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Arte TÓPICOS INTERDISCIPLINARES www.nilson.pro. br 11/09/2013www.nilson.pro.br.

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1 Arte TÓPICOS INTERDISCIPLINARES br 11/09/2013www.nilson.pro.br

2 TEMAS TRANSVERSAIS ARTE, CULTURA E FILOSOFIA TEMAS TRANSVERSAIS ARTE, CULTURA E FILOSOFIA 11/09/2013www.nilson.pro.br 2AULA 2

3 Refletir de forma argumentativa os temas relacionados ao componente de Formação Geral, ligados aos temas arte, cultura e filosofia, considerando a sua formação como um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive; e que, evidencie a sua compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea. OBJETIVOS DO NOSSO ENCONTRO 4 11/09/2013www.nilson.pro.br

4 Por que é preciso entender um pouco de arte, cultura e filosofia? 5 CULTURA = ajuda a entender os comportamento s sociais FILOSOFIA = contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo ARTE = mostra ideias e situações através ponto de vista do artista 11/09/2013www.nilson.pro.br

5 CULTURA É toda forma de intervenção humana na natureza. Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades; Criação exclusiva dos seres humanos; Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade. 11/09/2013www.nilson.pro.br 5AULA 2

6 CULTURA A cultura se desenvolveu da possibilidade da comunicação oral e de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o aparato biológico humano. Então, que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura. A cultura é coisa nossa! 11/09/2013www.nilson.pro.br 6AULA 2

7 O conceito de cultura e o conceito de humanidade Uma vez parte da estrutura humana, a cultura define a vida, e o faz não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível. 6 Dancers and Flutists 11/09/2013www.nilson.pro.br

8 A cultura, portanto, constitui a utilidade, serve de lente através da qual o homem vê o mundo e interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas. Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo. Diversidade_cultural.jpg 11/09/2013www.nilson.pro.br 8AULA 2

9 Vale a pena saber não só para o Enade: Diversidade cultural -são as diferenças culturais entre as pessoas, como a linguagem, vestimenta e tradições, bem como a forma como sociedades organizam-se, a sua concepção da moral e da religião, a forma como eles interagem com o ambiente, etc. Negar a diversidade cultural humana (como se uma só cor fosse preferível ao arco-íris) foi o que levou, entre outros, aos crimes, massacres e extermínios que a conjugação dessa atitude ilegítima, com ambições econômicas, provocou ao longo da História. 11/09/2013www.nilson.pro.br 9AULA 2

10 Relativismo cultural É uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. 11/09/2013www.nilson.pro.br 10AULA 2

11 Universalismo ou relativismo cultural? Os universalistas argumentam que é possível identificar traços comuns em qualquer sociedade, como, por exemplo, a valorização da dignidade da pessoa humana e a proteção contra opressão ou arbítrio. Nessa esteira, afirma-se a idéia de um núcleo mínimo de direitos os quais merecem a salvaguarda em nível global. 11/09/2013www.nilson.pro.br 11AULA 2

12 Contra a crítica da imposição da cultura ocidental aos demais povos, como expressão imperialista, os universalistas reagem à postura relativista afirmando que vários Estados promovem graves e generalizadas violações aos direitos humanos, sob a justificativa da manutenção da identidade cultural. 11/09/2013www.nilson.pro.br 12AULA 2

13 UM NOVO PARADIGMA: O MULTICULTURALISMO Para Boaventura de Sousa Santos, em ambas as concepções (universalistas e relativistas) o conceito de dignidade humana está incompleto, uma vez que a noção esta atrelada a cada uma das pré-compreensões culturais. Assim, torna-se impossível estender à universalidade, noções de direitos humanos sem considerar a diversidade conceitual oriunda da multiplicidade cultural existente. É preciso criar um novo paradigma comunicativo que propicie uma mediação e conciliação dos valores de cada cultura. Nos dizeres do autor: um diálogo intercultural. 11/09/2013www.nilson.pro.br 13AULA 2

14 ARTE Desde que o mundo é mundo o ser humano constrói seus próprios objetos, suas coisas. pintura+rupestre-animais.jpg 11/09/2013www.nilson.pro.br 14AULA 2

