A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não estudou para a prova, né!? Esqueça tudo isso e confira a aula on-line!!!!!!!!!!!!!! Está pensando em colar... Colar é a minha solução, afinal quem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não estudou para a prova, né!? Esqueça tudo isso e confira a aula on-line!!!!!!!!!!!!!! Está pensando em colar... Colar é a minha solução, afinal quem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Não estudou para a prova, né!? Esqueça tudo isso e confira a aula on-line!!!!!!!!!!!!!! Está pensando em colar... Colar é a minha solução, afinal quem não cola não passa !!!!!

3 Aulas de Ciências para turbinar seus estudos

4 Educandário Jesus Menino Fisiologia do Exercício SISTEMA MUSCULAR E EXERCÍCIO Prof. Kleison Leopoldino

5 O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO Objetivos: -Descrever os três tipos de tecido muscular: liso, esquelético e cardíaco. -Discutir as funções do músculo esquelético. -Descrever a estrutura do músculo esquelético. -Descrever os papéis que os músculos podem assumir. -Discutir os fatores que influenciam a contração desenvolvida durante a atividade muscular.

6 Propriedades dos músculos: Elasticidade Distensão Contratilidade Contração Tonicidade Tônus (força) Os músculos são os motores que permitem as alavancas do esqueleto moverem-se ou mudar de posição. O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO

7 Estriado esquelético Estriado cardíaco. Liso Veja o que ela tem a te falar sobre esses tipos de tecidos musculares

8 TIPOS DE MÚSCULOS Tecido Muscular Estriados ou Esquelético - Responsáveis pelos movimentos voluntários; Tecido Muscular Liso ou Visceral - Pertence à vida de nutrição (movimentos peristálticos); involuntários; Músculo Cardíaco ou Miocárdio -coração, involuntário.

9 ESTRUTURA DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO - Movimento e a manutenção da postura; - Produção de calor; roteção e a alteração da pressão para auxiliar a circulação; - Absorventes de choques para proteger o corpo. I - FUNÇÕES DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO

10 SISTEMA MUSCULAR Como é produzido o movimento ? Todas as fibras musculares possuem as mesmas capacidades funcionais? Que fatores participam da fadiga muscular?

11

12 MECÂNICA DE CONTRAÇÃO A ação responsável pela contração do músculo ocorre, com as cabeças dos filamentos de miosina, puxam, soltam e reconectam-se aos locais A ação responsável pela contração do músculo ocorre, com as cabeças dos filamentos de miosina, puxam, soltam e reconectam-se aos locais no filamento de actina. Quer ajuda? Clica no Harry ----

13 Contração Muscular Actina Miosina ATP Cálcio actina Contração Relaxamento Quer ajuda, para entender o papel do ATP e CA++ na contração ? ---- miosina

14 O papel do ATP e do Ca++ O ATP permite que a cabeça de miosina possa se desligar do filamento de Actina! O Cálcio sinaliza para permitir a ligação da cabeça de miosina no filamento de actina!

15 O que é fadiga muscular e suas conseqüências ?

16 Fadiga do Mecanismo Contrátil Acúmulo de ácido lático Ocorre no exercício intenso formando este ácido pela fermentação (um processo que usa a glicose na obtenção de energia sem uso de oxigênio). LEMBRE-SE: Na nossa respiração as células usam o oxigênio para fabricar a energia, nesse caso às células do músculo faz a respiração mais a fermentação para obter mais energia da qual você está precisando.

17 CONTATOS: MSN: AULAS DE CIÊNCIAS - EJM BOA SORTE !!!!!!!!!!


Carregar ppt "Não estudou para a prova, né!? Esqueça tudo isso e confira a aula on-line!!!!!!!!!!!!!! Está pensando em colar... Colar é a minha solução, afinal quem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google