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51 – 804-3434.

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Apresentação em tema: "51 – 804-3434."— Transcrição da apresentação:

1 51 –

2 Administrador e pós-graduado em marketing. Mestre em Gestão de Negócios pela UCES- Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (Argentina). Professor universitário da faculdades Cesuca e Unifin; Coordenador de pós-graduação em negócios da Faculdade Cesuca/ RS. Ex secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha (2007 e 2008). Secretário de Planejamento e Gestão de Cachoeirinha/ RS. Diretor da Doutor Empresa Consultoria em negócios. Escritor. Colunista do Jornal Diário de Cachoeirinha e da revista Matéria Prima.

3 2007

4 Feira do Livro de POA Feira do Livro de Cachoeirinha CESUCA Feira do Livro de Tramandaí UNIFIN 2008

5 Planejamento Estratégico Pessoal com o uso do Balanced Scorecard

6

7 7 O NOVO MARKETING O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar valor para os clientes e para administrar o relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse. AMA (2004)

8 8 MARKETING 3.0 Marketing 3.0, que faz uma mistura entre marketing e responsabilidade social. O novo livro mistura marketing com responsabilidade social, complicada combinação que segundo o autor, traz uma mensagem simples: Num mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços. Segundo Kotler, abraçar causas sociais será uma condição necessária ao sucesso. A Revista Exame explica que o Marketing 1.0, foi focado no desenvolvimento de produtos funcionais de massa. A versão 2.0, foi centrada em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados. No estágio 3.0 é preciso reconhecer que o consumidor também aspira uma sociedade melhor.

9 Kotler (2000) diz que o marketing interno deve preceder o marketing externo. Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo.

10 empreendedorismo Endomarketing é uma atividade do marketing, batizada na década de 90 por Saul Bekin. Endo, originário do grego, significa posição ou ação no interior, ou seja, movimento para dentro. Endomarketing é, portanto, um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores).

11 O objetivo do Endomarketing consiste em atrair e reter o cliente interno – os funcionários – com a função de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos. Saul Bekin

12 O principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua. (BRUM, 1998).

13 De acordo com Bekin (2004,), endomarketing consiste em ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações em empresas focadas no lucro (...), observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.

14 ORGANOGRAMA MODERNO Diretoria Marketing FinanceiroProduçãoComercialRH Outros O marketing deixa de ser então um departamento isolado na empresa e passa a ter uma função de assessoria a todos os departamentos, orientando-os para as nuances e oportunidades de mercado. Kotler – Marketing para o século XXI ASSESSORIA DE MARKETING COMO APOIO AS RELAÇÕES HUMANAS...

15 Ideologia Empresarial 1.Qual a nossa VISÃO empresarial para os próximos 5 anos para esse empreendimento? 2.Qual a nossa MISSÃO empresarial capaz de sustentar o atingimento de nossa visão de futuro? 3.Quais os VALORES, CRENÇAS E PRINCÍPIOS nossa equipe deve seguir para dar suporte a nossa missão e favorecer o atingimento de nossa visão? O ENDOMARKETING COMO FACILITADOR DA IDEOLOGIA EMPRESARIAL...

16 Processos Internos Aprendizado e Crescimento Modernização de gestão e integração das políticas públicas Participação popular e humanização da cidade Desenvolvimento econômico sustentável e emancipação social Sociedade Responsabilidade Financeira Oportunizar turismo Estabelecer relações políticas contínuas e efetivas com demais municípios Planejar e controlar o crescimento urbano Planejar e controlar o crescimento urbano Promover ações de geração de trabalho e renda Promover educação de qualidade Promover educação de qualidade Articular políticas com o Estado e a União Garantir mecanismos eficientes e eficazes de controle interno Promover e ampliar prevenção e atendimento em saúde Promover emancipação da família em vulnerabilidade social Garantir comunicação eficiente com a sociedade otimizando a transparência Garantir excelência no atendimento (eficiência e eficácia) Promover o ingresso e manutenção de empresas no município Gerir pessoas por meritocracia Garantir formação continuada Promover um bom ambiente de trabalho Melhorar a disseminação das informações Buscar soluções para tecnologia da informação Ter infra-estrutura moderna, adequada e funcional Garantir responsabilidade econômica Garantir responsabilidade econômica Otimizar gastos públicos Otimizar gastos públicos Envolver iniciativa privada nas políticas públicas Promover a gestão ambiental Realizar planejamento com ênfase na viabilidade Aprimorar o sistema de fiscalização de tributos e arrecadação Integrar as ações das secretarias em ações de governo com eficácia BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA Responsabilidade Transparência Eficiência Agilidade Seriedade Competência Eficácia Ética Segurança Pública CulturaSaúdeInfra-estrutura Meio Ambiente MobilidadeEducaçãoLazer Assistência Social HabitaçãoDesportoTrabalho/ Emprego Ser referência de excelência em gestão pública Ser referência de excelência em gestão pública Promover Qualidade de vida na cidade Promover Qualidade de vida na cidade Prover ferramentas de promoção de segurança pública ARTICULAÇÃO EXTERNA PARA DESENVOLVIMENTO Fomentar participação da sociedade para atuação decisiva nas discussões de âmbito municipal Maximizar receitas Otimizar Captação de recursos EFICIÊNCIA DAS PESSOAS GESTÃO INTERNA GESTÃO DE RECURSOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INFRA-ESTRUTURA Promover desporto e lazer de qualidade Promover cultura de qualidade _______________________Princípios da AGENDA 21 ______________________

