A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DROGAS ILÍCITAS Ética e Cidadania. HÁ TEMPOS (Legião Urbana) Parece cocaína mas é só tristeza (...) Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. (...)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DROGAS ILÍCITAS Ética e Cidadania. HÁ TEMPOS (Legião Urbana) Parece cocaína mas é só tristeza (...) Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. (...)"— Transcrição da apresentação:

1 DROGAS ILÍCITAS Ética e Cidadania

2

3 HÁ TEMPOS (Legião Urbana) Parece cocaína mas é só tristeza (...) Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. (...) Há tempos nem os santos têm ao certo A medida da maldade Há tempos são os jovens que adoecem (...)

4

5 Por que os jovens acabam usando drogas?

6 INGENUIDADE? INDUÇÃO DA SOCIEDADE? SOLIDÃO? TRISTEZA? MODISMO? FALTA DE INFORMAÇÃO?

7

8

9

10

11 DROGAS ILEGAIS MACONHA COCAÍNA HEROÍNA LSD CRACK ECSTASY

12 MACONHA

13 EFEITOS DA MACONHA Neurológico Diminuição da coordenação motora Alteração da memória e concentração Alteração da capacidade visual Alteração do pensamento abstrato Reprodutivo Infertilidade (a maconha diminui em até 50–60% a quantidade de testosterona) Alterações na menstruação Diminuição da libido e satisfação sexual

14 Psiquiátrico Depressão e ansiedade Mudanças rápidas no humor Ataques de pânico Mudanças de personalidade Suicídio - Aumentando-se a dose e/ou dependendo da sensibilidade, os efeitos psíquicos podem chegar até a alterações mais evidentes, com predominância de delírios e alucinações, além da dependência.

15 COCAÍNA DROGA ALTAMENTE VICIANTE PARA SE LIVRAR DO VÍCIO DESSA DROGA, NORMALMENTE A PESSOA TEM QUE SER INTERNADA EM CLÍNICAS. MUITO COMUM CONSUMO ENTRE JOVENS

16

17 EFEITOS DA COCAÍNA O principal efeito e motivação provocados pelo uso da cocaína nas doses habitualmente empregadas são a euforia, o estado de bem estar, elevação do humor e aumento da auto- estima. Os tímidos tornam-se mais sociáveis e aumentam a vontade de falar, ainda que o diálogo seja vazio. É muito difícil uma pessoa conseguir de forma intensa, todas essas sensações pelas próprias forças. Por outro lado, é um tanto suspeita a vontade de obtê-las.

18 PROBLEMAS CAUSADOS PELA COCAÍNA Aceleração do ritmo cardíaco Dilatação pupilar tornando mais difícil estar em ambientes claros Elevação da pressão sanguínea. Calafrios, náuseas e vômitos. Perda de peso conseqüente à perda de apetite. Agitação psicomotora ou menos freqüentemente retardo psicomotor. Dores musculares, diminuição da capacidade respiratória e arritmias cardíacas.

19 COCAÍNA

20 HEROÍNA Droga que pode ser ingerida (pó) ou injetada na veia. Danos graves a saúde física e mental Altamente viciante Muitas pessoas morrem de overdose dessa droga (muitos artistas famosos)

21

22

23

24 HEROÍNA - EFEITOS Como atua Derivada do ópio. Diminui o ritmo das células nervosas que controlam a dor, a respiração, os batimentos cardíacos e a vigília. O que o usuário quer... Sensação rápida de prazer, seguida de bem-estar e sonolência. O que acontece Relaxamento e torpor. Diminuição da respiração e batimentos cardíacos. Contração das pupilas. Queda da pressão, deixando a pele fria e azulada. A paralisia do sistema digestivo dá a sensação constante de estômago cheio e empachamento. Danos a longo prazo Provoca dependência rapidamente. As crises de abstinência são iguais às do ópio, mas em grau maior. O uso constante dificulta o aprendizado e prejudica a memória. Pode causar hepatite, câncer e problemas mentais ou mesmo levar ao suicídio.

25 CRACK

26 O crack é uma droga ilegal derivada da planta de coca, é feita do que sobra do refinamento da cocaína ou da pasta não refinada misturada ao bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato de sódio faz com que a mistura tenha um baixo ponto de fusão (passagem de sólido para líquido) e ebulição (uma forma de passagem de líquido para gasoso) tornando possível a queima da droga com o auxilio de cinza de cigarro ou cigarro de maconha que é colocada no cachimbo junto com o crack.

27 EFEITOS DO CRACK ELE TEM OS MESMOS EFEITOS DA COCAÍNA, MAS POR SER MAIS CONCENTRADO E POR TER CONTATO MAIS RÁPIDO AO CÉREBRO, SEU EFEITO É MAIS RÁPIDO E TAMBÉM MAIS FORTE.

28 ECSTASY E LSD São substâncias psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena.

29 FORMAS DE USO É consumido injetado, inalado, e por via oral. Apresenta-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó. Em longo prazo podem ocorrer alguns efeitos tais como lesões celulares irreversíveis, depressão, paranóia, alucinação, despersonalização, ataques de pânico, perda do autocontrole, impulsividade, dificuldade de memória e de tomar decisões.

30

31 EFEITOS Os efeitos físicos são ataques cardíacos, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldade em caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares. ocasiona sensação de intimidade e de proximidade com outras pessoas, aumento da comunicação, da sensualidade, euforia, despreocupação, autoconfiança e perda da noção de espaço.

32 COLA DE SAPATEIRO (LOLÓ) E OUTROS INALANTES

33 EFEITO DOS INALANTES A famosa cola de sapateiro, dos meninos de rua. Produz sensação de euforia e excitação, pertubaçãoes auditivas, visuais e até alucinações. A aspiração repetida do solvente pode resultar na destruição de neurônios, provocando perda de reflexos, dificuldade de concentração e déficit de memória.

34 A maioria dos inalantes deprime o sistema nervoso central (SNC) com efeitos agudos muito semelhantes aos do álcool. Na verdade, muitos usuários de inalantes usam simultaneamente outras drogas, especialmente o álcool. Os efeitos sedativos combinados aos do álcool podem causar morte súbita.

35 OXI A NOVIDADE DESTRUIDORA uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem é a mais nova e devastadora droga Ela é mais mortal e viciante do que o temível crack.

36

37


Carregar ppt "DROGAS ILÍCITAS Ética e Cidadania. HÁ TEMPOS (Legião Urbana) Parece cocaína mas é só tristeza (...) Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. (...)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google