A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anelídeos (Annelida) Equipe: Juliana Bastos, Luís Pedrinha, Moisés Garcia e Ricardo Lopes Turma: 7M2 Ano: 2013 Professora: Lana Salgado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anelídeos (Annelida) Equipe: Juliana Bastos, Luís Pedrinha, Moisés Garcia e Ricardo Lopes Turma: 7M2 Ano: 2013 Professora: Lana Salgado."— Transcrição da apresentação:

1 Anelídeos (Annelida) Equipe: Juliana Bastos, Luís Pedrinha, Moisés Garcia e Ricardo Lopes Turma: 7M2 Ano: 2013 Professora: Lana Salgado

2 Significado do nome do filo: O nome do filo vem do latim annelus que significa pequeno anel +ida. Há representantes marinhos, de água doce e terrestres, parasitas e predadores Sanguessuga: Reino: Animal Filo: Anelídeo Classe: Hirudínea Minhoca: Reino: Animal Filo:Anelídeo Classe: Oligoqueta

3 - Animais com corpo alongado - Com simetria lateral - Segmentado com a cavidade do corpo preenchida de um fluido, onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos e são muito comuns nas hortas e terrenos úmidos. - Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra. - Alguns são vermes marinhos, vivendo enterrados na areia das praias. Outros são, principalmente, dulcícolas, existindo espécies marinhas e aquelas que habitam terra úmida.

4 Minhocas: - As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação Nesse movimento, ingerem terra, e aproveitam todo o material orgânico e eliminam a terra. Então são chamadas de animais detritívoros, porque se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o humos. - São usadas na pesca como iscas, e são utilizadas no preparo de alguns medicamentos. Sanguessuga: - Alimentam-se do sangue de suas vítimas e podem ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume. A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras de vermes, caramujos, larvas de insetos e até de matéria orgânica. - São usadas somente na medicina alternativa, pois a eficácia das sanguessugas na medicina tradicional ainda são bastante pesquisadas.

5 -A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. - Na reprodução das minhocas por exemplo, que são animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a possibilitar a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides. Se a reprodução for assexuada, os óvulos e os espermatozóides da própria minhoca são liberados e agregados. - Existem cerca de quinze mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. - As minhocas são excelentes bioindicadores da qualidade do solo. Já que se alimentam de organismos presentes na terra podem ser usadas pra medir os níveis de poluição do solo. - As sanguessugas produzem uma substância chamada hirudida, que impede a coagulação do sangue. Por isso, foram muito utilizadas no século XIX pra provocar sangrias em pessoas com pressão alta.

6 eos2.php de-algumas-curiosidades-sobre-os-anelideos-moluscos-art

7 Qual ou quais são os tipos de reprodução dos anelídeos? Sexuada e assexuada O sanguessuga se alimenta apenas de sangue? Caso não do que mais ele se alimenta? Não, ele também se alimenta de vermes, caramujos, larvas de insetos e matéria orgânica. Porque as minhocas são excelentes bioindicadoras da qualidade do solo? Porque se alimentam de organismos presentes na terra assim podem ser usadas para medir o nível de poluição do solo.


Carregar ppt "Anelídeos (Annelida) Equipe: Juliana Bastos, Luís Pedrinha, Moisés Garcia e Ricardo Lopes Turma: 7M2 Ano: 2013 Professora: Lana Salgado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google