15 A arte é uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras. Arte rupestre 11/09/2013www.nilson.pro.br 15AULA 2

16 Em algum momento já sentimos o efeito de uma obra de arte sobre nós, que pode ser: Admiração. Estranheza. Encanto. Repúdio. Prazer. Contemplação. Bem-estar. Van_Gogh2.jpg 11/09/2013www.nilson.pro.br 16AULA 2

17 Mulher com sombrinha (1875), é uma das mais famosas obras do pintor francês impressionista Claude Monet. O que mais nos encanta neste quadro não são as jovens retratadas, mas o modo sutil pelo qual a luz e a brisa conservam-se na tela como que para sempre aos nossos olhos. 11/09/2013www.nilson.pro.br 17AULA 2

18 A arte também manifesta fatos, acontecimentos, expressa ideias e, nesse sentido, possui também a função formativa, ou seja, educativa. O livro OS SERTÕES, escrito por Euclides da Cunha, conta a história da Guerra de Canudos, uma revolta ocorrida no interior da Bahia, entre 1896 e 1897, liderada por Antonio Conselheiro. 11/09/2013www.nilson.pro.br 18AULA 2

19 VAMOS FAZER UMA RÁPIDA VIAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA ARTE 11/09/2013www.nilson.pro.br 19AULA 2

20 ARTE PRÉ-HISTÓRICA 11/09/2013www.nilson.pro.br 20AULA 2

21 IDADE ANTIGA 11/09/2013www.nilson.pro.br 21AULA 2

22 ARTE EGÍPCIA 0c06e7281e79bdd38d0b2b9502d399fb.jpg profjosianetalaricoartes.blo gspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 22AULA 2

23 ARTE GREGA 11/09/2013www.nilson.pro.br 23AULA 2

24 ARTE ROMANA gutoarqdesigner.blogspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 24AULA 2

25 ARTE ISLÂMICA historianet.com.br wrlavagemaseco.com.br 11/09/2013www.nilson.pro.br 25AULA 2

26 IDADE MÉDIA 11/09/2013www.nilson.pro.br 26AULA 2

27 ARTE ROMÂNICA Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, começa o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A visão de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados. 11/09/2013www.nilson.pro.br 27AULA 2

28 professor-josimar.blogspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 28AULA 2

29 ARTE GÓTICA A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV. Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. As catedrais góticas mais conhecidas são: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres. 11/09/2013www.nilson.pro.br 29AULA 2

30 Catedral Notre Dame de Chartres Catedral Duomo - Milão 11/09/2013www.nilson.pro.br 30AULA 2

31 IDADE MODERNA 11/09/2013www.nilson.pro.br 31AULA 2

32 RENASCIMENTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do Iníciom (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. Características gerais: Racionalidade Dignidade do Ser Humano Rigor Científico Ideal Humanista Reutilização das artes greco-romana 11/09/2013www.nilson.pro.br 32AULA 2

33 mises.org.br melzamelo.blogspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 33AULA 2

34 BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria. 11/09/2013www.nilson.pro.br 34AULA 2

35 adrianavivarte.blogspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 35AULA 2

36 IDADE CONTEMPORÂNEA 11/09/2013www.nilson.pro.br 36AULA 2

37 NEOCLASSICISMO Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos vivercidades.org.br thaa2.wordpress.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 37AULA 2

38 ROMANTISMO O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Iníciom e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Características gerais: a valorização dos sentimentos e da imaginação; o nacionalismo; a valorização da natureza como princípios da criação artística; e os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 11/09/2013www.nilson.pro.br 38AULA 2

39 2anoemotiva.blogspot.commovimentoeartnouveau.blogspot.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 39AULA 2

