A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correntes imigratórias Professor: João Claudio Alcantara dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correntes imigratórias Professor: João Claudio Alcantara dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Correntes imigratórias Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 Em 1850 foi marcante, pois mudaria o rumo da historia do Brasil. A lei Euzébio de Queiroz pôs fim ao trafico negreiro, devido a pressão imposta pela Grã- Bretanha. Porem o fim da escravidão chega ao fim somente em 1888 com a Lei Áurea.

3 O que impulsionou a imigração no Brasil? 1) A substituição da mão de obra escrava para a assalariada 2) Promoção do branqueamento de raças pela elite e governo brasileiro 3) Crise econômica e social nos países europeus aliado com a necessidade de mão de obra no Brasil.

4 Os principais grupos de imigrantes no Brasil- Portugueses É o grupo mais numeroso de imigrantes que vieram par ao Brasil. Se dedicaram tanto para as atividades rurais quanto urbanas e espalharam-se por todas as regiões do país, principalmente o Rio de Janeiro.

5 Italianos É a segunda maior comunidade de imigrantes. No final do século XIX, a Itália estava passando por uma crise politica e econômica principalmente o desemprego. A viajem era custeada pelo governo e os grandes fazendeiros, muitos morreram devido a doenças e condições precárias nos navios.

6 A relação de trabalho em muitos casos era ruim, eram tratados semelhante aos escravo, não demorou muito para existir a escravidão por divida. Os italianos concentraram-se no trabalho nas lavouras de café e uma outra parte na ocupação da região sul como povoamento.

7 Alemães Os alemães chegaram ao Brasil em 1824 no Rio Grande do Sul, a corrente imigratória vinda da Alemanha concentrava-se principalmente na região Sul. Trouxeram sua experiência na manufatura do couro, dos cristais e das tecelagens.

8 Espanhóis Assim como os italianos vieram ao Brasil no final do século XIX principalmente no estado de São Paulo trabalhar na lavoura de café. É o terceiro maior grupo de imigrantes destacando no comercio nos principais núcleos urbanos do pais.

9 Árabes, sírios, libaneses, judeus e eslavos Os Árabes, sírios e libaneses concentram-se principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e da região norte do Brasil. Destacaram-se com a atividade comercial. Os judeus devido ao nazifascismo migraram nas décadas de 1920 e 1930, também nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os eslavos também vieram no século XX e dedicaram-se a atividades rurais, concentrando-se no estado do Paraná.

10 Japoneses Foram os últimos grupo de imigrantes a entrar no Brasil, os japoneses eram vistos como um povo de difícil integração, contudo a necessidade de mão de obra fez com que as autoridades aceitassem a sua entrada no pais. Suas atividades foram tanto na área rural quanto urbana, na década de 1930 o governo Vargas limitou a entrada de imigrantes com a Lei de Cotas de Imigração.

11 Migrações Consiste em um movimento interno do pais, em que o migrante demonstra interesse em se estabelecer em caráter definitivo. Os movimentos de migração no Brasil sempre esta relacionado a ofertas de empregos. O processo de industrialização, a partir da década de 1930, foi o responsável pelo grande deslocamento de nordestinos para a região sudeste entre

12

13 Em meados de 1970 as regiões centro-oeste e norte ganharam um novo impulso econômico, com a chamada ´´nova fronteira agropecuária``. Muitos sulistas venderam suas propriedades e se deslocaram para o Centro-Oeste, para dedicarem ao cultivo de soja.

14 Emigrações Consiste na saída de brasileiros para um determinado destino. Atualmente mais de 4 milhões de brasileiros vivem fora do pais. O emigrante brasileiro normalmente e jovem, do sexo masculino e solteiro. Os principais destinos são: Japão, Portugal, Espanha, Itália e Paraguai. Brasiguaios : brasileiros que vivem no Paraguai Decasséguis : brasileiros descendentes de japoneses que vivem e trabalham no Japão.


Carregar ppt "Correntes imigratórias Professor: João Claudio Alcantara dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google