17 Para uma empresa ter sucesso é preciso investir em recrutamento e seleção de pessoas excepcionais. Algumas poucas pessoas excepcionais fazem a grande diferença em uma organização Prof. Vicente Falconi Livro: O verdadeiro Poder (2009).

18 STAKEHOLDERS Foco nas Finanças Foco nos Clientes Foco nos Colaboradores Foco na Sociedade Vicente Falconi (O verdadeiro Poder – 2009)

19 Turnover de pessoal equivale a um vazamento de conhecimento na empresa Vicente Falconi (O verdadeiro Poder – 2009) FOCO NOS COLABORADORES...

20 As premissas fundamentais do Endomarketing Resultados com finalidade: A motivação é um meio par atingir resultados. O endomarketing tem a finalidade de fazer com que as pessoas produzam melhor e se realizem profissionalmente. Construção cultural: As organizações desenvolvem culturas próprias. A cultura organizacional é análoga a uma espinha dorsal dos programas de Endomarketing. Ética: Para atingir os resultados esperados pela empresa os meios são extremamente importantes. Tendo em vista que a prática do Endomarketing e suas técnicas de comunicação interna podem suprimir conflitos, desviar atenção de questões importantes, minimizar o impacto negativo de pontos delicados, dentre outras situações, cabe a organização que conduz este processo grande responsabilidade por suas ações, não apenas com seu público interno, mas também com toda sociedade.

21 As premissas fundamentais do Endomarketing Multidisciplinaridade e Interfuncionalidade: Não é possível caracterizar estratégias de Endomarketing que gerem resultados apenas a partir de uma única visão conceitual, mas sim conciliando diferentes áreas de conhecimento como Administração, Psicologia, Sociologia, e também, Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo e Produção Editorial)... Informação como insumo: O principal objeto de trabalho do Endomarketing não são informações. Contudo, a comunicação interna deve garantir o fluxo eficaz de informações e estabelecer a correlação entre elas com o objetivo de gerar conhecimento, tendo em vista que este é o subsídio principal para o processo de tomada de decisão. É nas decisões ponderadas e alinhadas à orientação estratégica da empresa, que reside seu sucesso.

22 As premissas fundamentais do Endomarketing Interatividade: Endomarketing é uma ferramenta gerencial e não há como prescindir da interação dos colaboradores com os programas de Endomarketing implementados, até porque sua avaliação e feedback são imprescindíveis à eficácia dos mesmos. Adaptabilidade: Em uma ótica evolucionista, estabelecer um processo consistente de gestão de endomarketing é fundamental para garantir que a empresa adapte-se facilmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo permanentemente seus resultados. Em uma realidade competitiva em que a única certeza é a mudança, é uma obviedade afirmar que é preciso estar preparado para mudar de rumo rapidamente, aprendendo e inovando melhor e mais rápido que a concorrência, como forma de sobreviver às alterações do cenário. Nesse sentido, o marketing interno continuado e estratégico garante uma melhor navegação da empresa por mares revoltos, ou seja, é uma ferramenta importante à gestão de mudanças.

23 Os quatro Ps (price, place, product e promotion) do marketing concebidos por Jerome McCarthy e amplamente difundidos por Philip Kotler, fazem com que a empresa crie um sistema de comunicação interno e externo, um sistema de preço, de distribuição e um produto, todos afinados com o mercado segmentado, para assim facilitar as vendas.

24 A empresa como produto ofertado ao colaborador constituído de fatores objetivos, e subjetivos, indutores da motivação. IMAGEM DA MARCA Ferramentas: concurso a melhor empresa para se trabalhar, imagem externa e interna...

25 O place é o espaço onde ocorre as relações de trabalho, podendo ser tangível e intangível: Tangível: refere-se basicamente às instalações físicas da empresa e seus atributos, tais como ergonomia, estética, funcionalidade, equipamentos, recursos materiais, segurança, e afins. Intangível: reúne todos os aspectos pertinentes ao clima organizacional, ou seja, as qualidades do ambiente interno, percebidas pelos membros da organização que influenciam seu comportamento. Ferramentas: pesquisa de clima organizacional, pesquisas de diagnóstico (SWOT);

26 É a remuneração que o colaborador recebe da empresa e as perspectivas de crescimento. TENDÊNCIA: Remuneração variável Ferramentas: pesquisa de cargos e salários, plano de carreira... PRICE

27 27 A TEORIA DE MASLOW REALIZAÇÃO STATUS AFETO SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

28 É o sistema de comunicação da empresa utiliza, promovendo a integração entre: organização – colaboradores - Staff Ferramentas: Intranet; Internet; Jornal interno; Data base; Desenvolvimento de habilidades, (empreendedorismo, liderança, ambientação, melhoria de procedimentos...); Feedback; Muitas outras...

