos conteúdos, através da determinação de objetivos e finalidades pedagógicas. Exemplo - CHA C: saber: Conhecimentos científicos e metodologias de ensino diversificadas; aplicação de tecnologias na educação e “saber como aplicar com finalidade pedagógica”; bem como conhecer os diferentes contextos educacionais, estrutura educacional. H: saber fazer: Fazer e refazer sua prática de modo crítico e criativo; Estabelecer a relação entre experiência do aluno e conhecimento teórico/científico; Planejar as atividades docentes, levando com consideração o perfil e os estilos de aprendizagem dos alunos; Interpretar dados e informações buscando mediar o processo de ensino e aprendizagem, Dominar a sala de aula. A: ser: Reflexivo, Proativo, crítico, responsável, autônomo, acolhedor, mobilizador.

12 11. TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe contempla as relações intra e interpessoal, as quais permitem ao sujeito expressar e comunicar, de modo adequado, seus sentimentos, desejos, opiniões e expectativas. Além disso, evidenciam condutas interpessoais, destreza para interagir com outras pessoas de forma socialmente aceitável e valorizada, podendo, assim, trazer benefícios aos participantes nos momentos de interação. Esses elementos podem, ainda, ser complementados sob a ótica afetiva. Isso porque a complexidade das relações sociais também requer a capacidade de perceber e fazer distinções no humor, nas intenções, nas motivações e nos sentimentos de outras pessoas. Exemplo - CHA C: saber: Tipos de equipes, saber parcial das áreas que compõe a equipe, H: saber fazer: Adequar ações intra e interpessoal, criar estratégias, articular a comunicação com os sujeitos. Identificar perfil e necessidades da equipe em que está inserido, saber trabalhar em clima de equidade, articular conflitos, negociar, comunicar, colaborar, cooperar, ser capaz de se adaptar a situações novas, conduzir diferentes situações. A: ser: Preocupar-se em alcançar os objetivos comuns à equipe, flexível, aberto a críticas e sugestões, ouvir o outro, colaborativo, cooperativo.

13 12. DAR E RECEBER FEEDBACK Leitura e compreensão da(s) ação(ões) ou da(s) mensagem(ns) emitida(s) por outro, dando retorno ao emissor de forma respeitosa e adequada ao contexto da ação ou mensagem, como também compreender e aceitar o retorno de outro sobre sua(s) ação(ões) ou mensagem(ns). No caso do contexto educacional, trata-se da leitura e compreensão do trabalho do aluno apresentado presencialmente ou a distância, de postagens de mensagens nas ferramentas de interação dos recursos digitais, entre outras possibilidades, dando retorno de forma acolhedora e respeitosa diante do processo de aprendizagem, bem como alunos, monitores/tutores e professores recebendo o feedback de modo a compreender e aceitar o retorno do outro sobre sua atuação. Exemplo - CHA C: saber: Sobre processo de aprendizagem, contexto de ação/conhecimentos envolvidos, público, conhecimentos científicos, normas de escrita, regras de etiqueta. H: saber fazer: Como realizar o feedback (ex.: uso da técnica do "sanduíche"), usar o vocabulário adequadamente. A: saber ser: Acolhedor, aberto, respeitoso, responsável.

14 13. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA Condições para incentivar e mobilizar as trocas entre os alunos, organizar grupos, orientar ações, problematizar posicionamentos e entendimentos sobre o conteúdo em questão, administrar conflitos, realizar negociações, tendo por objetivo aproximar os alunos do conteúdo de forma ativa e coletiva, visando a construção de conhecimentos. Exemplo - CHA C: saber: Processo de aprendizagem/construção de conhecimento, dinâmicas dos grupos, didática, pedagogia da pergunta. H: saber fazer: Como realizar as intervenções descritas na competência. A: Saber ser: Respeitoso, acolhedor, responsável, atento, pró-ativo, flexível.

15 14. Autonomia Para Piaget autonomia significa ser governado por si mesmo. É o oposto de heteronomia, que significa que uma pessoa é governada por outra pessoa. Exemplo - CHA C: saber: Normas sociais e culturais, valores morais, conhecimentos sobre ética. H: saber fazer: Analisar, interpretar dados e situações, realizar escolhas complexas, antecipar situações, selecionar, sistematizar, relacionar, interpretar dados e informações, tomar decisões. A: ser: Autocontrole, responsável, autocrítico, proativo, compromissado e ético.


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