40 A canção do africano Lá na úmida senzala, Sentado na estreita sala, Junto ao braseiro, no chão, Entoa o escravo o seu canto, E ao cantar correm-lhe em pranto Saudades do seu torrão... De um lado, uma negra escrava Os olhos no filho crava, Que tem no colo a embalar... E à meia voz lá responde Ao canto, e o filhinho esconde, Talvez pra não o escutar! "Minha terra é lá bem longe, Das bandas de onde o sol vem; Esta terra é mais bonita, Mas à outra eu quero bem! "0 sol faz lá tudo em fogo, Faz em brasa toda a areia; Ninguém sabe como é belo Ver de tarde a papa-ceia! Aquelas terras tão grandes, Tão compridas como o mar, Com suas poucas palmeiras Dão vontade de pensar... "Lá todos vivem felizes, Todos dançam no terreiro; A gente lá não se vende Como aqui, só por dinheiro". O escravo calou a fala, Porque na úmida sala O fogo estava a apagar; E a escrava acabou seu canto, Pra não acordar com o pranto O seu filhinho a sonhar! O escravo então foi deitar-se, Pois tinha de levantar-se Bem antes do sol nascer, E se tardasse, coitado, Teria de ser surrado, Pois bastava escravo ser. E a cativa desgraçada Deita seu filho, calada, E põe-se triste a beijá-lo, Talvez temendo que o dono Não viesse, em meio do sono, De seus braços arrancá-lo! A Canção do Africano – Castro Alves 11/09/2013www.nilson.pro.br 40AULA 2

41 REALISMO Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O Iníciom europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. São características gerais: o cientificismo a valorização do objeto o sóbrio e o minucioso a expressão da realidade e dos aspectos descritivos 11/09/2013www.nilson.pro.br 41AULA 2

42 Gustave Coubert. Moças á margem do Sena. 11/09/2013www.nilson.pro.br 42AULA 2

43 IMPRESSIONISMO Principais características da pintura: A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica. 11/09/2013www.nilson.pro.br 43AULA 2

44 Claude Monet in: aterramediadeclaudia.blogspot.com raqueltaraborelli.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 44AULA 2

45 EXPRESSIONISMO O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e Principais características: pesquisa no domínio psicológico; cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio 11/09/2013www.nilson.pro.br 45AULA 2

46 artecomocultura.blogspot.com Van Gogh Munch. O grito 11/09/2013www.nilson.pro.br 46AULA 2

47 CUBISMO Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Ele dizia: Mudo a água em vinho, o mundo em pintura. E era verdade. Em suas telas, a árvore da paisagem ou a fruta da natureza morte não eram a árvore e a fruta que conhecemos – eram pintura. Preservavam- se as referências exteriores que as identificavam como árvore ou fruta, adquiriam outra substância: eram seres do mundo pictórico e não do mundo natural. Por isso, é correto dizer que Cézanne pintava numa zona limite, na fronteira da natureza e da arte. 11/09/2013www.nilson.pro.br 47AULA 2

48 Cèsane em: portalsaofrancisco.com.br Pablo Picasso em: kersaber.com 11/09/2013www.nilson.pro.br 48AULA 2

49 11/09/2013www.nilson.pro.br 49AULA 2

50 A Filosofia possui data e local de nascimento: final do séc. VII e início do séc VI a.C. nas colônias gregas da Ásia menor na cidade de Mileto – o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Surge pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo – explicação racional. 11/09/2013www.nilson.pro.br 50AULA 2

51 Filosofia Explicação racional: coerente, justificada, por argumentos (lógicos e não contraditórios) – formando PENSAMENTOS, IDÉIAS E CONCEITOS. Atividade filosófica ou Proposta da filosofia: formação do Pensamento – crítico, justificado, sistemático. Como? QUESTIONANDO. 11/09/2013www.nilson.pro.br 51AULA 2

52 Razões para filosofar Luiz Sayão elenca três razões que dão importância ao ato de filosofar: 1.detectarmos o nosso próprio sistema de valores; 2.adquirimos capacidade crítica para filtrar o que nos é apresentado; 3.entendermos nossa época, as tendências da sociedade e interpretar o mundo. 11/09/2013www.nilson.pro.br 52AULA 2

53 Por hoje é só. A partir dos conceitos que trabalhamos procure resolver algumas questões das provas do ENADE. Até o próximo encontro! 11/09/2013www.nilson.pro.br 53AULA 2


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