A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 03. Laboratório Do latim: labor (trabalho) + oratorium (lugar de reflexão). Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes, foram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 03. Laboratório Do latim: labor (trabalho) + oratorium (lugar de reflexão). Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes, foram."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 03

2 Laboratório Do latim: labor (trabalho) + oratorium (lugar de reflexão). Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes, foram estabelecidas normas de segurança. - Segurança pessoal - Manuseio correto de equipamentos - Utilização e armazenagem de produtos químicos

3 Principais normas de segurança Manter os cabelos, quando forem compridos, devidamente amarrados. Lavar as mãos com frequência durante o trabalho laboratorial. Não comer ou beber nada no laboratório. Ler atentamente o rótulo dos frascos antes de manusear. Não deixar frascos das substâncias abertos. Não provar, tocar, cheirar, pingar no olho ou ouvido qualquer substância utilizada na aula.

4 Principais normas de segurança Aquecimento de um tubo de ensaio NÃO deve ser realizado da seguinte forma: Observar o descarte ideal de materiais. Cuidar da limpeza do material e bancada. Colocar, OBRIGATORIAMENTE, as mochilas nos compartimentos próprios.

5

6 Combate ao fogo Para retirar o calor, utiliza-se o resfriamento. Para retirar o combustível, utiliza-se o isolamento. Para retirar o comburente, utiliza-se o método do abafamento.

7 Símbolos importantes: substâncias ou misturas Inflamáveis (ponto de inflamação inferior a 21 °C) Ex.: hidrocarbonetos, metais alcalinos, fósforo branco. Corrosivas (destruição do tecido vivo) Ex.: fenol, ácido sulfúrico concentrado, dicromato de potássio

8 Símbolos importantes: substâncias ou misturas Irritantes ou nocivas (inflamação, doenças ligeiras) Ex.: iodo, clorofórmio Tóxicas (envenenamento e outros) Ex.: piridina, óxido de chumbo, benzeno, fenol

9 Equipamentos Tubo de ensaio Reações químicas em pequena escala Erlenmeyer Dissolver substâncias e agitar soluções. Béquer Dissolver, aquecer líquidos e realizar reações.

10 Equipamentos para medição de volume Pipeta volumétrica Pipeta graduada Balão Volumétrico Proveta

11 Equipamentos Funil de decantação ou bromo Funil comum Funil de Büchner Vidro de relógio Espátula Pisseta

12 Equipamentos Cadinho Cápsula Almofariz e pistilo Tela de amianto Garra metálica Pipetador de borracha ou pêra


Carregar ppt "Capítulo 03. Laboratório Do latim: labor (trabalho) + oratorium (lugar de reflexão). Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes, foram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google