A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia."— Transcrição da apresentação:

1 alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia

2 ADJETIVO Definição: é toda e qualquer palavra variável que junto de um substantivo, indica qualidade, defeito, estado ou condição. Ex: homem bom, moço perverso, casa suja, velho amigo. Definição: é toda e qualquer palavra variável que junto de um substantivo, indica qualidade, defeito, estado ou condição. Ex: homem bom, moço perverso, casa suja, velho amigo.

3 FLEXÃO DO ADJETIVO O adjetivo pode flexionar-se em gênero, número e grau. Gênero lindo – linda espaçoso – espaçosa chinês – chinesa exercício fácil – leitura fácil europeu – europeia chorão – chorona mau – má

4 FLEXÃO DO ADJETIVO Número mulher feliz – mulheres felizes papel azul – papéis azuis Grau comparativo superlativo

5 Comparativo de igualdade: tão + adjetivo + quanto/como O filho é tão curioso quanto o pai. de superioridade: mais + adjetivo + (do) que O filho é mais curioso que o pai. de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que O filho é menos curioso que o pai.

6 Superlativo Absoluto: sintético - amicíssimo, paupérrimo analítico - muito amigo, bastante pobre Relativo: de superioridade - o mais estudioso de inferioridade - o menos estudioso

7 EXERCÍCIOS Leia o texto: Flutuando sobre a água A flor magnífica do nenúfar branco abre-se em pleno sol e fecha-se à tarde. Flutua entre suas folhas brilhantes nas águas calmas da Europa e da Ásia. Também é chamada ninfeia, do nome da divindade antiga que habitava as águas. As flores do nenúfar amarelo exalam um perfume forte. A sagitária gosta de solos limosos. A íris dos charcos cresce em águas pouco profundas, nas margens dos rios.

8 1) Leia o texto em voz alta, eliminando as palavras em destaque. O que acontece? 2) Você consegue identificar a que palavras elas se referem? Indique-as. 3) E a função dessas palavras no texto, você é capaz de determinar? Explique.

9 A colocação do adjetivo Em geral, o adjetivo vem após o substantivo a que se refere. Quando alteramos essa ordem, mudamos o sentido. O adjetivo colocado após o substantivo tem valor mais objetivo; anteposto a ele, adquire um tom mais subjetivo. Veja: Lúcio é um grande homem. Lúcio é um homem grande.

10 EXERCÍCIOS 4) Explique a diferença de sentido que há em cada uma das frases. a) Ouvimos uma velha história./Ouvimos uma história velha. b) Você fez um belo trabalho./Você fez um trabalho belo. c) Sou um simples artista./Sou um artista simples.

11 EXERCÍCIOS 5) Dê o grau dos adjetivos nas frases: a) João é o mais alto da sala. b) Minha prima é muito inteligente. c) Sofia é a menos interessada das irmãs. d) Marcos é tão bonito quanto Pedro. e) Taís é mais esperta que Aninha. f) Aquele homem é paupérrimo.


Carregar ppt "Alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google