A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para determinar o gráfico de uma função, temos que lembrar o que é um eixo cartesiano. Eixo das ordenadas y Eixo das abscissas x O (origem) P (x, y)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para determinar o gráfico de uma função, temos que lembrar o que é um eixo cartesiano. Eixo das ordenadas y Eixo das abscissas x O (origem) P (x, y)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Para determinar o gráfico de uma função, temos que lembrar o que é um eixo cartesiano. Eixo das ordenadas y Eixo das abscissas x O (origem) P (x, y)

3 Observe os quadrados abaixo onde estão assinaladas as medidas de seus lados. Podemos construir uma tabela relacionando as medidas dos lados desses quadrados com as medidas dos seus perímetros (soma das medidas dos lados). Medida do lado (em cm) 0,511,522,53 Perímetro (em cm)

4 Essa tabela também pode ser representada a forma de um diagrama, pelo qual relacionamos dois conjuntos: A, conjunto formado pelas medidas dos lados, e B, conjunto formado pelos perímetros. Nessa relação podemos notar que: todos os elementos do conjunto A estão relacionados a um valor do conjunto B. cada elemento do conjunto A está associado a um único valor do conjunto B. Dessa forma dizemos que a relação entre A e B é uma função de A em B. E podemos também escrever a lei de formação dessa função: f(x) = 4x, onde f(x) = y é o perímetro e x é a medida do lado.

5 E por fim, podemos associar essa função f(x) = 4x ao seu gráfico. xy 0, , ,

6 1. Faça o diagrama de flechas e represente graficamente as funções definidas de A em B. a) Sendo f(x) = x + 1 e A = {-1, 0, 1, 2, 3} e B = {0, 1, 2, 3, 4} A B

7 b) Sendo y = x - 2 e A = {-3, -1, 2, 3, 4} e B = {-5, -3, 0, 1, 2} A B

8

9 2. Construa o gráfico das funções definidas de A em B. a) Sendo f(x) = x + 1 e A = IR e B = IR.

10 b) Sendo f(x) = x - 2 e A = IR e B = IR.


Carregar ppt "Para determinar o gráfico de uma função, temos que lembrar o que é um eixo cartesiano. Eixo das ordenadas y Eixo das abscissas x O (origem) P (x, y)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google