A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação de Nações do Sudeste Asiático

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação de Nações do Sudeste Asiático"— Transcrição da apresentação:

1 Associação de Nações do Sudeste Asiático
ASEAN Associação de Nações do Sudeste Asiático

2 Características Foi criado em 8 de agosto de 1967.
É composto por dez países do sudeste asiático. Possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia). A sede do bloco fica na cidade de Jacarta, capital da Indonésia. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele apresenta também propostas nos campos sociais e culturais. 

3 Países signatários - Tailândia - Filipinas - Malásia - Cingapura - Indonésia - Brunei - Vietnã - Mianmar - Laos - Camboja

4 Zona de Livre-comércio
Há um acordo para a redução de tarifas, de produtos não agrícolas, no comércio entre os países membros. A zona de livre-comércio tem o objetivo de aumentar a competitividade comercial na região, ampliando o comércio de mercadorias. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele apresenta também propostas nos campos sociais e culturais. 

5 Principais objetivos Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, visando o crescimento econômico; Criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio; Proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.

6 Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
APEC Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico

7

8 Importância Este bloco (criado em 93) econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial.

9 Países signatários - Japão - China - Rússia - Peru - Formosa - Coréia do Sul, - Hong Kong - Cingapura - Vietnã - Chile - Malásia - Tailândia - Indonésia - Brunei - Filipinas - Austrália - Nova Zelândia - Papua Nova Guiné - Canadá - México - EUA

10 Objetivos - Estimular o comércio de produtos e serviços entres os países membros; - Redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.

11 = + + + = OS TIGRES ASIÁTICOS Anos 60 Cingapura Coréia do Sul Taiwan
Hong Kong (possessão Britânica desde 1842) Pequena extensão territorial Falta de recursos naturais = + + Mercado consumidor pequeno e limitado Quadro clássico do subdesenvolvimento + =

12 Anos 70 Ausência de legislação ambientais e trabalhistas rigorosas
Fortes incentivos fiscais para o capital estrangeiro Pequena carga tributária Livre remessa de lucros Processo de industrialização + = + Enormes incentivos à educação e qualificação da mão de obra Regimes autoritários de direita (ditaduras ou “democracia de fachada”) Forte crescimento econômico + = + Têxtil Navios Autos Informática Bens de consumo não duráveis Periferia do capitalismo japonês = Plataformas de exportação = =

13 Novos Tigres Compõem este grupo Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Podem ser denominados na literatura econômica como jovens tigres, os filhotes de tigres, ou tigres asiáticos, passando o grupo dos "velhos tigres" a se chamarem "dragões asiáticos". Os novos tigres têm uma economia centrada na exportação de produtos para nações altamente industrializadas.

14 Os Novos Tigres optaram por dar isenção fiscal (diminuição de impostos) para que transnacionais se instalassem em seus territórios. Numa direção puramente neoliberal, flexibilizaram as leis trabalhistas e ambientais, além de forçar a massa salarial para que permanecesse extremamente baixa, dando espaço pra uma maior lucratividade para as empresas. Nos Novos Tigres há crescimento econômico, mas ao contrário dos "Velhos Tigres", não há um desenvolvimento econômico de fato, pois os indicadores sociais dos referidos países, após mais de 30 anos de crescimento acelerado, ainda permanecem baixos.


Carregar ppt "Associação de Nações do Sudeste Asiático"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google