A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U NIDADE 1: A INFLUÊNCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U NIDADE 1: A INFLUÊNCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 U NIDADE 1: A INFLUÊNCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICA

2 1. C OLONIZAÇÃO I NGLESA NA A MÉRICA DO N ORTE Na América do Norte, a Colonização foi basicamente inglesa; Os colonizadores vieram com o objetivo de estabelecerem suas famílias;

3 2. O S PIONEIROS NA A MÉRICA DO N ORTE No século XVII, a monarquia absolutista na Inglaterra chegou ao fim; Conflitos religiosos e os cercamentos das terras motivaram ingleses a tentativa de uma nova vida na América; A colônia de Virgínia foi a primeira a ser fundada,no ano de 1607; Puritanos calvinistas desembarcaram também na colônia de Massachusetts a bordo do navio Mayflower. Esses futuros americanos ficaram conhecidos como os peregrinos. Muitos deles morreram. Assim, no ano seguinte sobreviventes realizaram uma festa de Ação de Graças.

4 3. T REZE C OLÔNIAS DA A MÉRICA DO N ORTE Colônias do Norte: Povoamento; Predomínio da policultura; Trabalho familiar Pequenas propriedades(minifúndios).

5 3. T REZE C OLÔNIAS DA A MÉRICA DO N ORTE Colônias do Sul: Exploração; Monocultura de algodão; Mão-de-obra escrava; Grandes propriedades rurais(latifúndios).

6

7 4. R EVOLUÇÃO I NGLESA NA A MÉRICA ? John Locke: Defensor do Liberalismo político; Locke defendeu os direitos naturais do homem: A vida, a liberdade e a propriedade; As ideias de John Locke chegaram na América do Norte e motivaram a luta pela liberdade; A Inglaterra estava disposta a por fim na autonomia de suas colônias na América do Norte.

8 5. M OMENTOS DECISIVOS Revolução Industrial: A Inglaterra necessitava de matéria-prima para suas fábricas; Guerra dos Sete Anos ( ): A Inglaterra saiu vitoriosa militarmente, mas financeiramente enfraquecida.

9 6. L EIS ARBITRÁRIAS SOBRE OS COLONOS A) Lei do Açúcar( Sugar act), foi aprovada em 1764; B) Lei do selo (Stamp act), de 1765; C) Lei de Towshend; aprovada em 1767; D) Lei do Chá( Tea Act), aprovada em 1773;

10 7. R EPERCUSSÕES CONTRÁRIAS ÀS TAXAÇÕES O Massacre de Boston(1770); Incidente do Porto de Boston; Leis de Coerção ( Intoleráveis para os colonos).

11 8. A S LEIS DE COERÇÃO A) Fechamento do porto de Boston até que os responsáveis pelo incidente resarcissem à coroa; B) Fim da autonomia das colônias; C) Obrigatoriedade de hospedar e prover soldados ingleses.

12 9. L UTA PELA I NDEPENDÊNCIA Primeiro Congresso Continenta(1774): Na Filadélfia os colonos exigem o fim das leis intoleráveis aprovadas pelo parlamento; As tropas reais receberam ordens de confiscar as armas dos colonos, que foram avisados com antecedência; Segundo Congesso Continental( ); Formação de um exército sob o comando de George Washington; França, Holanda e Espanha apoiaram os colonos contra a Inglaterra; Guerra de Independência( ).

13 10. D ECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA Tomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência que foi assinada pelos colonos das Treze Colônias da América do Norte. Tratado de Versalhes: Reconhecimento da Independência estadunidense pela Grã-Bretanha; Foi convocado um Congresso da Confederação para elaborar a Constituição.

14 No Congresso, 04 de julho de 1776 A Declaração de Independência

15 11. C ONSTITUIÇÃO DOS E STADOS U NIDOS Promulgada em 1787; Divisão de poderes: Executivo, legislativo e judiciário; Presidencialismo e federalismo; Voto universal e censitário; Homens brancos pobres, mulheres, indígenas e os negros foram excluídos da participação política.

16

17 Bandeira Nacional dos Estados Unidos.

18 Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno para com as opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação. Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade

19 Nós, por conseguinte, representantes dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, reunidos em CONGRESSO GERAL, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela rectidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colónias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e de direito têm de ser ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os actos e acções a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.


Carregar ppt "U NIDADE 1: A INFLUÊNCIA DAS IDEIAS ILUMINISTAS NA AMÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google