A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Traçado da mediatriz de um segmento de reta. Mediatriz Reta que passa perpendicularmente ai segmento em seu ponto médio. Abrevia-se: mtz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Traçado da mediatriz de um segmento de reta. Mediatriz Reta que passa perpendicularmente ai segmento em seu ponto médio. Abrevia-se: mtz."— Transcrição da apresentação:

1 Traçado da mediatriz de um segmento de reta

2 Mediatriz Reta que passa perpendicularmente ai segmento em seu ponto médio. Abrevia-se: mtz

3 Exemplo 01 Trace uma mediatriz do segmento AB = 59 mm

4 Construção: Com a abertura maior que a metade de AB, centramos o compasso numa das extremidades do segmento e traçamos um arco. Repetimos o processo na oura extremidade de AB, traçamos outro arco. A intersecção dos dois arcos resulta nos pontos auxiliares 1 e 2.

5

6 A reta passa pelos ponto 1 e 2 é a mediatriz procurada.

7 No traçado de mediatriz, há duas situações particulares que merecem atenção: –Quando o segmento dado é muito grande –Quando o segmento dado está muito próximo da margem

8 Exemplo 02 –Quando o segmento dado é muito grande Trace uma mediatriz do segmento de reta AB = 11,4 cm

9 Construção: O processo é o mesmo do exemplo anterior, porém usamos o recurso de aproximar as duas extremidades ao centro do segmento. Para isso, transportamos com o compasso uma mesma medida qualquer nos dois lados do segmento. Em seguida, aplicamos o processo já visto.

10

11 Exemplo 03 –Quando o segmento dado está muito próximo da margem Trace a mediatriz do segmento AB

12

13 Construção: Com o segmento AB está muito próximo da margem, não é possível determinar um ponto auxiliar para cada lado de AB. Os dois pontos auxiliares serão posicionados em apenas um dos lados do segmento. Com abertura maior do que a metade do segmento AB, centramos o compasso nas extremidades de AB e traçamos dois arcos, determinando o ponto auxiliar 1. Aumentando a abertura do compasso, repetimos o processo, obtendo o ponto auxiliar 2.

14 A reta que passa por 1 e 2 é a mediatriz procurada.

15 Atividade de Mediatriz

16 Traçado da bissetriz de um ângulo

17 Bissetriz Semi-reta de origem no vértice do ângulo eqüidistante de seus lados, ou seja, que o divide em duas partes congruentes. Abrevia-se: btz. No traçado de bissetriz, podem ocorrer dois casos: –1º caso: temos o vértice do ângulo (vértice acessível) –2º caso: não temos o vértice do ângulo (vértice inacessível)

18 Exemplo 01 (1º caso) Trace a bissetriz do ângulo α

19 Construção: Com uma abertura qualquer, centramos o compasso no vértice e marcamos dois pontos auxiliares (1 e 2), um em cada lado do ângulo.

20 Com uma abertura qualquer (pode ser a mesma utilizada anteriormente), centramos o compasso em 1 e traçamos um arco interno ao ângulo. Repetimos o processo centrando o compasso em 2. A intersecção dos arcos resulta no ponto 3. A semi-reta de origem no vértice e que passa por 3 é a bissetriz pedida.

21 Atividade de bissetriz - exercício 01

22 Exemplo 2 (2º caso) Trace a bissetriz do ângulo formado pelas retas a ^ b.

23 Construção: Traçamos uma reta auxiliar transversal t, que determina os pontos A e B e quatro ângulos internos (dois em A e dois em B). Traçando a bissetriz desses ângulos, obtemos os pontos C e D.

24 A reta que passa por C e D é a bissetriz procurada.

25 Atividade de bissetriz – Exercício 02

26 Traçado de retas oblíquas

27 Retas oblíquas Interceptam-se formando ângulos diferentes de 90º.

28 Exemplo 01 Trace a reta s, oblíqua a r no ponto P, formando um ângulo de 60º.

29 Construção: Traçamos um arco qualquer de centro P. Com o compasso, transportamos a medida do raio para o arco, determinando o ponto auxiliar 1. A reta que passa pelos ponto P e 1 é a reta s procurada.

30 Exemplo 02 Trace uma reta s, oblíqua a r no ponto P, formando um ângulo de 30º.

31 Construção: Traçamos um arco qualquer de centro P e transportamos a medida do raio para o arco, obtendo um ângulo de 60º. Traçamos a bissetriz desse ângulo, obtendo o ângulo de 30º (60º : 2 = 30º), que é a reta s procurada.

32 Exemplo 3 Trace a reta s, oblíqua a r no ponto P, formando ângulo de 75º.

33 Construção: Traçamos um arco qualquer de centro P e, transportando o raio, um ângulo de 60º, obtendo o ponto auxiliar 1. À esquerda do ponto 1, marcamos no arco, com a mesma abertura, o ponto auxiliar 2. Traçamos a bissetriz do ângulo formado entre 1 e 2 para obter o ângulo de 30º. Traçamos a bissetriz do ângulo de 30º, encontramos um ângulo de 15º e podemos traçar a reta s procurada (60º + 15º = 75º)

34

35 Exemplo 4: Trace a reta s, oblíqua a r no ponto P, formando ângulo de 45º.

36 Construção: Trace a reta s, oblíqua a r no ponto P, formando ângulo de 45º. traçamos um arco qualquer de centro P e sobre ele marcamos o ângulo de 90º. Observe que 90º pode ser obtido pela soma de 60º e 30º. Traçamos a bissetriz do ângulo de 90º, encontramos a reta s procurada (90º : 2 = 45º)

37 Atividade de retas oblíquas


Carregar ppt "Traçado da mediatriz de um segmento de reta. Mediatriz Reta que passa perpendicularmente ai segmento em seu ponto médio. Abrevia-se: mtz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google