A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais invertebrados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais invertebrados"— Transcrição da apresentação:

1 Animais invertebrados
Moluscos Equipe: Clara Mocarzel, Luana Saud, Raphael Sepúlvida, Raul Abi-Abib Professora: Lana Salgado Turma: 7M2 Ano: 2013

2 Moluscos Os moluscos são seres vivos invertebrados que pertencem ao reino animal. Significado de Molusco: s.m. Terceira grande classe do reino animal, que compreende seres de corpo mole, quase sempre recoberto por uma concha calcária. Alguns são dotados de movimento. Quase todos os moluscos são ovíparos e muitos são hermafroditas. No filo Mollusca encontram-se cerca de espécies vivas e espécies fósseis, fazendo deste filo o segundo maior em número de espécies. A característica principal deste grupo é a constituição destes seres por um corpo mole. Os animais invertebrados não apresentam coluna vertebral nem crânio.

3 Reprodução A reprodução dos moluscos é sexuada. Os espermatozoides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea. A fecundação pode ser externa onde o macho solta o espermatozoide e a fêmea o óvulo, os dois juntam dando origem ao indivíduo ou a reprodução interna onde o espermatozoide é liberado no corpo da fêmea. Os moluscos apresentam grande variedade de processos reprodutivos. O caracol tem que acasalar para haver a fecundação. Para pôr os ovos, o caracol escava um buraco na terra. Ele coloca cerca de 60 a 150 ovos. Em seguida,  o caracol cobre o buraco. Quando se dá o nascimento dos ovos,  o caracol nasce já formado com uma  casca. Fica no seu "ninho" durante  alguns dias, alimentando-se  dos resíduos  orgânicos e dos restos dos ovos.

4 Alimentação e relação com o ser humano e ambiente
Os moluscos podem ser herbívoros, carnívoros, detritívoros e parasitas. A alimentação varia conforme a espécie. Os moluscos de terra são herbívoros; Os moluscos com duas conchas se alimentam de organismos microscópicos e alguns moluscos se alimentam de outros moluscos. Muitas espécies são utilizadas como alimento e a “tinta” usada por polvos como defesa era bastante usada em canetas de artistas. Alguns moluscos podem perfurar cascos de navios e âncoras de madeira, devastar plantações e jardins. Possuem grande importância econômica pois podem ser utilizadas na fabricação de pérolas.

5 Características, modo de vida e curiosidades
O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra. A pérola, produzida pelas ostras, forma-se quando um corpo estranho invade a concha do animal e fixa-se. Para se defender, a ostra envolve a partícula em camadas de substancias calcarias. Forma-se então a pérola. Os moluscos são animais predominantemente marinhos e de vida livre, podendo, inclusive viver fixos ou enterrados. Muitos moluscos tem conchas externas, que servem de proteção ao animal, mas durante o processo de evolução, a concha de alguns moluscos se modificou: nas lulas, por exemplo, ela é interna, em outros, como nos polvos e nas lesmas, ela desapareceu.

6 Perguntas As ostras são responsáveis pela produção da pérola. Explique como isso acontece: O que aconteceu com as conchas presentes nos moluscos no processo evolutivo? A reprodução do molusco é assexuada ou sexuada?

7 Respostas A pérola é produzida quando um corpo estranho (grão de areia), fixa-se na concha. Para sua defesa, a ostra envolve a partícula em camadas de substancias calcarias produzidas pelo manto, essas são depositadas em camadas formando a pérola. Durante o processo de evolução, a concha de alguns moluscos se modificou: nas lulas, por exemplo, ela é interna, em outros, como nos polvos e nas lesmas, ela desapareceu.

8 Bibliografia (barriga)


Carregar ppt "Animais invertebrados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google