A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Nilson Rosa de Faria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Nilson Rosa de Faria"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Nilson Rosa de Faria
PROJETO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof. Nilson Rosa de Faria

2 ROJETO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
o processo de transformação é dirigido através de um processo gerencial, ou seja, de um processo decisório. Este processo decisório diz respeito a três tipos de decisões:>>>

3 Decisões estratégicas: são aquelas que estão voltadas ao relacionamento entre a empresa e o meio ambiente. Decisões administrativas: são aquelas que estão relacionadas com a forma e com a estrutura da empresa, ou seja, com a organização propriamente dita. Decisões operacionais: são aquelas que estabelecem os níveis operacionais da empresa, ou seja, são as decisões associadas ao processo de trans-formação.

4 A integração destes três tipos de decisões pode ser feita através de uma postura estratégica por parte da empresa, isto é, partindo-se do ponto de vista de que as decisões estratégicas são fundamentais para explicar o desempenho da empresa a longo prazo.

5 Isto é assim porque as decisões estratégicas, ao contrário das decisões táticas, não são facilmente reversíveis, porquanto uma empresa que possua o melhor controle operacional e/ou a melhor organização pode não ser rentável, se não estiver atuando com os componentes certos de produtos e mercados.

6 A conclusão é que os administradores deveriam dedicar grande atenção ao problema das decisões estratégicas, uma vez que as mesmas são vitais para garantir um posicionamento adequado para a empresa em termos econômicos. Este não é, normalmente, o caso: os administradores tendem a dedicar uma grande parte de seu tempo às questões operacionais, em detrimento das decisões administrativas e das decisões estratégicas.

7 Uma razão para que assim seja é o fato de que os três tipos de decisões competem entre si pelo tempo limitado dos administradores, o que faz com que as decisões operacionais (que são de importância mais imediata para o desempenho da empresa, mais freqüentes e de maior volume) recebam prioridade.

8 Uma conseqüência importante deste comportamento no processo decisó­rio é que as empresas tendem a apresentar respostas defasadas às mudanças que ocorrem no meio ambiente. Isto será tanto mais verdadeiro quanto mais seqüencial for o processo decisório em termos de decisões operacionais, administrativas e estratégicas.

9 Assim, não é incomum constatar que uma queda na geração de lucros seja diagnosticada como um problema de ineficiência operacional, Caso tais medidas não produzam os resultados esperados, então o problema é diagnosticado como sendo de ordem administrativa e são executadas as célebres reestruturações administrativas. Finalmente, caso estas reestruturações administrativas não funcionem, o problema é encarado como sendo estratégico, ou seja, decorrente de mudanças no meio ambiente.

10 a empresa deve evitar perceber as mudanças no meio ambiente de modo indireto, ou seja, os administradores devem adotar uma postura estratégica, que se consubstancie numa análise contínua do meio ambiente, sendo que esta atenção será particularmente importante na hora de investir.

11 A atividade de planejar pode ser executada segundo três diretrizes distin­tas:
Satisfação Otimização adaptação.

12 Elementos para definição do vetor de crescimento.
Produto Missão PRESENTE NOVO PENETRAÇÃO NO MERCADO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DIVERSIFICAÇÃO

13 O outro fator relacionado com o negócio da empresa e seu encadeamento é a vantagem competitiva que a mesma possui. A vantagem competitiva diz respeito às características da empresa que lhe dão condições especiais de competição (em termos de custos ou de outros fatores quaisquer) em determinados binômios de produtos e mercados.

14 Distribuição porcentual dos custos de investimento.
PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO ITEM TOTAL Estudos de viabilidade 0,3% a 1% Engenharia e imprevistos 8% 12% Supervisão e gastos gerais da construção 9% Construção da fábrica (Mão-de-obra inclusa) - Preparação e estruturas do terreno 20% Equipamento e instalação 45% 52% Gastos pré-operacionais e inicio de operação 3% 7% Juros durante a construção 4% 6% Capital de giro 5% 13%

15 Os gastos em elaboração e análise em função do risco.
ALABORAÇÃO E ANALISE DE VIABILIDADE CUSTO VARIAVEL DE COLETA E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES, ASSESSORIA EXTERNA ETC. CUSTO FIXO DE ASSESSORIA RISCO

16 Região de custo mínimo $ CUSTO DE INEXATIDÃO
CUSTO TOTAL $ CUSTO DE INEXATIDÃO GASTO EM ELABORAÇÃO E ANALISE DE VIABILIDADE IMPRECISÃO REGIÃO DE ÓTIMO Região de custo mínimo

17 gastos acumulado em elaboração e analise em função do tempo
GASTO ACUMULADO EM ELABORAÇÃO E ANALISE PROJETO FINAL IDÉIA INICIAL CUSTO FIXO DE ASSESSORIA (DIAGNOSTICO) PRÉ-VIABILIDADE VIABILIDADE TEMPO gastos acumulado em elaboração e analise em função do tempo


Carregar ppt "Prof. Nilson Rosa de Faria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google