29 A comunicação é uma importante ferramenta para o desempenho de qualquer organização, além de ser uma prática quotidiana nas relações, seja ela entre empresa e mercado, e entre empresa e seus clientes, internos e externos. Perez e Bairon (2002) determinam que a palavra comunicação deriva do latim communis que trás a idéia de comunhão, ou seja, participar em comum, compartilhar. Não existe endomarketing sem comunicação, já que sua base é a informação. A informação passa a ser trabalhada com o intuito de prover os funcionários para a realização de um bom trabalho. A informação passa a ser uma estratégia de motivação e aproximação entre empresas e funcionários. A nova concepção de que os funcionários querem ser tratados com respeito e dignidade sendo parte integrante do negócio da empresa é fator fundamental para que as empresas, de qualquer porte, adotem o endomarketing como uma ferramenta de comunicação contínua e integrada. (...) a informação dá à pessoa a possibilidade de melhorar seu desempenho no trabalho, diminuir níveis de insegurança e, principalmente, estreitar sua relação com os programas e projetos da empresa. (BRUM, 2005)

30 Grönroos (1995) enfatiza: (...) gerentes, pessoas de contato e as de suporte necessitam de informações para que sejam capazes de realizar suas tarefas como líderes e gerentes e como prestadores de serviços a clientes internos e externos. Necessitam de informações sobre suas rotinas de trabalho, características das mercadorias e dos serviços, das promessas feitas aos clientes pelas campanhas publicitárias e pelo pessoal de vendas, e assim por diante. Também necessitam comunicar suas necessidades e exigências, suas visões de como melhorar seu próprio desempenho e suas descobertas sobre o que os clientes desejam. ),

31 Brum (1998) cita quatro fatores como RESULTADOS que podem ser obtidos de um programa de endomarketing, que são: - Postura interativa, que significa sintonia entre empresa e funcionários, com iniciativa no estabelecimento de contatos, manutenção de uma relação próxima e amigável, observação de reações e doação de atenção entre as duas partes. -Transparência, que trabalha a clareza na ação de comunicação interna através de colocações objetivas e diretas, uso de uma linguagem clara e compreensível e preocupação com a correta assimilação da mensagem.

32 -Democracia, que estimula a participação e o consenso através de compartilhamento de decisões e informações e demonstração de real interesse pela opinião das pessoas. - Foco, que orienta a empresa para resultados através de organização e planejamento de ações a partir da definição de metas a serem perseguidas, priorização de assuntos relevantes e uma ampla visão sobre os contextos interno e externo da empresa.

33 Desenvolver a cultura de valorização do cliente e a política de manutenção e aprimoramento dos recursos humanos, implantando programas que visam informar e valorizar o cliente interno, com ações contínuas e permanentes com base na cultura organizacional, delineiam as premissas básicas que devem nortear a atuação do endomarketing.

34 Endomarketing de A a Z - Como Alinhar o Pensamento das Pessoas À Estratégia da Empresa Autor: Brum, Analisa de Medeiros Editora: Integrare Categoria: Administração / Adm. de Vendas e Marketing Em "Endomarketing de A a Z", a autora trata da importância do Endomarketing na empresa em todos os seus aspectos, através da defesa de conceitos e da apresentação de exemplos e cases reais. Apoiando-se em sua vasta experiência em projetos de comunicação interna em grandes empresas, ela nos mostra, também, a importância da comunicação... SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA:

35 Endomarketing – Livro Pronto Nesta obra, o autor apresenta os resultados alcançados por uma empresa capixaba de grande porte a nível nacional, que investiu em Endomarketing, viabilizando melhorias do nível de satisfação dos empregados e ganhos de produtividade, aliados à redução de custo. SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA:

36 Endomarketing - Como Praticá-lo com Sucesso Autor: Bekin, S. F. Editora: Prentice Hall Categoria: Administração / Adm. de Vendas e Marketing Este livro apresenta o conceito criado por Saul Faingaus Bekin: o Endomarketing. Ele amplia o conceito de marketing e se integra a ele, incorporando o público interno - desde sua valorização e capacitação até o emprego positivo de suas habilidades - e criando um ambiente em que todos trabalham juntos visando à satisfação dos clientes. SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA:

37 MUITO OBRIGADO! E MUITO SUCESSO COM O ENDOMARKETING 51 –


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