A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casemiro Meirelles Pedacinhos da sua História. Onde tudo começou... Nasceu em Portugal Nasceu em Portugal Vila Pouca de Aguiar, Trás os Montes no dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casemiro Meirelles Pedacinhos da sua História. Onde tudo começou... Nasceu em Portugal Nasceu em Portugal Vila Pouca de Aguiar, Trás os Montes no dia."— Transcrição da apresentação:

1 Casemiro Meirelles Pedacinhos da sua História

2 Onde tudo começou... Nasceu em Portugal Nasceu em Portugal Vila Pouca de Aguiar, Trás os Montes no dia 15 de março de Vila Pouca de Aguiar, Trás os Montes no dia 15 de março de 1898.

3 Trás os Montes

4 Vila Pouca de Aguiar (Trás os Montes)

5 Brasil Veio para o Brasil em 1920, sua esposa Catarina Roza e seu filho Cândido ficaram em Portugal. Veio para o Brasil em 1920, sua esposa Catarina Roza e seu filho Cândido ficaram em Portugal. No Rio de Janeiro trabalhou na Ilha Viana,desempenhou diversas profissões: motorneiro, motorista, e tudo que surgisse para trabalhar. No Rio de Janeiro trabalhou na Ilha Viana,desempenhou diversas profissões: motorneiro, motorista, e tudo que surgisse para trabalhar.

6 Rio de Janeiro

7 Família Após alguns anos de trabalho e economizando, pede que sua família venha para o Brasil. Após alguns anos de trabalho e economizando, pede que sua família venha para o Brasil. Aqui nasceram seus filhos Delmira, Nelson e Thereza. Aqui nasceram seus filhos Delmira, Nelson e Thereza.

8 Trabalho Com o suor de seu trabalho conseguiu comprar um caminhão e com muita perseverança construiu a Empresa Transportes Estrela Branca Ltda., uma frota com mais de 30 caminhões, com sede no Caju. Com o suor de seu trabalho conseguiu comprar um caminhão e com muita perseverança construiu a Empresa Transportes Estrela Branca Ltda., uma frota com mais de 30 caminhões, com sede no Caju. Empresa pioneira no transporte de tijolos dos municípios de Volta Redonda e Vargem Alegre para o município do Rio de Janeiro. Empresa pioneira no transporte de tijolos dos municípios de Volta Redonda e Vargem Alegre para o município do Rio de Janeiro.

9 Baixada Fluminense Comprou terras em1935 na Estação do Brejo, atualmente Belford Roxo. Mais tarde construiu a Olaria Estrela Branca.Alguns anos depois tornou-se sócio da Olaria Nevoeiro, também em Belford Roxo, sendo hoje no local a Bayer do Brasil. Comprou terras em1935 na Estação do Brejo, atualmente Belford Roxo. Mais tarde construiu a Olaria Estrela Branca.Alguns anos depois tornou-se sócio da Olaria Nevoeiro, também em Belford Roxo, sendo hoje no local a Bayer do Brasil.

10 Baixada Fluminense:Reserva Biológica de Tinguá e Museu de Arqueologia (Belford Roxo)

11 Contribuição à comunidade Junto com amigos construiu a Praça Expedicionário Eliaquim Batista- primeiro terminal de ônibus. Junto com amigos construiu a Praça Expedicionário Eliaquim Batista- primeiro terminal de ônibus. Doou lotes de terras onde funcionava a Casa da Criança, hoje Creche Municipal. Doou lotes de terras onde funcionava a Casa da Criança, hoje Creche Municipal. Em sua casa funcionou por vários anos a Escola Municipal Estrela Branca. Em sua casa funcionou por vários anos a Escola Municipal Estrela Branca. Em Santa Maria doou terras e ajudou na construção da Igreja Católica Em Santa Maria doou terras e ajudou na construção da Igreja Católica

12 Somando esforços para o crescimento comunitário Fez várias doações de tijolos e outros materiais de construção aos mais necessitados. Fez várias doações de tijolos e outros materiais de construção aos mais necessitados. Colocou sua frota à disposição de doentes e de pessoas que precisassem de ajuda. Colocou sua frota à disposição de doentes e de pessoas que precisassem de ajuda. Construiu com seus recursos a estrada que liga Belford Roxo ao Lote XV. Também a estrada ligando Bom Pastor e Jardim Redentor a Belford Roxo. Construiu com seus recursos a estrada que liga Belford Roxo ao Lote XV. Também a estrada ligando Bom Pastor e Jardim Redentor a Belford Roxo.

13 Lazer e festas junto a comunidade Construiu vários campos de futebol. Construiu vários campos de futebol. Na sua quadra de esportes, realizava com a comunidade jogos e torneios de futebol de salão, vôlei e basquete com equipes de outras localidades. Na sua quadra de esportes, realizava com a comunidade jogos e torneios de futebol de salão, vôlei e basquete com equipes de outras localidades. No mês de outubro realizava a Festa das Crianças com brincadeiras, doações de brinquedos, roupas e guloseimas. No mês de outubro realizava a Festa das Crianças com brincadeiras, doações de brinquedos, roupas e guloseimas.

14 Mais festas Festas de São João e São Pedro com prêmios e forró a noite toda. Festas de São João e São Pedro com prêmios e forró a noite toda. Junto com alguns comerciantes promovia os bailes carnavalescos. Junto com alguns comerciantes promovia os bailes carnavalescos. O Dia das mães era comemorado com distribuição de lanches e brindes. O Dia das mães era comemorado com distribuição de lanches e brindes.

15 Parte o homem, fica sua bela história No dia 08 de fevereiro de 1964, num sábado de carnaval, faleceu Casemiro Meirelles.

16 A gente aprende a dar valor a vida, quando as pequenas coisas que acontecem tornam-se lembranças para marcar não apenas um dia, mas para sempre. Sarah Chen

17 C.E.Casemiro Meirelles Projeto Casemiro Memórias Resumo da Biografia de Casemiro Meirelles Fonte:acervo do Colégio Imagens: internet Organização: Profª Adeilda Música:Wave – Tom Jobim CD Soft Guitar- Dario Lopes Diretora:Mª Aparecida M. Sobral Setembro/2010


Carregar ppt "Casemiro Meirelles Pedacinhos da sua História. Onde tudo começou... Nasceu em Portugal Nasceu em Portugal Vila Pouca de Aguiar, Trás os Montes no dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google