A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anfíbios Profª Gleice Cristina 7º Ano. CARACTERIZAÇÃO GERAL São apontados como os primeiros vertebrados terrestres; Sofrem, ao fim da fase larval, uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anfíbios Profª Gleice Cristina 7º Ano. CARACTERIZAÇÃO GERAL São apontados como os primeiros vertebrados terrestres; Sofrem, ao fim da fase larval, uma."— Transcrição da apresentação:

1 Anfíbios Profª Gleice Cristina 7º Ano

2 CARACTERIZAÇÃO GERAL São apontados como os primeiros vertebrados terrestres; Sofrem, ao fim da fase larval, uma drástica metamorfose, mudando de habitat e, em grande parte, de nicho ecológico.

3 Classificação Ordem: Anuros Classe: Anfíbios Filo: Vertebrados Reino: Animal Ordem: Apodes Ordem: Urodelos

4 Ordens: Anuros sem cauda sapos, rãs e pererecas

5 Ordens: Urodelos com cauda salamandras

6 Ordens: Ápodos sem patas cobra-cega

7 adulto girino reprodução metamorfose Água Terra desova

8 cópula - amplexo

9 REPRODUÇÃO Dióicos; Fecundação externa com cópula (excepcionalmente interna sem cópula em alguns caudados); Desenvolvimento indireto, o girino é a larva.

10

11

12

13 CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA Quem já passou um final de semana em um sítio que tenha uma lagoa ou açude deve ter escutado a sinfonia dos sapos coaxando: Bu, bu, bu, bu, bu, bu... Explique por que os sapos fazem isso e por que tem que ser perto da água.

14 ESQUELETO Cartilaginoso no girino Ósseo no adulto, porém frágil. Presença de cinturas pélvica e peitoral no adulto;

15

16 SISTEMA DIGESTÓRIO Completo, terminando em cloaca; Ausência de glândulas salivares. Glândulas mucosas na boca.

17 SISTEMA RESPIRATÓRIO Presença de brânquias na fase larval; Presença de cordas vocais. Órgãos respiratórios na fase adulta: pulmões, tegumento e mucosa bucal (respiração gular).

18 Respiração dos Anfíbios Os anfíbios apresentam três tipos de respiração. BRANQUIAL Quando larva, na água.

19 CUTÂNEA E PULMONAR Quando adulto. A Circulação dos Anfíbios O coração desses animais possui 3 cavidades: 2 átrios e 1 ventrículo.

20 Circulação:duplafechadaincompleta coração com três cavidades Circulação:duplafechadaincompleta

21 CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA Você já deve ter ouvido falar que, se jogarmos sal em um sapo, ele incha, solta o veneno e morre. Parte dessa situação é verdadeira, quando jogamos sal em um sapo ele incha e pula agitadamente. Explique por quê.

22 Nutrição e Temperatura Os anfíbios são carnívoros. Alimentam-se de caracóis, lesmas, minhocas, insetos e outros invertebrados. Quanto à temperatura corporal, os anfíbios, como os peixes, são animais PECILOTÉRMICOS, isto é, a temperatura corporal desses animais acompanha mais ou menos a temperatura do ambiente.

23 SISTEMA NERVOSO Encéfalo mais desenvolvido que o dos peixes; Olhos com pálpebras;

24 SISTEMA NERVOSO Tímpanos recebendo ondas sonoras do ar ou da água; Sensibilidade olfativa através dos Órgãos de Jacobson.

25

26 As Defesas dos Anfíbios Camuflagem Substâncias Tóxicas Glândula Paratóide nos Sapos

27 O Ser Humano e os Anfíbios Alimentação Controle de pragas e participação nas Cadeias Alimentares A Evolução dos Anfíbios Os anfíbios ainda dependem da água, pois apresentam fecundação externa, ovo sem casca, pele úmida e respiração branquial, quando larva.

28 Para Vocês com Carinho


Carregar ppt "Anfíbios Profª Gleice Cristina 7º Ano. CARACTERIZAÇÃO GERAL São apontados como os primeiros vertebrados terrestres; Sofrem, ao fim da fase larval, uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google