A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificar os Princípios da Contração Muscular Músculos são as unidades contráteis da estrutura corporal. São as estruturas responsáveis pelo movimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificar os Princípios da Contração Muscular Músculos são as unidades contráteis da estrutura corporal. São as estruturas responsáveis pelo movimento."— Transcrição da apresentação:

1 Identificar os Princípios da Contração Muscular Músculos são as unidades contráteis da estrutura corporal. São as estruturas responsáveis pelo movimento que executamos durante toda e qualquer atividade motora. No corpo humano existem três tipos de músculos: Liso, Estriado e Cardíaco

2 Músculo Liso Esse tipo de músculo, se contrai em resposta a impulsos nervosos de uma parte do sistema nervoso não controlado pela vontade. (involuntário) Ex: Aparelho circulatório ( O seu funcionamento não causa percepção consciente.

3 Músculo Cardíaco O tecido muscular cardíaco se assemelha ao músculo liso por serem as suas contrações influenciadas pela parte do sistema nervoso relacionada com funções mais automáticas e involuntárias.

4 Músculo Esquelético Os órgãos anatômicos chamados músculos estão sob controle da vontade, embora sua função possa tornar-se semi-automática com a repetição e com o treino. São esses músculos que realizam os movimentos do corpo humano.

5 Contração Muscular A contração muscular corresponde a um encurtamento das fibras musculares como resposta a um estímulo nervoso. Há dois tipos de contração muscular: Isométrica e Isotônica

6 ISOMÉTRICAS: É a contração que não provoca movimento ou deslocamento articular, sendo que o músculo exerce um trabalho estático. Não há alteração no comprimento do músculo, mas sim um aumento na tensão máxima do mesmo.

7 ISOTÔNICA: Também conhecida como contração dinâmica, é a contração muscular que provoca um movimento. Há alteração do comprimento do músculo sem alterar sua tensão máxima. Possui alto consumo calórico e geralmente é de rápida duração. A contração isotônica divide-se em dois tipos:

8 CONCÊNTRICA Ocorre quando ao realizar um movimento o músculo aproxima suas inserções provocando seu encurtamento provocando tensão. EXCÊNTRICA Ocorre quando ao realizar um movimento o músculo alonga-se, ou seja, as inserções se afastam, provocando seu aumento no comprimento.

9 Que tipo de contração está acontecendo na figura ao lado? Isométrica ou Isotônica? Porque? Identifique que tipo de contração o atleta está realizando; Concêntrica: Quando o músculo encurta e desenvolve tensão ou Excêntrica: Envolve o desenvolvimento de tensão enquanto o músculo está sendo estendido.


Carregar ppt "Identificar os Princípios da Contração Muscular Músculos são as unidades contráteis da estrutura corporal. São as estruturas responsáveis pelo movimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google