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TRADE MARKETING.

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Apresentação em tema: "TRADE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 TRADE MARKETING

2 o que significa Trade Marketing?

3 Segundo Marcelo Montandon, professor e consultor de Marketing e Vendas, significa adaptar os produtos, as políticas e as estratégias de marketing das marcas, de modo a atingir o consumidor nos pontos de venda, satisfazendo da melhor maneira possível as necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos.

4 Trade marketing, ainda é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos;

5 O conceito é mais amplo que isso, pois estabelece a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor no ponto de venda;

6 “Resumindo, o Trade busca maximizar o share”, diz Montandon.

7 Para isso, o homem de marketing que atua diretamente no Trade é exigido ao extremo

8 “O Trade exige um homem de marketing que entenda os compostos mercadológicos;

9 Se o mercado é onde tudo acontece, é preciso que este homem seja, acima de tudo, um negociador”, define Cícero Franco, Gerente do Trade Marketing de um grande atacadista;

10 O conceito Trade Marketing
Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição; Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades; Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade dos negócios;

11 Gerar demanda no ponto de venda, através de táticas que agreguem valor;
Fortalecer a marca no PDV e desenvolver relacionamento com os consumidores;

12 Competências Chaves para o Trade Marketing
Compreender o varejo como negócio; Habilidade de apresentação e trabalho em equipe; Entender as motivações dos compradores; Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;

13 Trade Marketing é um conceito que poderia ser traduzido por marketing para o negócio do varejo;

14

15 Competências Chaves para o Trade Marketing
- Capacidade de construir relacionamentos de longo prazo; Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças; - Habilidade de apresentação e trabalho em equipe;

16 - Foco no cliente e cultura de serviço;
- Compreender o varejo como negócio; Entender as motivações dos compradores; - Coordenar as atividades da empresa para atender as necessidades do varejo;

17 O conceito Trade Marketing
Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição; Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades ; Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade dos negócios;

18 Gerar demanda no ponto de venda, através de táticas que agreguem valor;

19 Competências Chaves para o Trade Marketing
Capacidade de construir relacionamentos de longo prazo; Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças; Foco no cliente e cultura de serviço;

20 Entender as motivações dos compradores;
Coordenar as atividades da empresa para atender as necessidades do varejo;

21 Os pilares de Trade Marketing
- Gerenciamento de Categorias - Treinamento de brigada - Gerenciamento de Espaço - Aplicação de tecnologia: EDI

22 Mais de 80% das compras são decididas dentro da loja ;

23 O setor cresceu, somente no comparativo 2005/2006, mais de 30%;

24 enquanto a economia brasileira como um todo não passou de 2,9%;

25 o setor movimentou mais de R$ 2 bilhões, somente em 2005, em plena recessão econômica;

26 “A economia nacional não ajudou muito, mas o setor de trade marketing se expandiu com a ampliação dos negócios e do crescimento da percepção dos empresários da importância em cativar o cliente no momento da compra”, afirma Sidney Porto, diretor de Planejamento e Negócios da empresa.

27 é essencial o uso do trade marketing pelas empresas que querem conquistar o consumidor;

28 Afinal, as pessoas percorrem as prateleiras com os olhos a cerca de 100km/h;

29 e conseguem perceber apenas 10% do que está exposto;

30 Geralmente, o consumidor transfere e associa o produto à loja que o comercializa e, exatamente nesse momento, é que o trabalho dos promotores de vendas com as marcas melhora a visibilidade do produto e faz a diferença”, explica.

31 - Apoios específicos para o canal
- Serviços básicos (pedidos, entregas etc) - Parceria

32 O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais especificamente no papel dos varejistas que passam a ter cada vez mais poder junto aos consumidores e junto às empresas fornecedoras.

33 È importante para o entendimento do conceito, acompanhar as mudanças que ocorreram no mercado nestes últimos anos com os participantes do processo de comercialização

34 o fabricante, que com as estratégias de segmentação e posicionamento amplia cada vez mais seu portfólio de produtos gerando uma proliferação de marcas e variedade de produtos;

35 o canal de distribuição com a crescente concentração do poder em poucas redes de varejo e com a construção da sua própria imagem e conseqüente lançamento de produtos de marca própria

36 o consumidor que começa a manter uma relação mais estreita com o varejo e que para a maioria das categorias de produtos decide a compra no ponto de venda, sendo fortemente influenciado pela disponibilidade e pela atratividade do produto no momento da compra

37 O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto de venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço e nesse momento de decisão de compra;

38 As variáveis que fazem parte do Trade Marketing Mix são:
Promoção – onde o principal objetivo é conseguir o balanceamento entre a promoção do produto no ponto de venda e as promoções gerais de preço, buscando ainda o equilíbrio com a propaganda dirigida ao consumidor final, para construir a imagem da marca e do produto

39 Vendas – desenvolvendo opções de ações de ponto de venda e de interação com o cliente que permitam concentrar as discussões de vendas na visão de longo prazo do negócio e na estratégia das empresas envolvidas;

40 Serviço – é o principal elemento de negociação e atendimento, normalmente existirão diferenças entre o que o varejista deseja e a demanda e o que o produtor pode efetivamente fornecer.

41 Produto – procurar diferenciação por meio da inovação ou de produtos dedicados ou exclusivos que ajudem o varejista a manter seu nível de competitividade e administrando o mix de produto por cliente buscando minimizar o conflito de canais

42 Preço – a concentração neste item como o principal ponto de negociação deve ser evitado, buscando ampliar o conceito para o valor dos produtos e serviços oferecidos

43 Presença de Mercado – buscar a otimização da presença no ponto de venda destinando recursos em função das necessidades demandadas por cada cliente

44 Resultados e Rentabilidade – o resultado total da empresa é obtido pela somatória dos resultados individuais, e, portanto o custo de atendimento e as margens obtidas em cada cliente devem ser apurados; devendo ainda ser estabelecido objetivo individual de margem e rentabilidade para cada cliente e não apenas de volumes de vendas

45 Os objetivos de Trade Marketing só poderão ser alcançados se houver um envolvimento completo em todas as atividades e uma integração entre as mesmas;

46 Em sua tradução literal, a expressão inglesa que dá título a esse artigo significa os esforços de marketing feitos pelos fabricantes para auxiliar seus canais de distribuição a vender produtos. Mais genericamente, significa a otimização/evolução da relação entre o fabricante e o distribuidor

47 Por outro lado, trade marketing, como uma disciplina, é o marketing através dos intermediários – dos varejos, principalmente (aquele que procura estabelecer a forma rápida e lucrativa essa passagem do produto, atendendo objetivos comuns – de ambas as partes).

48 Portanto, vendas passa a ter a autoridade para executar não só o processo da venda, como também:
A negociação dos serviços logísticos da entrega e redistribuição As ações de promoção vendas para provocar giro acelerado, incentivando maior lucratividade

49 As campanhas cooperativas para provocar demanda por seus produtos na lojas;


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