A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAIS GRUPO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAIS GRUPO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAIS GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAIS MONITOR: HERBETH VIEIRA DOS SANTOS

2 GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAIS BLOCO I : A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO : O ESPAÇO A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO : O ESPAÇO

3 O PAPEL ATIVO DA GEOGRAFIA: UM MANIFESTO A riqueza da geografia como província do saber reside, justamente no fato de que podemos pensar, a um só tempo os objetos ( a materialidade ) e as ações ( a sociedade ) e os mútuos condicionamentos entretecidos com o movimento da história. As demais ciências humanas não dominam esse rico veio epistemológico.(SANTOS et. al.p.02;2001) A riqueza da geografia como província do saber reside, justamente no fato de que podemos pensar, a um só tempo os objetos ( a materialidade ) e as ações ( a sociedade ) e os mútuos condicionamentos entretecidos com o movimento da história. As demais ciências humanas não dominam esse rico veio epistemológico.(SANTOS et. al.p.02;2001)

4 POR UMA GEOGRAFIA NOVA O espaço portanto é um testemunho; ele testemunha um momento de um modo de produção pela memória do espaço construído, das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o espaço é uma forma, uma forma durável, que não se desfaz paralelamente à mudança de processos; ao contrário, alguns processos se adaptam às formas preexistentes enquanto que outros criam novas formas para se inserir dentro delas.(SANTOS, p.173; 2008) O espaço portanto é um testemunho; ele testemunha um momento de um modo de produção pela memória do espaço construído, das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o espaço é uma forma, uma forma durável, que não se desfaz paralelamente à mudança de processos; ao contrário, alguns processos se adaptam às formas preexistentes enquanto que outros criam novas formas para se inserir dentro delas.(SANTOS, p.173; 2008)

5 Jaraguá - Antigo

6 Porto de Jaraguá

7 Jaraguá - Antigo

8

9 METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO O espaço seria um conjunto de objetos e de relações que se realizam sobre estes objetos; não entre eles especificamente, mas para as quais eles servem de intermediários. Os objetos ajudam à concretizar uma série de relações. O espaço é resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediados pelos objetos, naturais e artificiais.(SANTOS, p.78; 2008) O espaço seria um conjunto de objetos e de relações que se realizam sobre estes objetos; não entre eles especificamente, mas para as quais eles servem de intermediários. Os objetos ajudam à concretizar uma série de relações. O espaço é resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediados pelos objetos, naturais e artificiais.(SANTOS, p.78; 2008)

10 Centro Antigo

11 Centro - Hoje

12 Centro Antigo

13

14 Ponta Verde - Antiga

15 Ponta Verde - Hoje

16 ESPAÇO E MÉTODO Quais são os elementos do espaço ? Quais são os elementos do espaço ? Os elementos do espaço seriam os seguintes: os homens, as firmas, as instituições, o chamado meio ecológico e as infra-estruturas.(SANTOS p.16;2008) Os elementos do espaço seriam os seguintes: os homens, as firmas, as instituições, o chamado meio ecológico e as infra-estruturas.(SANTOS p.16;2008)

17 POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ Quando me refiro à realização da economia, da sociedade, da cultura, da política, o que eu tenho são espaços adjetivados; o espaço econômico, o espaço cultural, o espaço político, o espaço social, mas o que quero entender e preciso entender, é o espaço banal. O espaço banal é o espaço de todos os alcances, de todas as determinações; o espaço banal é o espaço de todos os homens, não importam as suas diferenças; o espaço banal é o espaço de todas as instituições, não importa a sua força; o espaço banal é o espaço de todas as empresas, não importa o seu poder. (SANTOS,M. p.09. In.: Boletim Gaúcho de Geografia, nº 21. AGB-PA )

18 É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço (...). (RAFFESTIN 1993; p.143) É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço (...). (RAFFESTIN 1993; p.143)

19 CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA Para Santos, citando A. C. da Silva (1986, pp ): as categorias fundamentais do conhecimento geográfico são, entre outras, espaço, lugar, área, região, território, habitat, paisagem e população, que definem o objeto da geografia em seu relacionamento. (SANTOS 2008;p.77)


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAIS GRUPO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google