A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação e localização no espaço geográfico. Orientação pelo Sol A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação e localização no espaço geográfico. Orientação pelo Sol A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse."— Transcrição da apresentação:

1 Orientação e localização no espaço geográfico

2 Orientação pelo Sol A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse astro surge, ao amanhecer, sempre num lado do horizonte, e desaparece, ao anoitecer, no lado oposto, e a Lua também. Baseado nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de referência, os pontos cardeais: Norte(N), Sul(S), Leste(E ou L) e Oeste(W ou O).

3 Observando a imagem percebemos que o Sol nasce sempre do mesmo lado (Leste) e se põe (Oeste).

4 Pontos Cardeais, Colaterais e subcolaterais

5 Orientação pela bússola A Bússola é um instrumento de orientação que se parece com um relógio. Possui uma agulha imantada na ponta que gira sobre um eixo, onde está desenhada uma rosa-dos-ventos. A Agulha imantada aponta sempre para o pólo norte magnético, que atua como um grande imã.

6

7 GPS (Global Positioning System) Sistema de posicionamento global, um receptor conectado a uma rede de satélites artificiais, informando a localização exata de um ponto na superfície do planeta através de uma extensa rede de paralelos e meridianos espalhados pelo planeta.

8

9 Localização no espaço geográfico Coordenadas geográficas – Conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos que representam a superfície da Terra. Essas linhas são chamadas de Meridianos e Paralelos. Paralelos – Linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta no sentido Leste- Oeste, dividindo o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. O Principal paralelo é a Linha do Equador.

10 Meridianos – São linhas imaginárias verticais que circundam o planeta no sentido Norte-Sul, dividindo o planeta em dois hemisférios: Oriental (Leste) e Ocidental (Oeste). O principal meridiano é o de Greenwich.

11

12 Latitude e Longitude Latitude – é a distância em graus de qualquer ponto da terra em relação a linha do Equador. As latitudes variam entre 0º e 90º ao norte e ao sul. Longitude – é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0º a 180º ao leste e ao oeste.

13

14 Os movimentos da Terra Rotação – O planeta realiza uma volta em torno do seu próprio eixo, ocorrendo de Oeste para Leste durando cerca de 24 horas aproximadamente. Esse movimento é o responsável pelo ciclo dos dias e das noites. Translação – Movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias 5 horas e 48 minutos, sendo responsável pelas estações do ano.

15 Imagem: NASA, Mysid / Public Domain A Terra gira em sentido anti-horário vista do espaço, sobre o Polo Norte. Podemos dizer também que para quem está situado na Terra, ela gira do oeste para o leste.

16 Estações do Ano A distribuição desigual de luz e calor do sol nos dois hemisférios ao longo de um ano determina as 4 estações do ano, que tem início nos equinócios e solstícios. Os hemisférios norte e sul possuem estações invertidas em razão da inclinação do planeta. 1 - Equinócio – Dias e noites tem a mesma duração (Outono e Primavera). 2 - Solstício – Maior diferença entre a duração entre dias e noites (Verão e Inverno).

17

18 Exercícios (UFRGS) Ainda é 31 de dezembro no Brasil, quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Esse fato se deve: a) à inclinação do eixo terrestre. b) ao movimento de rotação terrestre. c) ao movimento de translação terrestre. d) à maior proximidade do sol no verão. e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

19 (UFJF) Quando observamos o céu, temos a impressão de que nosso planeta está parado e que os outros astros é que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos que afetam nossas vidas. O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuição de luminosidade e calor na Terra, conforme os períodos do ano. Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translação com relação às estações do ano. Posição de TerraEstação no Hemisfério Sul Estação no Hemisfério Norte a)EquinócioInvernoOutono b)SolstícioVerãoInverno c)EquinócioOutonoVerão d)SolstícioPrimaveraOutono e)EquinócioInvernoVerão

20 FUSOS HORÁRIOS

21 Como surgiu o Fuso horário? Antes da divisão da terra em fusos, a Europa possuía 27 horas diferentes (hoje são apenas três) e a América, 74 (atualmente são cinco). Isso acontecia porque a principal referencia para a contagem do tempo era a posição do Sol. Muitas regiões próximas tinham horários diferentes, o que dificultava as comunicações entre os países.

22 A resolução do problema A Terra leva 24 horas para realizar uma volta completa, totalizando 360°, isso significa que sempre teremos 24 horas distintas. Os fusos são concebidos da divisão da circunferência terrestres (360°) pela quantidade de horas de um dia ou movimento de rotação, que resultara em 15°, sendo esse correspondente a 1 hora. 360º/ 24= 15º

23 O meridiano de Greenwich Divide a Terra de forma perpendicular, e formando duas partes, denominadas de oriente e ocidente. O meridiano de Greenwich foi internacionalizado como referência mundial para a construção e padronização de horários, esse meridiano teve sua consolidação a partir de um acordo mundial acerca da hora e data adotada no mundo. A nomeação do meridiano é proveniente do Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito de Londres chamado de Greenwich, que corta o observatório.

24

25

26

27 Tipos de hora: Hora legal – tem por base o meridiano de Greenwich. Horário de verão: é adotado nas regiões de médias latitudes no período de maior insolação (verão) com o objetivo de reduzir o consumo de energia.

28 PARA QUE SERVEM OS FUSOS HORÁRIOS Padronização das horas conforme o movimento de rotação da Terra e a incidência solar; Facilita as comunicações nas diversas partes do mundo; Facilita programação das viagens nacionais e internacionais; Possibilita a integração de empresas transnacionais e mercados de valores no mundo.

29 Linha Internacional de Data É uma linha imaginária que atravessa o Oceano Pacífico, estabelecendo quando começa o próximo dia. Essa linha se opõe ao meridiano de Greenwich. Se você atravessa a Linha de data de oeste para leste soma-se 24 horas. A escolha desse lugar não segue nenhum conceito cientifico, apenas, por convenção, em virtude de ser um dos pontos menos habitados do planeta, causa menos problemas

30 O horário de verão O objetivo é aproveitar melhor a luz natural, já que durante o verão o Sol nasce mais cedo e morre mais tarde. A medida provoca uma importante redução no consumo de energia (chegando a uma média de 5% nos horários de pico). Em áreas muito próximas do Equador, a variação de Luz é mínima ao longo do ano, não compensado a adoção do horário de verão.

31 Horário de verão terá critério fixo Início será à 0h do terceiro domingo de outubro, em todos os anos até o terceiro domingo de fevereiro

32 Mudança de fusos no Brasil Desde junho de 2008, o país perdeu seu quarto fuso, que abrangia o estado do Acre e parte da Amazônia Ocidental. Oficialmente, mudar os fusos é uma questão teórica. Como os limites são uma convenção, os fusos acabam sendo maleáveis. Oficialmente o objetivo da mudança dos fusos no território nacional é melhorar a integração do país.

33

34

35 Mudança de fusos no Brasil Em 2010 a população foi às urnas em referendo sobre o tema, e a maioria (56,87%) rejeitou a alteração. Em 2013, o Brasil voltou a ter 4 fusos sendo que a normalidade dos quatro horários se estabeleceu após o dia 16 de fevereiro, quanto terminou o horário de verão; O Acre e algumas regiões do Amazonas terão duas horas de diferença em relação ao fuso oficial de Brasília, fora do horário de verão. Nesta época do ano, porém, a diferença será de três horas.


Carregar ppt "Orientação e localização no espaço geográfico. Orientação pelo Sol A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google