// Definições // tamanho máximo de palavra a ser utilizado #define MAX_STRING 50 // espaço de nomes (saída e entrada padrão) using namespace std; //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { //trecho do programa return o; } Comentários gerais e identificação Bibliotecas de apoio Definições (em geral usadas em arquivo a ser incluído) Espaço de nomes Retorno nome argumentos programa principal Identificação início corpo final"> // Definições // tamanho máximo de palavra a ser utilizado #define MAX_STRING 50 // espaço de nomes (saída e entrada padrão) using namespace std; //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { //trecho do programa return o; } Comentários gerais e identificação Bibliotecas de apoio Definições (em geral usadas em arquivo a ser incluído) Espaço de nomes Retorno nome argumentos programa principal Identificação início corpo final">

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Revisão /*======================================================*/

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Apresentação em tema: "Revisão /*======================================================*/"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão /*======================================================*/
// Nome: forca.cpp // Autor: Sandro Rigo // Data de criação: 01/08/2004 // Descrição: Implementação simplificada do Jogo da Forca // em ambiente console // Bibliotecas #include "stdafx.h" #include <iostream> // Definições // tamanho máximo de palavra a ser utilizado #define MAX_STRING 50 // espaço de nomes (saída e entrada padrão) using namespace std; //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { //trecho do programa return o; }

2 Revisão Comentários gerais Bibliotecas de apoio e identificação
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // Autor: Sandro Rigo // Data de criação: 01/08/2004 // Descrição: Implementação simplificada do Jogo da Forca // em ambiente console // Bibliotecas #include "stdafx.h" #include <iostream> // Definições // tamanho máximo de palavra a ser utilizado #define MAX_STRING 50 // espaço de nomes (saída e entrada padrão) using namespace std; //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { //trecho do programa return o; } Comentários gerais e identificação Bibliotecas de apoio Definições (em geral usadas em arquivo a ser incluído) Espaço de nomes Retorno nome argumentos programa principal Identificação início corpo final

3 Revisão /*======================================================*/
// Nome: forca.cpp // Autor: Sandro Rigo // Data de criação: 01/08/2004 // Descrição: Implementação simplificada do Jogo da Forca // em ambiente console // Data da última alteração: 02/08/2004 //Descrição da alteração: inclusão de biblioteca para interface texto e // modificação dos trechos de entrada e saída de dados // Bibliotecas #include "stdafx.h" #include "console.h" #include <iostream> // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_letras; return o; }

4 Revisão /*======================================================*/
// Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; }

5 Revisão /*======================================================*/
// Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; }

6 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”

7 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”

8 Detalhamento: Memória: Endereço| Conteúdo
| a | d | i | v | n E | h | e | | //declaração char palavra[MAX_STYRING]; ..... //atribuição cin>>palavra; 0 => fim de string Tabela de símbolos símbolo início palavra Código ASCII: símbolo decimal hexadecimal Código ASCII: relaciona um conjunto de símbolos a valores numéricos, utilizados para o armazenamento e transmissão destes símbolos em meio digital (memória, arquivos)

9 Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
Exemplo: char letra = 35; cout <<letra; # resultado na tela:

10 Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
char palavra[30] ={201, 205, 205, 187, 13, 10,200, 205, 205, 188 }; cout <<letra; resultado na tela:

11 Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
char palavra[100] = { 32, 32, 32, 32, 32, 32, 13, 10, 32, 32, 201, 205, 187, 32, 13, 10, 32, 32, 186, 32, 32, 32, 13, 10, 205, 205, 202, 205, 205, 32, 13, 10}; cout <<letra; resultado na tela:

12 Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
char palavra[100] = { 32, 32, 32, 32, 32, 32, 13, 10, 32, 32, 201, 205, 187, 32, 13, 10, 32, 32, 186, 32, 32, 32, 13, 10, 205, 205, 202, 205, 205, 32, 13, 10}; cout <<letra; resultado na tela:

13 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”

14 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe”

15 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe” nro_de_letras 8
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe” nro_de_letras 8

16 Revisão Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe” nro_de_letras 8
/*======================================================*/ // Nome: forca.cpp // // Bibliotecas // Definições // espaço de nomes (saída e entrada padrão) //início do programa principal int main(int argc, char* argv[]) { int nro_de_letras; char letra; char palavra[MAX_STRING ]; cout<<“Digite uma palavra:”; cin>>palavra; cout <<endl<<“Palavra digitada: “<<palavra; nro_de_letras = strlen(palavra); cout <<endl<<“Número de letras: “<<nro_de_letras; return o; } Memória: variável conteúdo palavra “adivinhe” nro_de_letras 8


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